Ir ao conteúdo

Como tirar tensão negativa na retificação do trafo?

Rafael.R

Posts recomendados

Postado

Saudações!

Recentemente precisei trabalhar com tensão negativa, área que tenho pouquíssima prática em meu hobby e trabalho com eletrônica.

Gostaria de saber como sacar tensão negativa em transformadores com e sem tomada centra para depois regular com circuitos integrados ou zeners.

Grato amigos.

TRAFOTENSAtildeONEGATIVA1.jpg

Postado
Só cuide com esses exemplos de revisão desastrada. Note que ai, em dois circuitos distintos, tem diodo invertido, esse que marquei.

Pois bem, o desenho não fez sentido pra mim. O que eu percebi também é a utilização de poucos diodos. Em todos os casos parece haver retificação de 1/2 onda ou 1/4 de onda. Eu gostaria da simples onda completa para os dois casos, ou tem que ser assim mesmo como nos desenhos?

• Membro VIP
Postado

Se não necessitas da parte positiva, use dois diodos saindo de cada extremo do transformador e com os anodos unidos (a parte que não é a ponta da seta do diodo).

Ai terás retificação em onda completa e somente a parte negativa da fonte..

Ademais, se não necessitares da parte positiva, qualquer fonte se ligada ao contrário será uma fonte negativa...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...