Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Chavão

i5-3470 com clock no máximo o tempo inteiro

Recommended Posts

Olá pessoal, tudo certo?

Eu tenho o PC da assinatura abaixo e ontem eu fiz um upgrade de VGA, instalando a HD7870 da Sapphire. Acontece que para dar um confere nas especificações da placa instalei o programa GPU-Z v0.73 da TechPowerUp e no programa coloquei pra fazer um Render Test (na opção "start Render Test").

Aí começou o "problema". A janela do Render Test abriu mas não apareceu nada e percebi que a rotação da CPU Fan aumentou, ficando acima do normal quando o PC está em idle. Ao usar o programa EasyTune6, que se não me engano veio no CD da placa-mãe, o clock da CPU está fixo a 3198 MHz (que é o valor "máximo" sem usar o turbo boost).

A questão que me incomoda é que normalmente, utilizando o mesmo programa, com o PC em idle, este valor do clock da CPU permanecia a 1600 MHz, ou seja, o processador reduzia o multiplicador de clock, aumentando apenas quando necessário. E logo após o Render Test, o clock travou no máximo e não reduz de jeito nenhum.

Desculpem-me pelo longo texto, mas quis ser o mais claro possível. Alguém sabe como posso resolver essa situação?

Pode parecer bobeira, mas pensando na vida útil da CPU, este é um fato que se resolvido, pode ser importante.

Obrigado pela atenção.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi, Chavão, primeiro você podia ir no BIOS e restaurar o default (load optimized defaults). Levando em conta que as funções básicas, como portas SATA, foram feitas com o default (AHCI). Isso vai fazer com que o Turbo Boost volte a funcionar como sempre, de acordo com o load do processador. Se não retornar, desistale o GPU-Z e restaure o default de novo.

Algum desses programas de gerenciamento bagunçou o clock do seu processador. É só limpar esse bloatware todo e carregar o default.

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu pela resposta Contiusa.

Quando o problema apareceu eu restaurei o sistema para ver se voltava ao normal, porém o problema continuou, só que o GPU-Z não estava mais instalado.

Aí fiz o que você disse, restaurei o default da BIOS, mas o problema continua da mesma forma :/

Será que formatar o PC resolveria?

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Você pode ver no Painel de Controle do Windows se em Sistema e Segurança / Opções de Energia, está em "Equilibrado". Se estiver em "Alto Desempenho", retorne para "Equilibrado".

Eu não reinstalaria o Windows, só em último caso, porque alguns desses programas mexeu no clock e deve ser uma besteirinha qualquer. Você só precisa saber onde e como mudou. Se já estiver em Equilibrado, você podia tentar restaurar o sistema para uns dias atrás. Você também podia reinstalar o driver da CPU, porque pode ser que o Turbo Boost, que é um software para trabalhar com o Windows, tenha sido corrompido.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Contiusa, valeu pela resposta e desculpe pela demora. Semana passada tive muitos compromissos e nem deu tempo de tentar resolver o problema. Quando finalmente tive tempo, ao tentar restaurar novamente o sistema, não tinha nenhum ponto anterior ao dia em que o problema apareceu.

Acabei formatando o PC e aparentemente o problema resolveu, a CPU Fan está mais silenciosa em idle e agora o multiplicador de clock está reduzindo quando não há necessidade de potência máxima.

Mas mesmo assim, valeu pela atenção :)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais