Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Chavão

i5-3470 com clock no máximo o tempo inteiro

Recommended Posts

Olá pessoal, tudo certo?

Eu tenho o PC da assinatura abaixo e ontem eu fiz um upgrade de VGA, instalando a HD7870 da Sapphire. Acontece que para dar um confere nas especificações da placa instalei o programa GPU-Z v0.73 da TechPowerUp e no programa coloquei pra fazer um Render Test (na opção "start Render Test").

Aí começou o "problema". A janela do Render Test abriu mas não apareceu nada e percebi que a rotação da CPU Fan aumentou, ficando acima do normal quando o PC está em idle. Ao usar o programa EasyTune6, que se não me engano veio no CD da placa-mãe, o clock da CPU está fixo a 3198 MHz (que é o valor "máximo" sem usar o turbo boost).

A questão que me incomoda é que normalmente, utilizando o mesmo programa, com o PC em idle, este valor do clock da CPU permanecia a 1600 MHz, ou seja, o processador reduzia o multiplicador de clock, aumentando apenas quando necessário. E logo após o Render Test, o clock travou no máximo e não reduz de jeito nenhum.

Desculpem-me pelo longo texto, mas quis ser o mais claro possível. Alguém sabe como posso resolver essa situação?

Pode parecer bobeira, mas pensando na vida útil da CPU, este é um fato que se resolvido, pode ser importante.

Obrigado pela atenção.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi, Chavão, primeiro você podia ir no BIOS e restaurar o default (load optimized defaults). Levando em conta que as funções básicas, como portas SATA, foram feitas com o default (AHCI). Isso vai fazer com que o Turbo Boost volte a funcionar como sempre, de acordo com o load do processador. Se não retornar, desistale o GPU-Z e restaure o default de novo.

Algum desses programas de gerenciamento bagunçou o clock do seu processador. É só limpar esse bloatware todo e carregar o default.

***

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu pela resposta Contiusa.

Quando o problema apareceu eu restaurei o sistema para ver se voltava ao normal, porém o problema continuou, só que o GPU-Z não estava mais instalado.

Aí fiz o que você disse, restaurei o default da BIOS, mas o problema continua da mesma forma :/

Será que formatar o PC resolveria?

Obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você pode ver no Painel de Controle do Windows se em Sistema e Segurança / Opções de Energia, está em "Equilibrado". Se estiver em "Alto Desempenho", retorne para "Equilibrado".

Eu não reinstalaria o Windows, só em último caso, porque alguns desses programas mexeu no clock e deve ser uma besteirinha qualquer. Você só precisa saber onde e como mudou. Se já estiver em Equilibrado, você podia tentar restaurar o sistema para uns dias atrás. Você também podia reinstalar o driver da CPU, porque pode ser que o Turbo Boost, que é um software para trabalhar com o Windows, tenha sido corrompido.

***

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Contiusa, valeu pela resposta e desculpe pela demora. Semana passada tive muitos compromissos e nem deu tempo de tentar resolver o problema. Quando finalmente tive tempo, ao tentar restaurar novamente o sistema, não tinha nenhum ponto anterior ao dia em que o problema apareceu.

Acabei formatando o PC e aparentemente o problema resolveu, a CPU Fan está mais silenciosa em idle e agora o multiplicador de clock está reduzindo quando não há necessidade de potência máxima.

Mas mesmo assim, valeu pela atenção :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×