Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
LuizFerSam

Overclock Intel core 2 duo E8200/ Gigabyte - 945GCM-S2C

Recommended Posts

Olá pessoal queria muito a ajuda de vocês pois não estou conseguindo fazer overclock no meu processador, se for possível queria pelo menos um overclock de 3,0ghz ou 3,2ghz. Por favor pessoal me ajudem :lol:

Foto da Bios:

25935_523664711049881_1785981070_n.jpg

Informações do meu PC:

Placa-mãe: GA-945GCM-S2C (FBS 1066)

Processador:

Intel Core 2 Duo E8200 - 2.66ghz

Memória:

Avant Technology - DDR2-SDRAM PC2-5300 (333MHZ) - [DDR2-666] - 1.8V

Temperatura:

Placa-mãe: 48ºc

Processador: 49ºc (core 1 e 2 mesma temp.)

Dissipador: Box - Intel (mas meu pc fica aberto e com um ventilador sempre)

Fonte: (como não consegui tirar uma foto com boa qualidade vou escrever as informações dela)

Modelo: Blue Case - 500W - BLU 500-K ATX

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

ali onde está escrito CPU clock ratio, está em 8x aumente para 11.5x ai então o processador vai ficar a 3,0GHz , se aumentar para 12x ele fica a 3,1GHz e para ele ficar a para ficar a 3,2GHz você coloca 12.1x .

é basicamente isso: 266 x (o multiplicador) = (ao clock final)

ex: 266 x ( 12x ) = 3192 (3,1GHz)

o Vcore acho que ja está com uma valor bom para esse clock, se der tela azul quando você colocar o over ai tem que aumentar o Vcore um pouquinho.

obs: sempre monitore as temperaturas

se tiver alguma duvida é só perguntar

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Fui tentar trocar o multiplicador igual você falou mas ele não deixa passar de 8. O menor é 6 e o maior é 8. Agora na Bios o CPU Host Clock eu coloquei em Enabled e o CPU Host Frequency eu coloquei 333, fui tentar colocar em 340 ou 350 e não deu certo, deu tela azul uma vez e na outra o pc demorou para dar Boot e depois que deu voltou com as configurações sem over, o que fazer agora? :( ((obrigado pela ajuda até agora :D ))

Compartilhar este post

Link para o post

é cara a sua placa não suporta over então, não ha o que fazer nesses casos, daria para você aumentar o clock base mas não vai fazer muita diferença, e eu tb não estou vendo uma opção de muda lo.

você tentou ativar a opção O.C. FSB1333 ?q é da memoria

Compartilhar este post

Link para o post

Já sim, ai fica em 2,66ghz eu queria 3,0 ou 3,2 mas acho que minha placa não aguenta mesmo, pois até consegui chegar aos 2,70ghz e já dava tela azul ou na hora que eu ia jogar o game trava... se você souber de algo que possa fazer nessa placa para ela aceitar over você me fala aqui o/. Mas acho que nem vai ter...

Compartilhar este post

Link para o post
ali onde está escrito CPU clock ratio, está em 8x aumente para 11.5x ai então o processador vai ficar a 3,0GHz , se aumentar para 12x ele fica a 3,1GHz e para ele ficar a para ficar a 3,2GHz você coloca 12.1x .

é basicamente isso: 266 x (o multiplicador) = (ao clock final)

ex: 266 x ( 12x ) = 3192 (3,1GHz)

o Vcore acho que ja está com uma valor bom para esse clock, se der tela azul quando você colocar o over ai tem que aumentar o Vcore um pouquinho.

obs: sempre monitore as temperaturas

se tiver alguma duvida é só perguntar

Não da pra ele aumentar multiplicador além dos 8X nesse E8200... a única coisa que ele pode aumentar para aumentar a frequência do processador é o FSB...

Veja se não é as memorias que está limitando o aumento do FSB... tente baixar a frequencia delas o maximo possivel antes de aumentar o FSB... pois a hora que você aumenta o fsb a frequencia da memoria sobe junto... e se ela já estiver alta, o ajuste do fsb ficará muito limitado...

Compartilhar este post

Link para o post

Para abaixar a frequência das memórias é só eu abaixar o ''Sytem Memory Multiplier'' que nele só tem 3 opções: ''1.50/2.00/2.50'', ou em alguma outra opção da Bios?. E sempre também quando eu coloco o ''PCI EXPRESS FREQUENCY'' em 100Mhz nunca consigo dar boot e o over continuar, somente quando deixo em ''AUTO'' o PC dá boot e o over continua.

Compartilhar este post

Link para o post
Para abaixar a frequência das memórias é só eu abaixar o ''Sytem Memory Multiplier'' que nele só tem 3 opções: ''1.50/2.00/2.50'', ou em alguma outra opção da Bios?. E sempre também quando eu coloco o ''PCI EXPRESS FREQUENCY'' em 100Mhz nunca consigo dar boot e o over continuar, somente quando deixo em ''AUTO'' o PC dá boot e o over continua.

Se o pc não da boot com o pci-e em 100, deixa ele em auto mesmo....

Quanto a memoria... lá na foto que você postou está mostrando no item "Sytem Memory Multiplier" auto, e logo a baixo 667.... Tenta colocar em 1.50 ou em 2 depois 2.50 para qual desses vai diminuir o 667 ...

Também tenta deixar ativado aquela opção O.C 1333 c2d já que o fsb da sua cpu é 1333(333x4)... para ver se da alguma ajuda no over..

Compartilhar este post

Link para o post

Okay, vou fazer isso agora :)

Então coloquei a memória em 1,50 e ficou 500mhz, o máximo que consegui com over foi 2,72mhz (340x8) quando fui tentar 3,0mhz não deu boot, acho que minha placa não aguenta 3,0mhz. Ai habilitei aquela opção que você falou e ficou em 2,66ghz já deu uma melhorada. E quando fui ver no painel de controle> sistema> estava ''Intel Core 2 Duo E8200 2,66Ghz 2,72GHz, por que só mudou o 2? você sabe me responder?

Compartilhar este post

Link para o post
Okay, vou fazer isso agora :)

Então coloquei a memória em 1,50 e ficou 500mhz, o máximo que consegui com over foi 2,72mhz (340x8) quando fui tentar 3,0mhz não deu boot, acho que minha placa não aguenta 3,0mhz. Ai habilitei aquela opção que você falou e ficou em 2,66ghz já deu uma melhorada. E quando fui ver no painel de controle> sistema> estava ''Intel Core 2 Duo E8200 2,66Ghz 2,72GHz, por que só mudou o 2? você sabe me responder?

Só uma pergunta seu processador já não estava em 2.66ghz antes de tentar overclock? Eu falo isso porque a frequência original dele é os 2.66ghz... se você deixou o FSB em 340mhz, então os 2.72ghz(340X8=2.72mhz) foi o over que você consegui nessa placa... Apesar de pequeno...

Pelo seu relato, é a placa mãe mesmo que está segurando o seu over mais precisamente o chipset, até porque em placas boas com chipsets bons para over esses processadores E8XXX costumam passar dos 450mhz nos fsb sem problemas .. Eu mesmo tenho uma E8400 + uma placa mãe asus P5B premium, e o mesmo está rodando com fsb de 500mhz(4.5ghz na cpu) com vcore de 1.45v setado na bios, só não foi mais, porque as minhas memorias é que estão limitando do over...

Compartilhar este post

Link para o post

Não, ele estava a 1,26ghz antes de eu mudar para 2,66ghz '-' lá em painel de controle ficava 2,66ghz e 1,26ghz... vai entender

é minha placa está limitando mesmo :(

Tem como fazer com que o chipset deixe o FSB subir mais sem precisar trocar a placa?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais