Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema: PC travando em Jogos


jlbj

Posts recomendados

Boa noite,

comprei um PC novo a uma semana, instalei minha antiga placa de vídeo nele, o problema que estou tendo é que após 10-15 minutos jogando, ele trava e só reiniciando mesmo, segue configuração da máquina:

Gabinete RAIDMAX HURRICANE 248WB

placa-mãe Gigabyte GA-78LMT-S2, Chipset AMD 780L, Socket AMD AM3+ - BOX

Fonte RAIDMAX 500W 80Plus, RX-500AF

Memoria DDR3 Markvision 4GB(1x4GB) CL9 1333MHz DDR3 BMD34096M1333C9

Processador AMD FX-6300, Socket AM3+, 3.5ghz, 14MB Cache, Six Core

Gravador LG GH24NS95 Sata

HD Western Digital 500GB Caviar Blue WD5000AAKX 7200RPM, Sata III 6GB/S, 16MB Buffer

Placa de vídeo: GTS 250 1GB 256Bits DDR3

Ele trava nos jogos, será que esta fonte não está aguentando? Já verifiquei memória, HD...todos os componentes funcionando inclusive a placa e processador (coolers, etc).

Atualmente não tenho outra fonte para realizar um teste.

Agradeço qualquer ajuda, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele trava nos jogos, será que esta fonte não está aguentando?

Melhor review de sua fonte até o momento:

[ame=http://www.youtube.com/watch?v=6u5WofQVXD4]Raidmax RX500AF - YouTube[/ame]

É decente, se for vista como sendo de 420W como de fato é. O que já faz aguentar a configuração com excesso de folga.

Passos para computador travando:

1 - Estabilizador

Tirar o estabilizador se tiver algum. Computadores e eletrônicos modernos não devem ser ligados em estabilizador de tensão.

2 - Verificar memória

Para computadores modernos com Windows 7 ou Windows 8 basta digitar mdsched no Pesquisar, dar Enter e seguir as instruções.

3 - Fonte

Teste o computador com outra fonte, que por melhor que seja pode sempre estar sujeita a algum defeito.

4 - HD

Verifique a saúde do HD com o programa Crystal Disk Info ou HD Tune.

5 - Windows

Drivers mal comportados, vírus e malware também podem causar travamentos ou telas azuis.

6 - Placa-mãe

Examine atentamente se há capacitores estufados ou vazados na placa-mãe.

Isso é raro em boas placas-mães modernas, mas muito comum em placas

antigas com anos de uso.

7 - Verificar capacitor estufado em placa gráfica. Também testar com outra placa gráfica. Olhar temperatura máxima atingida no programa Furmark ou OCCT.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, segue resultados dos testes que realizei.

1 - Estabilizador: Não uso. É ligado ao filtro de linha, que está ok.

2 - Verificar memória: mdsched não encontrou nenhum problema na memória.

3 - Fonte: ainda não testei com outra fonte.

4 - HD: HDTune não encontrou nenhum problema com o HD.

5 - Windows: Realizei um scan e nada foi encontrado.

6 - Placa-mãe: Nenhum capacitor estufado ou algum tipo de defeito físico.

7 -Placa gráfica: quanto ao físico da placa tudo parece ok, fiz os testes com o OCCT da GPU no burn mode e ela chegou aos 95°.

Seria esta temperatura o problema? Ao esquentar estaria forçando o desligamento da máquina?

Aconteceu enquanto estava sem jogar agora e por duas vezes o monitor ficou "sem sinal" como se o cabo tivesse sido removido, já testei o cabo HDMI também e está ok.

Acredito que a placa esteja com defeito visto que a fonte da conta da minha configuração. Usava esta placa no pc antigo da minha assinatura e não tinha este tipo de problema.

A imagem é da temperatura em modo normal, sem jogos ou outro aplicativo rodando.

temptest1.jpg

Em tempo,

estou em dúvidas quanto a placa de vídeo e fonte que nesse exato momento começou a emitir um chiado e depois de uns 5 minutos parou.

Em tempo,

a fonte agora começou com um chiado anormal, fraco porém não estava acontecendo antes, vou acionar a garantia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue o teste do OCCT onde mostra 94° no TMPIN0 (2) (se refere a qual componente?

Está normal?

Sem_t_tulo.jpg

Parece ser temperatura da VGA. Curioso que tenho também aqui uma GTS250, da EVGA, que chega no máximo a 77º. Muitas placas suportam 90 - 105 no máximo. Pode ser o motivo do seu travamento. Essas placas saem de fábrica priorizando o silêncio, ou seja, com a ventoinha numa rotação mais baixa. O usuário pode alterar a definição padrão e modificar a curva de rotação, colocando por exemplo a ventoinha em rotação máxima quando a placa estiver com 60% de uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que seja mesmo a GTS o real problema, pois ao ligar o pc, o monitor ficou como "sem sinal" tendo que ligar no vídeo onboard.

Sabem me dizer se essa configuração (fonte) suportaria essa placa, sem maiores problemas:

http://www.pichau.com.br/home/produto/codigo:5375/placa-de-video-xfx-radeon-hd7850-core-edition-2gb-gddr5-860m-256-bit-pcie-3-0-x16-fx785acnl4-box

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sua placa está esquentando demasiadamente, anormal amigo.

Põe mais potencia no cooler dela como o amigo Kayke falou e troca sua fonte por uma de 500W para o PC rodar bem suave.

Espero que em todos estes esquentes, sua placa de vídeo já não tenha estragado

por força-la ligando novamente após reinicio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...