Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
diegobarcelos

é Possivel Compartilhar Scanner Na Rede?

Recommended Posts

Olá pessoal, gostaria de saber se é possivel por um scanner na rede como se faz com impressoras que se compartilha e qualquer micro da rede pode imprimir na impressora, com scanner tem como scanear algo fazendo o mesmo esquema? e como é feito isso?

Desde já agradeço a ajuda de todos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se for em Linux é assim ;

Geralmente em algumas empresas encontramos máquinas com um scanner para captura de imagens. O maior problema é que na maiora das vezes, alguém tem que ser o escolhido para digitalizar as imagens e disponibilizar na rede para quem precisa dela.

Neste tutorial, com uma solução livre em linux, podemos criar um pequeno servidor linux, e compartilhar o scanner na rede, para todas as estações, inclusive estações windows.

Para isso foi usado uma máquina simples, um Pentium 200 MMX com 32 MB ram, um scanner ( Genius Collor Page SP2), e duas estações (linux e windows),e foi usado o Conectiva Linux 8.

O primeiro ítem é prepara o servidor, que além do scanner é um servidor de arquivos também.

Após ter o linux instalado no servidor, foram feitos os passos a seguir:

1) O primeiro passo é ter a rede configurada corretamente,e habilitar um scanner suportado no linux.. Neste caso o scanner é SCSI (Genius Collor Page SP2), e foi necessário apenas carregar o módulo para o mesmo:

[root@localhost]# modprobe g_NCR5380 ncr_addr=0x280 ncr_53c400a=1

2) O segundo passo é instalar o aplicativo sane[1], no caso do Conectiva Linux, foi preciso apenas instalar via apt, pois o mesmo está no segundo cd. Para isso:

[root@localhost]# apt-get install sane.

3) Agora, edite o arquivo /etc/services, e acrescente a linha abaixo:

[root@localhost]# mcedit /etc/services

sane 6566/tcp # network scanner daemon

Salve o arquivo e saia, pressionando F10.

4) Agora, edite o arquivo /etc/inetd.conf, e acrescente:

[root@localhost]# mcedit /etc/inetd.conf

sane stream tcp nowait root /usr/sbin/tcpd in.saned

Salve o arquivo e saia, pressionando F10.

E reinicie o serviço do inet:

[root@localhost]# service inet stop

[root@localhost]# service inet start

5) Edite o arquivo /etc/sane.d/saned.conf, e acrescente qual máquina ou rede que poderá ter acesso ao serviço, uma forma simples (mas sem segurança) é colocar o sinal de +, assim todas as máquinas da rede terão acesso.

[root@localhost]# vi /etc/sane.d/saned.conf

+

Salve o arquivo e saia, pressionando F10.

Pronto, nosso servidor do scanner está configurado, agora basta configurar as estações:

No linux:

1) Primeiro instale o aplicativo sane[1], no caso do Conectiva Linux, foi preciso apenas isntalar via apt, pois o mesmo está no segundo cd. Para isso:

[root@localhost]# apt-get install sane.

2) Agora, edite o arquivo /etc/services, e acrescente a linha abaixo:

[root@localhost]# mcedit /etc/services

sane 6566/tcp # network scanner daemo

Salve o arquivo e saia, pressionando F10.

3) Instale o gimp ( Uma excelente ferramenta para mexer com imagens no linux). Novamente usamos a facilidade do apt, com o Conectiva LInux:

[root@localhost]# apt-get install gimp.

4) Abra o gimp, e no menu Xtns, escolha a opção Adquirir, em seguida a opção Device Dialog, aparecerá uma janela com os devices do servidor, escolha um, neste exemplo foi escolhido:

net:r2d2.local:microtek:/dev/sg0

Pronto! É aberta a janela de captura do scanner, escolha a resolução, e fique a vontade para capturar suas imagens de um scanner remoto.

No windows

1) Primeiro, será necessário baixar um cliente para o sane que rode no linux. O mais flexível que achei foi o sanetaiwan[2] e lógico open source, baixe e descompacte e instale o aplicativo, que é extremamente simples.

2) A Configuração é extremamente simples, no botão properties, colocar o endereço da máquina remota, a porta (aquela que configuramos no arquivos /etc/services) e o usuário que terá acesso.

Pronto! Reinicialize o programa e pode scanner sua imagens no windows usando um servidor linux de scanner. OBS: Como o programa está em desenvolvimento, ele neste momento captura a imagem e salva em BMP apenas. Mas depois basta abrir no seu editor de imagens preferido e mudar o formato.

Neste tutorial rápido, foi visto uma solução livre mostrando as potencialidade do linux para facilitar nosso trabalho, e para que toda nossa rede tenha acesso a um scanner, simplificando o trabalho, e sem precisar ficar incomodando nosso colega para digitalizar uma imagem e enviar pela rede para que possamos usá-la.

Fonte : Conectiva

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.gbenko.pro.br/eduardo/eyes.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×