Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda Fonte


howyoudoing

Posts recomendados

Ola, bom, faz +- uma semana q tenho este pc novo.. e desde ontem aconteceu o seguinte..

Tava jogando league of legends na config alta, depois de uns 40min de jogo o pc desliga e tenta ligar de novo.

Isto vem ocorrendo com qualquer jogo que eu jogo, tirei uma foto do battlefield 4 q joguei..

No meu gabinete, tem um indicador de temperatura, de um sensor q eu coloquei entre a fonte e a placa de video.. o PC ocioso fica em 32 graus, quando esta prestes a desligar, marca 40 graus..

porém a minha duvida é, seria um problema de temperatura ou de fonte? pois minha fonte pode ser o problema..

config do pc:

Fonte Corsair Cx 430 V2

i5 4670k 4th generation

8gb memoria ram 1600mhz

GPU Radeon HD 7850

Sata 120gb Kingston

HD 1TB 7200rpm

placa-mãe Gigabyte GA-Z87M-D3H

Vou botar a imagem da temperatura apos alguns minutos de bf4

O que eu posso fazer pra melhorar? abrir a cpu e botar 1 ventilador nele ajuda ate eu juntar o dinheiro pra mudar algum componente? (ou colocar fans, ou trocar de fonte)

temp_dps_bf3.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola, bom, faz +- uma semana q tenho este pc novo.. e desde ontem aconteceu o seguinte..

Tava jogando league of legends na config alta, depois de uns 40min de jogo o pc desliga e tenta ligar de novo.

Isto vem ocorrendo com qualquer jogo que eu jogo, tirei uma foto do battlefield 4 q joguei..

No meu gabinete, tem um indicador de temperatura, de um sensor q eu coloquei entre a fonte e a placa de video.. o PC ocioso fica em 32 graus, quando esta prestes a desligar, marca 40 graus..

porém a minha duvida é, seria um problema de temperatura ou de fonte? pois minha fonte pode ser o problema..

config do pc:

Fonte Corsair Cx 430 V2

i5 4670k 4th generation

8gb memoria ram 1600mhz

GPU Radeon HD 7850

Sata 120gb Kingston

HD 1TB 7200rpm

placa-mãe Gigabyte GA-Z87M-D3H

Vou botar a imagem da temperatura apos alguns minutos de bf4

O que eu posso fazer pra melhorar? abrir a cpu e botar 1 ventilador nele ajuda ate eu juntar o dinheiro pra mudar algum componente? (ou colocar fans, ou trocar de fonte)

temp_dps_bf3.jpg

A fonte é suficiente pra sua configuração e te atende normalmente. Com relação às temperaturas, tem uma ali mostrando 127ºC. O que seria essa temperatura?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fonte é suficiente pra sua configuração e te atende normalmente. Com relação às temperaturas, tem uma ali mostrando 127ºC. O que seria essa temperatura?

Nao sei, porém.. verifiquei estas temperaturas quando o computador estava ocioso, e elas estavam no mesmo valor(127C), então acho que seja padrão.. nao sei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

isso demostra que a bios ou o programa não está lendo corrente a temperatura. Recomendo que entre na bios, verifique na parte de monitoramente (HW monitor e etc..) e veja se tem alguma temperatura anormal. Se tiver, não se espante, recomendo que coloque a opção de temperatura como "ignored" para que o computador não reinicie mais.

O que acontece é que alguns sensores não leem corretamente a temperatura e a placa-mãe entende que há risco, logo, ela desliga. Isso é comum e facilmente resolvível, quando há a opção de ignorar.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

isso demostra que a bios ou o programa não está lendo corrente a temperatura. Recomendo que entre na bios, verifique na parte de monitoramente (HW monitor e etc..) e veja se tem alguma temperatura anormal. Se tiver, não se espante, recomendo que coloque a opção de temperatura como "ignored" para que o computador não reinicie mais.

O que acontece é que alguns sensores não leem corretamente a temperatura e a placa-mãe entende que há risco, logo, ela desliga. Isso é comum e facilmente resolvível, quando há a opção de ignorar.

Boa sorte.

Ok Gustavo, mas como vou saber se é uma temperatura anormal? no caso seria aquela de 127? pois, se eu colocar pra ignorar uma temperatura e ela estiver correta, isto pode queimar alguma peca minha, nao? obrigado!

OBS:

Estou usando um outro programa chamado Speccy, e quando estou jogando o BF4, meu processador atinge 73graus, e fala nas especificacoes que o maximo permitido é 72 graus. Seria isto a causa dele estar desligando? Quando eu tento ligar novamente, ele tenta ligar, pisca a luizinha do power e logo desliga novamente.. Se for isto, o que posso fazer pra diminuir a temperatura?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo deve ser sim essa temperatura que está fazendo seu computador desligar.

Para reduzir essa temperatura você vai ter que verificar vários pontos:

O cooler está bem fixado?

A pasta térmica é de qualidade e foi aplicada corretamente?

O seu gabinete possui refrigeração adequada? Ele tem fans pra eliminar o ar quente de dentro do gabinete?

Se ainda não fez isso, deixe o gabinete aberto e faça o teste novamente pra ver se melhora a temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo deve ser sim essa temperatura que está fazendo seu computador desligar.

Para reduzir essa temperatura você vai ter que verificar vários pontos:

O cooler está bem fixado?

A pasta térmica é de qualidade e foi aplicada corretamente?

O seu gabinete possui refrigeração adequada? Ele tem fans pra eliminar o ar quente de dentro do gabinete?

Se ainda não fez isso, deixe o gabinete aberto e faça o teste novamente pra ver se melhora a temperatura.

Ok vou fazer, acho que o cooler esta bem fixado sim.. apanhei bastante pra conseguir.

O gabinete tem uma fan.

A pasta termica eu usei aquela propria que ja vem.. parece que ela dura uns 6 meses pelo q pesquisei..

Acho que vou abrir ele e botar 1 ventilador =/ pode fazer isto né? botar 1 ventilador bem na frente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok vou fazer, acho que o cooler esta bem fixado sim.. apanhei bastante pra conseguir.

O gabinete tem uma fan.

A pasta termica eu usei aquela propria que ja vem.. parece que ela dura uns 6 meses pelo q pesquisei..

Acho que vou abrir ele e botar 1 ventilador =/ pode fazer isto né? botar 1 ventilador bem na frente

Abra o gabinete e coloque o ventilador, mas apenas pra teste. Se o PC não apresentar problemas, o mistério foi resolvido.

Com apenas um fan, provavelmente o arrefecimento do gabinete está insuficiente. você precisa, no mínimo, de um Fan frontal, puxando ar frio pra dentro e um fan traseiro, sugando o ar quente de dentro do gabinete pra fora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok vou fazer, acho que o cooler esta bem fixado sim.. apanhei bastante pra conseguir.

O gabinete tem uma fan.

A pasta termica eu usei aquela propria que ja vem.. parece que ela dura uns 6 meses pelo q pesquisei..

Acho que vou abrir ele e botar 1 ventilador =/ pode fazer isto né? botar 1 ventilador bem na frente

Cara, se essas temperaturas do processador estiverem corretas, ele está trabalhando acima da temperatura máxima de segurança (que é 72,72º C - segundo o próprio site da Intel: http://ark.intel.com/pt-br/products/75048/).

Além de colocar pelo menos mais 1 fan no seu gabinete, acho que seria bom comprar um bom cooler. Aliás, qual o seu gabinete?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou usando um outro programa chamado Speccy, e quando estou jogando o BF4, meu processador atinge 73graus

Como você sabe disso se não há como olhar o Speccy e jogar ao mesmo tempo? Naquele outro programa até sim, porque ele registra o log da temperatura máxima atingida, mas o fato de estar coincidindo com o Speccy parece indicar que você está olhando depois do jogo e não durante o jogo. O Speccy não registra log.

O que você usa entre a fonte e a tomada? Essa é a primeira coisa que deve ser olhada.

Se a temperatura não estiver chegando a 100º não é a causa do desligamento e se tiver chegando a 100º não adianta botar ventilador, nem ventoinha, nem ar condicionado, nem levar o PC pro polo sul, porque o problema estará no cooler do processador. Arrefecimento só se faz com a correta dissipação do calor entre o processador e um dissipador de calor. E isso indicará que o cooler não está instado corretamente.

Se aquela temperatura da primeira imagem for realmente a temperatura máxima atingida DURANTE o jogo, no momento em que desligou, o problema não é a temperatura. A pasta aplicada pode e deve ser mantida por 5 anos.

Cara, se essas temperaturas do processador estiverem corretas, ele está trabalhando acima da temperatura máxima de segurança (que é 72,72º C - segundo o próprio site da Intel: http://ark.intel.com/pt-br/products/75048/).

Ali a Intel menciona a temperatura TCASE, que pode ser desconsiderada. A temperatura máxima segura é de 100 ou 105º conforme o modelo de processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[..]

Ali a Intel menciona a temperatura TCASE, que pode ser desconsiderada. A temperatura máxima segura é de 100 ou 105º conforme o modelo de processador.

Mas Kayke a placa mãe dele deve ter alguma proteção... Mesmo que o CPU suporte tal temperatura a placa não vai deixa-lo chegar nela.

E o cooler do processador realmente é o principal ponto. Precisa ver o modelo dele. Mas o gabinete e a refrigeração dele são extremamente importantes também. Não adianta o cooler do processador tentar refrigerar o proc. com ar quente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ali a Intel menciona a temperatura TCASE, que pode ser desconsiderada. A temperatura máxima segura é de 100 ou 105º conforme o modelo de processador.

Ops, sorry, sempre pensei que Tcase era a margem de segurança do processador. De qualquer maneira, sendo 100º ou 105º, é prejudicial para o processador trabalhar durante longos períodos de tempo muito próximos desse limite? Tipo a 90º C?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como você sabe disso se não há como olhar o Speccy e jogar ao mesmo tempo? Naquele outro programa até sim, porque ele registra o log da temperatura máxima atingida, mas o fato de estar coincidindo com o Speccy parece indicar que você está olhando depois do jogo e não durante o jogo. O Speccy não registra log.

O que você usa entre a fonte e a tomada? Essa é a primeira coisa que deve ser olhada.

Se a temperatura não estiver chegando a 100º não é a causa do desligamento e se tiver chegando a 100º não adianta botar ventilador, nem ventoinha, nem ar condicionado, nem levar o PC pro polo sul, porque o problema estará no cooler do processador. Arrefecimento só se faz com a correta dissipação do calor entre o processador e um dissipador de calor. E isso indicará que o cooler não está instado corretamente.

Se aquela temperatura da primeira imagem for realmente a temperatura máxima atingida DURANTE o jogo, no momento em que desligou, o problema não é a temperatura. A pasta aplicada pode e deve ser mantida por 5 anos.

Ali a Intel menciona a temperatura TCASE, que pode ser desconsiderada. A temperatura máxima segura é de 100 ou 105º conforme o modelo de processador.

No caso, eu minimizava o jogo e ia acompanhando a temperatura subir aos poucos.

Entre a fonte e a tomada eu uso um estabilizador.

A temperatura chegou ate aproximadamente 73 graus celsius.. foi o ultimo numero que consegui ver.. Eu tambem acho que o processador aguenta mais, porém o PC esta desligando antes por algum motivo, provavelmente alguma protecao.. Preciso de sugestoes do que fazer =/

Eu n sei se o problema é relacionado com a fonte ou com temperatura, pois logo que a temperatura sobe no termometro aqui da gabinete é que ele desliga, porém quando o computador ta bem quente, significa que ele esta trabalho muito, e assim exigindo mais energia do que o normal.. então n sei o que fazer =s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso, eu minimizava o jogo e ia acompanhando a temperatura subir aos poucos.

Entre a fonte e a tomada eu uso um estabilizador.

A temperatura chegou ate aproximadamente 73 graus celsius.. foi o ultimo numero que consegui ver.. Eu tambem acho que o processador aguenta mais, porém o PC esta desligando antes por algum motivo, provavelmente alguma protecao.. Preciso de sugestoes do que fazer =/

Eu n sei se o problema é relacionado com a fonte ou com temperatura, pois logo que a temperatura sobe no termometro aqui da gabinete é que ele desliga, porém quando o computador ta bem quente, significa que ele esta trabalho muito, e assim exigindo mais energia do que o normal.. então n sei o que fazer =s

Estabilizadores são extremamente prejudiciais e não devem ser utilizados. O mesmo vale para módulos isoladores e shortbreaks (nobreaks de baixo custo).

Aqui explica o porque: http://forum.clubedohardware.com.br/razoes-pelas-quais/663018

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso, eu minimizava o jogo e ia acompanhando a temperatura subir aos poucos.

Entre a fonte e a tomada eu uso um estabilizador.

A temperatura chegou ate aproximadamente 73 graus celsius.. foi o ultimo numero que consegui ver.. Eu tambem acho que o processador aguenta mais, porém o PC esta desligando antes por algum motivo, provavelmente alguma protecao.. Preciso de sugestoes do que fazer =/

Eu n sei se o problema é relacionado com a fonte ou com temperatura, pois logo que a temperatura sobe no termometro aqui da gabinete é que ele desliga, porém quando o computador ta bem quente, significa que ele esta trabalho muito, e assim exigindo mais energia do que o normal.. então n sei o que fazer =s

Primeiro passo é tirar o estabilizador. Segundo passo é ver a quanto chega a temperatura máxima. Seu método de medir está completamente errado. Baixe o OCCT e veja qual a temperatura máxima que atinge:

http://www.ocbase.com/download.php?fileext=exe

Provavelmente está chegando aos 100º. Deve ser mantido no máximo a 80º em carga máxima. Alguma das pernas plásticas do cooler não deve estar encaixada. Quando se coloca um cooler Intel, cada uma das perninhas tem de dar um clique.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro passo é tirar o estabilizador. Segundo passo é ver a quanto chega a temperatura máxima. Seu método de medir está completamente errado. Baixe o OCCT e veja qual a temperatura máxima que atinge:

http://www.ocbase.com/download.php?fileext=exe

Provavelmente está chegando aos 100º. Deve ser mantido no máximo a 80º em carga máxima. Alguma das pernas plásticas do cooler não deve estar encaixada. Quando se coloca um cooler Intel, cada uma das perninhas tem de dar um clique.

Ok, então vou tirar do estabilizador.. posso usar um T na tomada? pois sao 2 coisas q tenho que ligar..

dai vou baixar este ocbase e vou marcar a temperatura.. caso nao der certo, vou botar o cooler do processador de novo.

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, então vou tirar do estabilizador.. posso usar um T na tomada? pois sao 2 coisas q tenho que ligar..

dai vou baixar este ocbase e vou marcar a temperatura.. caso nao der certo, vou botar o cooler do processador de novo.

obrigado

Eu não gosto muito de T porque normalmente dá muito mal contato... Compre pelo menos umas daquelas reguas de 15 reais.

O melhor mesmo seria um bom filtro de linha, mas qualquer coisa já é melhor que um estabilizador!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, então vou tirar do estabilizador.. posso usar um T na tomada? pois sao 2 coisas q tenho que ligar..

dai vou baixar este ocbase e vou marcar a temperatura.. caso nao der certo, vou botar o cooler do processador de novo.

obrigado

Uso do T só para teste rápido. Filtros de linha Mtek 6 tomadas ou Bright 6722 6 tomadas são boas opções de genéricos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola pessoal, atualizando o post aqui.. Primeiro quero agradecer a quem ajudou.

Tirei do estabilizador, abri a janela do CPU e tive que ligar um ventilador ao lado.. depois disso, nao desliga mais.. ou seja, o problema era a temperatura mesmo..

Gostaria de saber se eu poderia manter este ventilador durante 1 mes +-, pra mim juntar o dinheiro de um bom cooler? obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótima noticia, pelo menos já achou onde está o problema...

Mas se eu fosse você não aguardava 1 mês e compraria outro cooler, as vezes uma simples mudança na disposição dos coolers e a correta fixação do seu atual pode resolver o problema...

Qual o modelo do seu gabinete? O cooler que você está usando é o que veio o processador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, esqueci de avisar.. uma das coisas q eu fiz tambem quando eu tirei a tampa do CPU, foi tirar o cooler do processador e recoloca-lo.

O meu gabinete é um VS-92 Window Edition da AeroCool, ele veio com 1 cooler.. q ta funcionando.. só este cooler mesmo q eu tenho, fora q o processador tem o seu HSF, e a placa de video tem o seu proprio tambem.

Sim, o cooler do processador que estou usando é o que veio sim..

Depois que eu fixei novamente o cooler do processador, parou de desligar quando eu jogo league of legends, porém o battlefield 4 ainda travava.. dai liguei o ventilador e nao trava, pelo menos ate agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então amigo seu gabinete é bom, o único ponto que achei estranho, me parece que ele não tem como colocar cooler lateral é isso mesmo?

Sobre o cooler do processador esse sistema da Intel é campeão, sempre fica faltando um lado pra travar...

Nesse procedimento de remover/colocar novamente o cooler é recomendável trocar a pasta térmica... O procedimento básico é limpar bem as 2 superfícies e passar uma pasta de qualidade. Veja na parte de refrigeração que tem tutorial!

Seu gabinete está com um cooler somente? Qual tamanho dele e onde está instalado?

A fonte está com o cooler virado pro lado certo? (puxando ar do lado de baixo do gabinete).

O que eu recomendaria de cooler pra você começar a medir: 1 frontal jogando ar pra dentro, um na parte superior como exaustor, e mais um na lateral jogando ar pra dentro ou se não tiver um na traseira como exaustor. 1 só nessa sua configuração acho que vai ficar pouco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltei a jogar agora BF4 e o pc desligou =(

Eu acho que da pra instalar lateralmente sim, olha aqui no site oficial: http://www.aerocool.com.tw/chassis/pgs/pgs-v/821.html

Eu acho que o cooler do processador esta funfando sim, porque eu fiz o teste lá com o OCCT sabe? e chega a 2200 rotacoes, se n tivesse colocado certo, nao chegaria a isso.. certo?

Vou tirar uma foto do jeito q ta:

http://i.imgur.com/3fy73RK.jpg

Eu botei a mao pelo lado de fora ali do cooler, e ta saindo ar.. ou seja, acho q ele ta pegando o ar de dentro e jogando pra fora

Pelo que vi no site do fabricante, estas sao as especificacoes do fan que vem:

Fan 120 x 120 x 25 mm

Rated voltage DC 12V

Starting voltage <=6V(Power ON/OFF)

Power consumption 1.44W

Rated current 0.12 ± 0.02A

Speed 1200±10% RPM

Air Flow (CFM) 36.40CFM

Air Pressure 1.32MM-H2O

Noise (dBA) 26.5dBA

MTBF 20000 hours

O que posso fazer?

Sobre o desligamento:

Funciona da seguinte forma, o PC desliga, e fica um tempo desligado, dai ele tenta ligar, acende a luzinha do power e tal, + dai logo desliga de novo, e fica assim tentando ligar e se desligando.. dai depois de um tempo q eu puxei da tomada pra n ficar tentando demais, ele liga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo, a primeira coisa que eu te indicaria a fazer, é trocar o cooler do processador. Se ainda tiver com o cooler box (o que acompanha o processador), faça isso, pois esses coolers são para configurações mínimas. No seu caso, onde o o processador é exigido mais, pelos gráficos de jogos e pela placa de vídeo usada, o mesmo esquenta muito. Então minha opinião seria mudar primeiramente o cooler da CPU.Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo, a primeira coisa que eu te indicaria a fazer, é trocar o cooler do processador. Se ainda tiver com o cooler box (o que acompanha o processador), faça isso, pois esses coolers são para configurações mínimas. No seu caso, onde o o processador é exigido mais, pelos gráficos de jogos e pela placa de vídeo usada, o mesmo esquenta muito. Então minha opinião seria mudar primeiramente o cooler da CPU.Abraço

Colega, não generalize. Se fosse assim, todos os donos de computadores Gamer teriam que gastar mais dinheiro com Coolers para processador. O cooler BOX, na grande maioria dos casos, atende tranquilamente se o gabinete for de qualidade e o sistema de arrefecimento for eficiente. Óbvio que isso só vale se o cooler estiver corretamente montado e sem defeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...