Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas na inicialização HD Samsumg HD161HJ.


Grampolla

Posts recomendados

Olá.

Possuo uma Placa Mãe P5GC-MX/1333 juntamente com o HD Samsumg HD161HJ, que estava rodando o win7 (já formatei diversas vezes para o xp também, sem problemas), o problema começou quando resolvi formatar para o win8. :(

Dei boot pelo CD-ROM e instalei o win8 com sucesso, porém quando reiniciei o pc, como pedido na instalação, o HD não iniciou mais. :wacko:

segue foto da tela:

IMG_20131004_132942.jpg

A partir daí não consigo mais fazer nada além de reiniciar o pc, nem mesmo entrar no setup.

Já procurei em diversos lugares alguma solução, porém em vão.

Já troquei ordem das portas sata, tentei desligar o CD-ROM, voltar as configurações padrões do setup, trocar a identificação do HD de IDE para Sata no setup, mas nada funciona! -_-

O que me falta é testar em outro pc, o que vou testar hoje a noite.

Se alguém puder me ajudar a solucionar meu problema...

Agradeço desde já.

Obrigado!

^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Grampolla, seja bem vindo ao fórum!

Isso não parece problema com o HD... tente ligar o PC sem o HD e veja se ele entra no setup...

Se for realmente o HD, quando você remover ele vai conseguir entrar no setup e dar boot, pode ser no DVD do windows mesmo ou algum pendrive de boot.

Há outras coisas pra verificar também, como memórias, refrigeração e por ai vai... Faça esse teste do HD e poste o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Grampolla, seja bem vindo ao fórum!

Isso não parece problema com o HD... tente ligar o PC sem o HD e veja se ele entra no setup...

Se for realmente o HD, quando você remover ele vai conseguir entrar no setup e dar boot, pode ser no DVD do windows mesmo ou algum pendrive de boot.

Há outras coisas pra verificar também, como memórias, refrigeração e por ai vai... Faça esse teste do HD e poste o resultado.

Obrigado! :)

Então...

Já fiz esse teste de remover o HD e o setup inicia normalmente, consigo alterar as configurações e tudo mais, também salva normalmente.

Mas quando conecto o Hd novamente acontece a mesma coisa.

Já retirei todas as peças do pc, limpei-as da devida forma, mas acho que o problema deve ser no HD mesmo, pois eu estava a usá-lo antes mesmo de formatar. E o problema começou assim que eu reiniciei após a instalação do win8.

Alguma outra sugestão?:wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então tente trocar o cabo sata (esse HD é sata né?), veja se o conector de alimentação não está com mau contato, troque por outro disponível na fonte.

Veja se não tem nenhum jumper de configuração no HD, pode ser que você tenha removido ele acidentalmente...

O estranho é que pelo print que você mandou a placa mãe parece ter reconhecido o HD. Faça uma inspeção visual na placa do HD pra ver se não tem nenhum componente queimado...

A questão do modo SATA ou IDE não faz diferença pra máquina iniciar... só altera a forma como a controladora trabalha.

O melhor teste a se fazer se nada der certo é colocar o HD em outra máquina mesmo, ai dá pra ter certeza se o HD está funcionando ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então tente trocar o cabo sata (esse HD é sata né?), veja se o conector de alimentação não está com mau contato, troque por outro disponível na fonte.

Sim, o HD é Sata II, vou testar o HD em um outro pc, testando também outros cabos.

Veja se não tem nenhum jumper de configuração no HD, pode ser que você tenha removido ele acidentalmente...

No caso do Jumper, não tem nenhum e nunca teve. :wacko:

O estranho é que pelo print que você mandou a placa mãe parece ter reconhecido o HD. Faça uma inspeção visual na placa do HD pra ver se não tem nenhum componente queimado...

Também já dei uma olhada no HD pra ver se via algo queimado, mas vou dar uma outra olhada mais de perto. :P

Bom, vou para a casa de um colega agora para testar no pc, amanha volto com noticias.

Obrigado por enquanto.

:lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, testei o HD em outro computador e funcionou 100%, até terminou de instalar e configurar o win8.

Mas quando voltei ele pro meu pc, o problema persistiu, troquei o cabo Sata e não adiantou, o de força também.

Acredito que o problema esteja relacionado com o pc, ou a bios quem sabe.

Ah sim, resetei a Bios agora a pouco e também não funcionou.

Vi em alguns sites, com problemas parecidos, que alguma pessoas mencionaram o fato do ACPI estar desativado, tentei com ele ligado e também não resolveu. Outra coisa que li também foi que o AHCI também poderia estar configurado errado, porém essa opção eu não encontro no setup.

Tentei hoje mudar as configurações do IDE (uma opção que existe no setup e eu não tinha visto), onde existe uma opção de "Onboard IDE Operate Mode" onde escolho entre "Disabled", "compatible Mode" e "Enchanced Mode". Só não testei o "Disabled", os outros não mudaram nada nessa situação.

Consegui acessar o setup com o HD ligado desabilitando ele no setup antes de conectar ele no pc, ai habilitei pra ver se tinha algo de diferente, mas nada incomum. Quando salvei as configurações e reiniciei, nada de problema resolvido.

Estive pensando e vi que o pc reconhece o HD, o problema mesmo está em iniciar ele, e como ele iniciou normal em outro pc estou achando que possa ser a bios, mas como isso ocorreu pelo simples fato de formatar para outro sistema operacional?? Seria isso possível??

A, e a respeito do cd do win8 que usei já tinha usado ele em outro pc e está funcionando 100% também.

Já estou ficando louco de tanto pesquisar e não achar nada relacionado.

E agora? :/

Grampolla

Teu HD deve estar com bad blocks na trilha zero ( já aconteceu comigo ).

Eu resolvi isso usando o HDD Regenerator no boot que remapeou ou recuperou os setores do HD liberando-o.

Pois é Henrrique, pensei o mesmo, mas se ele estivesse com bad block ele não iniciaria normalmente em outro pc também, não é mesmo??

por isso penso que seria algo relacionado a bios...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conecta o cabo de dados desse HD em outras portas SATA da placa-mãe e vai testando para ver se entra o sistema.

Então, continuo tentando e nada muda... :(

Poderia ser uma "incompatibilidade" do Win8 com a minha BIOS? Poderia isso?

Estava aqui lendo alguns sites e estive a pensar: e se na formatação do win8 ele, ou eu, tivesse apagado os drivers de reconhecimento sata do HD? ele poderia iniciar em um pc mais novo do que o meu, no caso no que eu testei?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teu PC é antigo, é pouco provável que tenha alguma atualização do BIOS que aceite esse novo sistema operacional caso seja esse o problema.

Mas pelo que vi pela tua imagem agora esse HD é IDE e não SATA. Isso significa que o setup do BIOS deveria estar ajustado para IDE.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Te dou duas dicas Grampolla, li todo o poste e vi que você já tentou de quase tudo;

então você deve atualizar a BIOS e caso não resolva, instala o XP novamente

se você não chegou a ativar seu Windows 8, por que a chave só ativa 3

vezes.

Seu HD não está ruim, está sendo detectado, e pegou legal em outro PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

___________________________________________

As dúvidas sendo respondidas, avise no tópico para

fechar, ou click em Denunciar e marque: Resolvido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...