Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas Frequência(Hz)


ph2710

Posts recomendados

Olá,

Estudo ha pouco tempo eletrônica. Tenho dúvidas quando a "frequências".

Bem, gostaria de entender a relação da frequência (da tensão ou da corrente?) AC/DC com os vários LEDs que emitem luz em várias frequências.

Utilizo um note, com uma fonte usb alimentando a protoboard. Possuo também um cristal oscilador de 20KHz.

Alguém pode me passar um bom material ou me explicar? Não sei se fui claro.

Desde já agradeço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Uma coisa é a frequência da tensão AC da rede elétrica, que é, no Brasil inteiro, de 60 Hz..

Outra é a frequência da energia luminosa emitida por um led (sim a energia que dele emana trata-se de uma onda eletromagnética de determinada frequência, que lhe fornece a cor característica)

Olhe esse material dai para ver se ajuda: http://www.electronica-pt.com/index.php/content/view/126/37/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

A frequência de luz de um LED na realidade é uma nomenclatura errada, a nomenclatura correta é comprimento de onda, representado pela letra grega lambda. O comprimento de onda é o inverso da frequência, isto é, 1/f. Este valor indica a cor da luz. Veja:

cores-da-luz-03.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
A frequência de luz de um LED na realidade é uma nomenclatura errada, a nomenclatura correta é comprimento de onda, representado pela letra grega lambda. O comprimento de onda é o inverso da frequência, isto é, 1/f. Este valor indica a cor da luz. Veja:

cores-da-luz-03.jpg

Não sei se "nomenclatura errada" é a melhor expressão para classificar seu uso..

Talvez menos usual fosse melhor para bem classificar.. Pode-se usar sim frequência e não tem nenhum erro em seu uso. Só a usei pois o próprio autor fez menção a mesma, dizendo que:

"vários LEDs que emitem luz em várias frequências".

Nessa hora talvez o mais importante seja se fazer entender pelo demandante do que ser purista, meu caro Gabriel....

Veja ai como exemplo:

Comprimentodeondaoufreque3020ncia_zps204bb7b6.jpg~original

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Espectro_eletromagnetico-pt.svg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom dia a você Gabriel torres ícone deste fórum e dono. como eu só visito esta parte que esta dedicada a eletrônica não podia deixar de participar "duelo de gigantes" deste tópico e saudá-lo agora faller é Fera também tem mas postagem do que o autor do fórum rsrsrs bom dia

"tiro o chapéu para os dois "

fonte

http://pt.wikipedia.org/wiki/Clube_do_Hardware

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi.

Então a oscilação do LED gera um comprimento de onda e a corrente/tensão -??- AC/DC

possui a frequência de 60Hz. Provavelmente a frequencia quem gera é a corrente, correto?

Excelentes os links que sugeriram.

Agora me digam, eu não possuindo uma tabela com os valores de tensão e corrente suportados pelos LEDs, a única forma de descobrir é testando mesmo?

Não posso deixar de falar que fico honrado pela presença do ilustre Gabriel Torres neste humilde tópico. E também agradecer muito ao faller que já é o segundo que me ajuda nestas dúvidas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Faller,

Mais uma vez voce está corretíssimo. O fato de ser luz em cores diferentes significa também frequências diferentes de emissão. O Gabriel colocou o texto dele mais no modo coloquial, pois mesmo nos datasheets de Leds é especificado apenas o comprimento de onda. Mas temos de observar que "menos usual" seria mais adequado !

Ph2710,

Não entendi o que você quis dizer com oscilação de um Led.... talvez você tenha visto um Led com luminosidade modulada por algum motivo, e lhe pareceu uma oscilação, mas enfim...

Quem define a frequência de uma corrente é o gerador de eletricidade. Neste caso, estamos falando de gerador de tensão alternada. voce já deve ter ouvido que um motor elétrico também pode ser usado como um gerador, e nesse caso a velocidade de rotação do mecanismo é quem define a frequência.

Quanto à corrente, ela segue a frequência do gerador, isto é, o seu valor muda de tempos em tempos, de acordo com a função Senóide.

Agora, para falar sobre os Leds, temos de falar em tensão contínua, pois em 99,9% das aplicações de Leds é utilizada tensão DC em vez de AC.

Desta maneira, fica fácil definir a corrente que irá passar pelo Led, utilizando um resistor, e a velha lei de Ohm.

Vou tentar resumir aqui a sua dúvida :

Um Led é fabricado para emitir sempre a luz em um mesmo comprimento de onda, INDEPENDENTE de voce alimentar ele com tensão contínua ou pulsante, entendeu ?

Se você aumentar ou diminuir a corrente, o que vai mudar é a sua Luminosidade, mas você vai reparar que a côr da luz ( comprimento de onda e, porque não, a frequência dessa luz ) é a mesma.

O que não pode ser feito é ligar um Led em uma tensão alternada, pois ele é um diodo, e possui baixa tensão inversa, e pode fácilmente ser danificado por tensão reversa acima de 5 volts. Porisso que sempre se coloca um diodo ligado em contrafase com o Led, assim o Led será protegido.

Espero ter ajudado.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...