Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
alexandre.mbm

Consumo de fontes chaveadas em "repouso"

Recommended Posts

Deixei duas fontes chaveadas ligadas à rede elétrica por quase um mês, praticamente sem a carga. Uma corresponde a um adaptador IDE para um CDROM. Outra corresponde a uma baia de HD. Na realidade, o CDROM é reconhecido a cada boot da máquina, imagino. Mas é só isso. Por outro lado, a chave da baia de HD ficou todo tempo na posição desligada.

Estou suspeitando de que essa minha "desatenção" refletiu na conta de energia. Sei que os trafos consomem em "repouso". Mas é tanto assim?!

Como ter uma noção realista de quanto esses pequenos tijolos mornos consumiram? Só pela especificação nas etiquetas dá pra chegar a estimativas úteis? Ou teria de fazer alguma medição com instrumento?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fontes chaveadas não tem trafos na rede, seus trafos são para alta frequência..

Um modo é medir a potência demandada.

- Se a fonte tiver PFC ativo até dá para se ter uma ideia medindo a corrente de entrada e multiplicando pela tensão, embora se feito em baixas potência induz a erro.

- Outro modo é medir com um Kill-a-Watt ou como JNX-2000, esses dai:

Kill-a-Watt_JNX-2000A.jpg

O Kill-a-Watt só para 120 Volts e o JNX-2000 para 120 ou 220 Volts. Ambos medem até correntes de 15 Amperes.. Coisa de no máximo três mil e poucos Watts

Outra é chutar, e eu diria que não passa de 20 Watts e energia posta fora sob a forma de calor, o que daria 20 Watts x 24 horas x 30 dias = 14,4 KWh ou algo como 5 reais na conta de energia..

É mais fácil desconfiar de um banho mais longo, no chuveiro elétrico, que de duas fontes ligadas sem demanda, no aumento da fatura de energia..

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Pensei que fontes chaveadas usassem trafos menores. É provável que eu não saiba o que é um trafo.

Obrigado pela resposta.

Esses 20 watts seriam para cada uma das fontes?

Assumamos que uma é de 1,5 A e a outra de 2 A. Acho que vi você, em outro tópico, mencionar um valor de 5% para esse cálculo. Teríamos (?):

- A primeira consumindo 5% de (12 V * 1,5 A) com ~90% de eficiência = 0,05 * (18 W) * 1,1 = 0,99 W

- A segunda consumindo 5% de (12 V * 2 A) com ~90% de eficiência = 0,05 * (24 W) * 1,1 = 1,32 W

(0,99 + 1,32) Watts x 24 horas x 30 dias = 1,6 kWah

Está correto?

Ainda que R$ 5,00 não sejam duas passagens de ônibus, ainda acho 20 Watts demais, se inúteis.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais