Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

2 link's no mesmo switch não gerenciavel!? / intranet


flavioac

Posts recomendados

Boa Tarde

Fazia muito, mas muito tempo que não colocava um post aqui, sou do tempo do sladhammer(acho q é assim q se escreve) sou um membro dos "velhos"sempre visito tento me atualizar, gosto daqui, mas hj eu estou com uma dúvida que com a ajuda de vocês gostaria de resolver.

A questão se resume assim, tenho um link normal de internet 35Mbts para navegação, e outro link de 1Mbts para uso de uma intranet(não possui navegação) é um sistema interno(dados de uma franquia) sem acesso a web. A internet possui gateway 192.168.1.1 já o outro link o gateway 10.10.31.0, hj estes dois links estão saindo dos roteadores e entrando em um switch normal, no modem do adsl o técnico deixou configurado uma rota estática apontado para o gateway 10.10.31.0, todas as máquinas internas pegaram esta faixa 10.10.... o problema que noto é que seguidamente dá erro de páginas, demora para abrir sites(web) enfim, uma droga, minha conclusão para este problema é que as maquinas ficam "no escuro sem saber q a web precisa sair por outro gateway?!"depois de várias tentativa é que disparam para a outra rota , seria isto? uma solução simples e trabalhosa seria criar rotas estáticas em cada uma das maquinas?ou colocar um 2 gateway nas placas de rede? o que vocês acham? outra solução seria colocar um roteador que trabalhe com 2 wan e configura-las ou um switch geranciavel resolveria o problema?

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que entendi do seu cenário, a rota estática está no lugar errado, ela deve estar no gateway das máquinas, ou seja, no roteador da internet e não no modem, porém este roteador precisaria de um IP na rede 10.10.30.0 para conseguir fazer isto.

Precisaria de mais detalhes da sua infraestrutura para lhe ajudar melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá, bom dia

A topologia está assim, o modem da gvt(que possui acesso a internet) está com esta rota configurado, você está correto, mas colocar esta rota dentro das placas de redes daria muito trabalho e qd fizer alguma manutenção teria que reconfigurar.. por isto pergunto deixar os dois roteadores configurados em default e juntar em switch gerencial não poderia criar estas rotas? ou colocando um outro roteador ex: um cisco não seria uma opção? eu preciso informar as máquinas que internet sai pela faixa ip A e a rede so sistema interno sai pela rota B , preciso de uma config da maneira mais prática, por isto pensei em um outro roteador ou switch gerenciavel.

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for usar um switch gerenciavel, precisa ser um Layer 3, pois com um Layer 2, você não consegue configurar rotas, somente VLANs.

Sim, um terceiro roteador seria o ideal, neste caso você ligaria os dois roteadores nele e a rede interna também. E você teria duas rotas estáticas nele, da seguinte forma:

0.0.0.0 0.0.0.0 via [ip do roteador internet] {default-gateway}

10.10.30.0 255.255.255.0 via [ip do roteador intranet]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ok, vi a msg, qd você fala que este equipamento especifico não me atenderia é que olhei no manual e pode colocar rotas, como o preço é mais barato achei que poderia comprar, a facilidade deste cisco é que é configuravel em web os outros são via linha de comando pelo q vi na web.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não disse que não serve. Talvez não tenho escrito bem.

O que quis dizer é que ele lhe atende perfeitamente pois é roteador, eu que não mexi neste modelo em específico, mas já configurei outros Ciscos. Na verdade ele serve para você tranquilamente. Eu particularmente prefiro configuração por console, se torna mais eficiente e consome menos recursos do equipamento, além de ser uma brecha a menos para ser tratada. Depois de configurado inicialmente, os acessos a ele se tornam mais fáceis pela rede, através de SSH ou Telnet.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...