Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Nobreak para preservar vida útil do pc


carlos r mark

Posts recomendados

Seguinte srs estou interessado em não perder os dados atuais que tenho pois estou trabalhando muito com o pc e tenho tido problemas com queda de energia por dois motivos: mudança no tempo e compartilhamento do transformador da rua com um marceneiro. Sim, eu moro ao lado de uma marcenaria e o coitado do meu estabilizador sofre, vive piscando a luz de baixa quando a serra do demonio é ligada. Porém em alguns momentos a energia é rompida e simplesmente perco tudo, quando não tenho q até formatar o pc.

Como só "peso" a máquina no auto cad e em jogos, não vou precisar de um nobreak com o VA muito alto, estou na dúvida entre um lacerda 1200 com ft de 0,65 e um SMS 1200 com ft 0,5. Não vou poder adquirir um que deixe a bateria em flutuação, mas o que tá me deixando louco é que minha fonte tem o bendito pfc ativo. Gostaria que vocês me explicassem se existe algum caso comprovado de dano ao hardware usando estes dois componentes juntos. E, se o motivo desta proibição é referente ao fato de que a onda gerada pelo conversor DC/CA da saída do nobreak é muito "quadrada" além do limite aceitável pelo pfc da fonte como um ruído comum da rede elétrica..Assim esse tipo de onda que na maoria dos casos passa longe de se parecer com uma senoidal, acaba forçando o pfc da fonte a corrigir esta nova onda, fazendo assim um desgaste maior que o necessario e possivelmente diminuindo a vida util da mesma.. é isso ou eu estou equivocado?

Outra dúvida, este "dano" a fonte com o pfc ativo só entra em atividade quando o nobreak comuta para a energia da bateria, já que usando a rede elétrica normal não existe a alteração do tipo de onda????? detalhe: o nobreak da lacerda tem estabilizador e filtro de linha embutidos*

Será que um nobreak destes vai dar pane quando eu rodar jogos e demandar potencia? a configuração do meu pc é a da assinatura

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O correto, adequado e seguro dimensionamento de um no-break ai é o seguinte:

Potência da fonte = 600 Watts

Eficiência da fonte = 80%

Demanda do monitor = 40 Watts

Demanda da fonte ao no-break = 600Watts/0,80 = 750 Watts

Demanda total = 750 Watts + 40 Watts = aproximadamente 800 Watts

Se o fp do no-break for de 0,5, tem de colocar um com capacidade de oferta de 1.600 VA's..

PFC ativo foi criado, desenvolvido para casar corrente com tensão, se alimentado por tensão senoidal da rede AC..

Não vai conseguir fazer isso se a forma de onda for senoidal por aproximação ou retangular.. É simples..

Entenda os diferentes tipos de no-break lendo isso dai: http://forum.clubedohardware.com.br/break-realmente-salvacao-duvida/912800?p=6056960#post6056960

Livre-se de estabilizadores bem como evite a todo custo no-breaks que sejam meros estabilizadores durante 99% do tempo de uso de seu PC..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...