Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
gabrielwagner

Excel - Ajuda sobre datas - Questão Avançada

Recommended Posts

Venho pedir a gentileza dos participantes em ajudar-me sobre uma questão muito difícil relacionada com datas.

Tem a ver com as horas de trabalho total (neste caso minutos de produção) mas o período de fim de semana terá de ser definido por mim.

Por exemplo, eu tenho um motor que apenas é desligado a cada sexta feira às

20:00 até domingo às 23:00.

Supondo que eu quero saber quantos dias (melhor ainda, minutos) o motor trabalhou entre duas datas que introduzo, quero que seja descontado o tempo em que o motor esteve desligado.

Este problema para mim é difícil de resolver.

Fico muito agradecido a quem me "desenrascar" com este problema.

Gabriel

http://www.sendspace.com/file/76nbci

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Márcio, Agradeço a sua ajuda mas o problema continua sem solução.

Preciso de saber quanto tempo decorreu entre um intervalo de datas, descontando as horas de descanso.

Gabril

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Gabriel.

Acho que entendi o seu problema.

Mas neste caso você precisaria ao menos informar quantos periodos de descanso se passaram para adicionar a uma formula.

E lembrando que você obteria o resultado em dias fracionados, porque o periodo de descanso é diferente de dias inteiros, estou contando 51 horas pelo que vejo ai no seu problema.

Considerando o caso que esta na sua planilha, contar entre o dia 2/09/2013 e o dia 05/10/2013 temos 4 periodos de descanso, então na formula teriamos assim.

4*51/24 (OBS: Claro que você pode adicionar cada variavel numa celula para fazer a formula, so estou demonstrando a conta real)

O que resultaria em 8,5 dias

Se você quiser somar ambos dias e horas, temos de fazer uma separação dessas casas decimais, não sei se tem outra forma mais fácil, so sei que essa aqui pelo menos funciona hehe.

Ficaria assim.

Usariamos a função "ARREDONDAR.PARA.BAIXO" para obtermos apenas os dias ficando assim.

=ARREDONDAR.PARA.BAIXO(4*51/24;0)

Isso resulta em 8

Agora usamos uma outra formula para pegar a fração, neste caso 0,5, considerando que você teria aquele resultado da formula de cima (8 neste caso) em uma celula basta subtrair essa do resultado da conta principal, ficaria assim.

=4*51/24-ARREDONDAR.PARA.BAIXO(4*51/24;0)

isso resulta em 0,5

Basta multiplicar isso por 24 para obter o numero de horas.

=(4*51/24-ARREDONDAR.PARA.BAIXO(4*51/24;0))*24

resulta em 12

Pronto, com cada resultado desse em uma celula você pode somar direto na valor base, no caso o dia ou as horas na sua planilha.

Lembrando que no caso da sua planilha onde você tem o dia e as horas numa mesma celula, você pode somar o valor fracionado direto, para adicionar as horas, ou seja se você subtraisse o "8,5" do "30/10/2013 00:00:00" resultaria em "21/10/2013 12:00:00"

Segue ai a planilha pra você ver como fica, espero que resolva seu problema.

http://www.sendspace.com/file/rrw487

Espero ter ajudado.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Obrigado Hackvaysel.

A sua solução é uma alternativa que já dá para desenrascar :)

Fico agradecido

Gabriel

Por nada gabriel.

Faça uns testes pra ver se te atende da forma como você esperava.

E dando certo, não esqueça de nos dizer.

Até mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais