Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
AndréBorges

10GBASE-T VS Fibra Ótica 10GB

Recommended Posts

Qual a melhor relação custo/benefício entre a 10GBASE-T e a Fibra Ótica 10GB?

Tirando a diferença dos custos de dispositivos, cabos, instalação e manutenção da fibra que é bem mais dispendioso é claro.

Se o tópico já foi explorado, me ajude a encontrá-lo.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vai depender do seu projeto.

Levando em consideração que 10GBaseT você consegue lançar um cabo a 100metros, máximo teórico, sem um switch ou repetidor no meio, talvez a fibra seja mais interessante, pois você vai gastar menos em equipamentos e terá menos pontos de falha, gastar menos energia, dependendo da fibra e dos equipamentos, consegue lançar ela de 2 a 10KMs sem repetidor, etc...

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pela sua resposta.

Vamos lá. É conversando que a gente vai esclarecendo os fatos.

- Creio que gasto de energia não seja problema;

- Distancia, está condicionada ao switch, portanto, a distância não conta pontos na escolha.

- Temos que obrigatoriamente fazer uso de um switch com largura de banda para trafegar no limite do 10GBase-t.

- O plano é conectar computadores que editam em HD a um storage, passando por um switch, utilizando toda a banda do padrão 10GBase-T.

Agora a disputa ficou mais justa.

Se puder me responder, me ajudaria. Acho que conhecimento você tem.

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom vamos lá...

10G nas estações pode esquecer, não vale a pena.

Atualmente só é usado 10G para uplink ou para ligar em storage fiber channel.

Para você ter uma ideia, você até consegue ter 10G nas estações, porém a placa de rede é muito cara (por volta de R$ 2500,00), e passar cabo de fibra para ligar estas placas é inviável.

O que você precisa fazer é cabeamento cat6 para as máquinas (vão conectar a 1G).

O switch que você vai usar será um 10/100/1000 com 2 ou 4 portas gbic, a maioria dos switches suportam 10G nestas portas.

Cada gbic 10G é algo em torno de R$ 600,00 e o patch cord de fibra (1,5 metros) é R$ 50,00, o que vale muito a pena se pensar que a fibra tem tempo de resposta e vazão melhor.

Espero ter esclarecido, qualquer coisa manda mais ai que respondo.

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade preciso mais que 1G por estação, para conectar-se ao storage passando por um switch. Quando se pensa em Fibra, fica dispendioso pensar em cabear cada estação, mas pensando Ethernet... Tire suas próprias conclusões.

- Quanto às placas, segue o endereço de uma das que penso que serve:

http://www.bhphotovideo.com/c/product/857579-REG/ATTO_Technology_FFRM_NT12_000_FSTFRM_2_CH_10GB_S_NIC.html

- Quanto ao Switch segue uma possibilidade de 24 portas com 10G cada.

http://www.bhphotovideo.com/c/product/819872-REG/Netgear_XSM7224S_100NAS_ProSafe_XSM7224S_24_PORT_10GB.html

- Quanto ao cabo, para esse padrão, o recomendado pela Furukawa, é o CAT6-A.

Quando puder, responda por favor.

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Se for usar este switch, precisa de gbic para conectar as estações nele, neste mesmo site que pesquisaste, eu não encontrei.

O problema de ter as estações em 10g, é que o seu storage também estará em 10g, e quando estiver mais de uma máquina transferindo ao mesmo tempo, de nada adiantará que elas sejam 10g, pois terá gargalo.

Qual o tamanho médio destes trabalhos em HD?

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto ao gargalo, há banda suficiente para um controle por parte do switch para limitar cada porta.

Quanto a demanda, cada ilha trabalha com data rate de 50Mb/s, considerando uma trilha de vídeo em HD. Só que nunca trabalhamos com apenas uma trilha de vídeo por projeto. Em média trabalhamos com 2 trilhas de vídeo por projeto, o que somaria 100Mb/s. Acima disso, já teríamos problemas casso utilizassemos ethernet 1GB.

A grande questão que estou levantando, não é para forçá-lo a admitir padrão A ou B, apenas para faze-lo conhecer a tecnologia(10GBase-T que poucos conhecem e a minha demanda que só eu conheço.

Depois de conhecer bem, se me der um argumento, aceitarei e agradecerei, com certeza.

Hoje o nosso gargalo está no storage que tem limite de até 1Gb/s. Ou seja atenderia apenas uma ilha de edição.

Abraço e boa noite.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu desconheço a sua aplicação e como ela funciona, já vi uma ilha de edição, mas os vídeos eram editados localmente.

Se uma ilha trabalha com 100Mbps e seu storage tem o limite de 1Gbps, teoricamente você conseguiria atender mais 8 ou 9 ilhas a 100Mbps, sem levar em consideração o processamento e acesso aos discos do storage, que pode ter este desempenho diminuído.

Se hoje você está limitado pelo seu storage a 1Gb, sendo que as ilhas operam em 100Mbps, quando tiver as ilhas a 10Gb e o storage a 10Gb, isso será muito pior.

É só você fazer um teste no seu cenário atual, colocar o storage para trabalhar a 100Mbps, a mesma velocidade das ilhas (que é o que você está pretendo fazer com as ilhas a 10G e o storage também a 10G). O switch e as interfaces vão controlar isto, mas o desempenho da rede será pífio.

Compartilhar este post

Link para o post

Então.

Entendo perfeitamente a sua teoria e apoiaria se não fosse alguns fatos vividos nessa rotina diária, que é a minha.

Quando conecto 2 ilhas de edição, creio que o fato atinge o limite da banda entre o Storage e o switch. Quando tento conectar a terceira, não consigo, dá erro de desempenho.

Na teoria, poderia conectar ao Storage, até 8 ilhas de edição, mas na prática, a realidade é outra.

2 máquinas usando 50Mbit/s, deveria usar no máximo 400Mbit/s teóricos. A medição da banda acusa 80MBytes/s entre as ilhas e o Storage, coerente com 1Gbit/s, mas na prática, como já disse, a realidade é outra.

E essa conta já foi confirmada pelo representante aqui no Rio, da fabricante do programa usado na edição(Avid Media Composer).

Caso tivesse um switch com 24 portas a 10GBit/s, limitaria a banda de cada porta do switch para 1Gbit/s.

Posso teoricamente conectar 10 máquinas.

Quanto às 10 máquinas acessando o mesmo storage, creio que um array de 48 discos em raid 5, não seria problema, fazendo uso de recursos de link agregation fazendo conexão do storage com o switch, totalizando 40Gbit/s.

Vou pesquisar mais, pra encontrar mais informações a respeito da melhor opção.

Se puder comentar a respeito...

Abração.

Compartilhar este post

Link para o post

Estranho ele não usar toda a banda da interface do storage.

A explicação pode estar no cabo, o cat5 é para redes 100Mbps, para redes 1Gbps, pode ser 5e, mas o recomendável é que seja cat6.

O cat5 é certificado para trabalhar de 100 a 150 Mhz, já o cat6, é certificado para operar a 250MHz.

Faça um teste com um patch cord cat6, possivelmente irá melhorar esta situação, e se você está pensando em usar 10G futuramente, certamente terá que trocar todo o cabeamento para cat6 ou 6a.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, é verdade. Se optarmos por ethernet 10Gb/s, teremos que trocar os cabos dos dispositivos, bem como os adaptadores de rede. Os cabos serão cat6A, com blindagem. Ainda não tenho muito conhecimento sobre o CAT7, que é eletrônico, tem blindagem interna e externa. Ou seja o cabo tem blindagem nos fios e no cabo. Por enquando, a Furukawa, recomenda o cabo CAT6-A.

Mentira, fui confirmar com o nosso registro de certificação e os cabos são todos CAT6.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais