Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
N0625

Memorial Aos Amd K6-2

Recommended Posts

Fala, galera!

No sábado (12/6) eu finalmente achei que deveria aposentar uma M598 com um K6-2 500MHz. Esta placa eu comprei de 2ª mão, o antigo dono já rodou CS, moveu festas e mais festas (ele é DJ), editou MB e mais MBytes de aúdio, criou páginas e páginas Web, enfim fez coisas que muita gente não faz com seus Athlons. É!! Um K6-2 numa M598!!! Comprei esta placa para montar um PC para meu pai, para editar planilhas e textos. Realmente esta placa foi da terra para o céu, pois passar de PC "MC" para PC de escritório é como tirar férias!!! :P

No começo este processador era um pouco desacreditado, mas em pouco tempo se tornou um fenômeno em vendas, tanto pelo custo quanto pelo benefício. O problema que os novos programas (leia-se JOGOS, CADs e gênero PHOTOSHOP e COREL) revelaram seu principal ponto fraco: sua FPU (Float Point Unit - Unidade de ponto flutuante), fazendo com que mesmo um K6-2 500 perca uma disputa para um P2350! Mas se hoje podemos desfrutar de nossos Athons e Durons é graças aos fundos arrecadados com a geração K6-2.

Agora este K6-2 repousa com 256MB PC133 e HD 3.2GB rodando Windows 98. Quando quiser criar um disco de boot ou deixar os priminhos brincar de mexer em computador ou ainda ensinar uma amiga a mexer no computador (e conseguir "algo mais"... :wub:B) ) lá estará o K6-2 pronto para a luta!

E vocês? Quais são as suas lembranças dos seus outrora gloriosos AMD K6-2/III?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tinha um Celeron 333 que lutou muito (cheguei a jogar FIFA 2002 nele!!!). Hoje ele descansa na casa da minha tia que só usa pra jogar paciencia, freecel.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem um k-6 2 foi o meu primeiro pc..(entrei meio tarde no mundo dos pcs) com uma fenomenal M598LMR.. quando rodei meu primeiro jogo... Age of empires.. vixe nun queria sai dele, foi passando o tempo... fiz uns upgrade nele como, placa de video, mais memória, modem etc... e foi até que nun aguentei mais.... e comprei um novo de vez que fiz upgrades e viro o que é hoje.

Mas ele está lá e atualmente recebendo upgrades :blink: heheheh.

Achei uma Asus P5A-B por 20conto.. e vou deixa ele com uma MX400 e vamo que vamo..

vou po um WIN XP nele e manda bala. :bye:

Compartilhar este post

Link para o post

eu nunca tive um K6-2, mas um dia fui mexer em um na casa do meu colega e o dele chegava a 52ºC sossegado, o vcore dele acho q era 2,2v é normal esse aquecimento no K6-2?

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por dForce@15 jun 2004, 01:06

eu nunca tive um K6-2, mas um dia fui mexer em um na casa do meu colega e o dele chegava a 52ºC sossegado, o vcore dele acho q era 2,2v é normal esse aquecimento no K6-2?

Depende do dono... :D

Não, o K6 II é um CPU muito bom para o q é proposto... Tenho um aqui q não me deixa na mão... Com um cooler razoável(nada daqueles d 5 mangos) não há problemas...

Compartilhar este post

Link para o post

Olha minha assinatura aê!

K6 é muito bom sim, eu tenho um Athlon no escritório, mas aqui em casa é K6 memo, faço coisas no flash, photoshop e ainda assim rodo NFS porshe nele, mesmo com placa de vídeo da SIS onboard de 8Mb!

Viva os K6, sou AMD desde os 486!

Falou!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tive na verdade 3 chips, um 300 um 500 e um 550, o primeiro eu fiz de tudo nele, fora os travamentos do Win98 da época não me incomodava, até ficar "obsoleto", aí fiz a ######## de pegar o 500... toquei placa de vídeo, MB, HD, CD-ROM, tudo fonte ATX... e no fim troquei ele por um 550 q nem conseguia carregar o Win98... Demorei quas eum ano pra o cara q me vendeu trocar... no fim peguei um k7... Duron 950 q tá até hoje na loja do meu Pai... rodando feliz da vida...

O K6-2 pra jogos pesados é uma porcaria se comparado a um P-3 ou K-7 de mesmo clock, e bem mais fraco q um P-2, mas pelo seu preço, e principalmente pelas placas, ele nunca foi e nem nunca será um bom CPU, mas teve um excelente custo benefício, hoje o Duron é o seu legítimo sucessor, e ainda super confiável, e não deixa ninguém na mão. Motivo pelo qual muita gente odeia o k6-2 é porque ele bancou os k-7 e obrigou a intel a fazer os Celerons, lol. já q tá cheio de caompacs com k6-2 rodando por aí... depois do celeron, as grandes CIAs não puseram mais AMDs em PCs baratos, só agora q tá começando a voltar...

Compartilhar este post

Link para o post

O K6 II foi meu terceiro PC, antes disso já tive 586, pentium100 e depois o K6II 500, este K6 nunca, mas nunca mesmo deu qualquer tipo de problema, funciona bem até hoje, relutei muito antes de optar pela sua aposentadoria, mas quando saiu o Need For Speed Underground não tive outra opção e tive que aposentar o velho PC de guerra. hoje ele está lá encostado, mas tinindo, pronto para como disse o PCCARIOCADC "ensinar amiguinas a mexer com computador".

Viva o KII :cry::cry::cry::cry::cry:

Compartilhar este post

Link para o post

Meu primeiro PC foi um 486, na verdade vários 486. Depois passei para um P166 e pulei direto para um Duron e estacionei no Athlon 1900+. Não peguei a era do K6-2, apenas montei um PC com este modelo para meu pai. Quando eu vi um K6-2 movendo uma ASUS P5A, fiquei maravilhado com a performance desta CPU, que na época estava rodando o WinXP. Muito superior se comparado a M598. O que tira muito o brilho destas CPUs são as placas-mãe (leia-se: M598). Uma ASUS com o mesmo chipset SiS530 tem rendimento bem melhor! Gostaria de achar uma ASUS para colocar um K6-2 para rodar melhor! Tenho uma TNT2 ociosa, com 256MB PC133 eu montaria um bom PC com um K6-2!

Compartilhar este post

Link para o post

to curioso pra saber o cache L1/L2 e o vcore dele, alguem sabe?

Compartilhar este post

Link para o post

hm.. o vcore do meu acho que era 2.1 e eu dexava em 2.2, cache L2 ele não tem..

o L1 ele tem 64.

Era isso ou eu falei bestera.. alguem ai me confirma :wacko: .

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por SX-AKIRA@15 jun 2004, 19:05

hm.. o vcore do meu acho que era 2.1 e eu dexava em 2.2, cache L2 ele não tem..

o L1 ele tem 64.

Era isso ou eu falei bestera.. alguem ai me confirma :wacko: .

eu deixava em 2.5 o vcore :tantan: mas fazer o que, fazia ele trabalhar a 633 enquanto era 500

Gostava muito do meu k6, principalmente da minha placa de vídeo Pine SIS 305 32MB PCI, rodava tudo, até 2001...

Dei de entrada nele pra comprar um duron 1600 e tenho saudades, mas não me arrependo da troca

Compartilhar este post

Link para o post

Na época eu tinah comprado uma Soyo top de linha pra K6-2... não adiantou nada... ele não conseguia entrar no win 98....

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Gustavo Slemer

Istranhu!!!

se liga no config ai embaixo! q memorial q nada, o meu bichinho ainda tá vivinho da silva !! :palmas:

tá certo q tenho alguns pobreminhas com ele :muro: mas nada q um pouco de paciência num possa resolver... :tantan:

rodo razoavelmente estáveis: photoshop7; corel 11; flash mx. :bandeira:

o ###### é a temp dele, me assustei pois antes desse tinha um P166, e por jumper configurei ele pra rodar a 199, e ele funcionava na boa! (fiz até questão de mudar o relógio do pc pra 199 - lembra do relógio?? nosssa....) Agora, o K6-2 (tá bom q to com um cooler de 10 conto) subiu de 45° pra simplesmente 60° e só aumentei o multiplicador de 5 pra 5,5. (será q alguém me aconselha a aumentar o vcore de 2.2 pra algo maior?)! a max die temp dele é 70° :tantan: mas qm liga? ele tá rodando normal aqui, muito melhor do q um monte de pc bom q eu vejo por ai.

minha prima, com um P3 700 rodando Win98 leva pau do meu de longe, é até mais rápido, só que trava 50x mais q o meu (acho q o cara q montou a máq dela era um ###### mesmo) e os P4 1.4 rodando WinXP dos meus primos travam 100x mais q o meu (dá um desconto, é P4 1.4 :priv: ) - então prefiro o meu mesmo.

Acho q a config do software influencia ***** o desempenho do pc. tanto q tem um amigo meu com P3 700 que COM CERTEZA dá um pau no P3 700 da minha prima, a única diferença é q ele tem uma placa ASUS off com GF2 128MbRAM e ela, uma ASUS on 128MbRAM.

Portanto, qm não consegue entrar no Win98 com o K6-2 manda o pc aqui pra mim, faço ele entrar no Win98 com os pés nas costas. (como fiz com um 350Mhz q peguei pra manutenção) aproveita e deixa ele comigo!!! :-BEER

falou! :bye:

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Gustavo Slemer@30 jun 2004, 23:28

Portanto, qm não consegue entrar no Win98 com o K6-2 manda o pc aqui pra mim,  faço ele entrar no Win98 com os pés nas costas. (como fiz com um 350Mhz q peguei pra manutenção) aproveita e deixa ele comigo!!!  :-BEER

É isso aí... Já rodei o Win2003 Server aqui, num Cyrix MII 225MHz@270MHz com 256MB de memória, e agora meu pequeno servidor está com um K6II 550@540MHz(culpa da placa, uma M590, roda no máximo a 6x90MHz), Dual Boot Win2000 e GNU/Linux Kalango.

Roda tudo, macio macio... ;)

PS: A sua placa também não funciona com o FSB em 100MHz, isto é fake. Mas é melhor q a minha, trabalha em 95MHz. Quer dizer, você está operando a 522MHz, não 550MHz. Coloca um cooler decente, aumenta o vcore e multiplica isto por 6x... Vai chegar a 570MHz... Use o multi 2x remapeado para tal.

Leia mais aqui: http://forum.clubedohardware.com.br/index....ndpost&p=635153

Abraços,

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Gustavo Slemer

si, si percebi q essa porcaria só roda a 95mhz mas achei q era bug ou alguma coisa assim, ...

então qr dizer q REALMENTE é 95mhz? o máximo de multiplicador da minha é 5,5... como faço pra aumentar isso! :muro:

é uma porcaria! valeu fênix (o mais poderoso cavaleiro de bronze...) e tem gente q paga pau pro seiya ainda... :tantan:

falou!

Compartilhar este post

Link para o post

ahhh meu tercero pc foi um AMD K6-II 500 que consegui coloca ele pra roda a 550 fuçando nu setup da bios dele, na epoka nem sabia dessis baguio de overclock

:-BEER

Agora a minha irma que usa ele hehehehe... pra ela ta bom d maix só usa pra entra na internet e baixa musik B)

Ahh será que da pra aumenta o overclock dele aumentando u Vcore???

Ele ta rodanu com 5.5x com u vcore a 2.3V e a temp normal dele num passa dos 22ºC (é o que marca no MB Monitor), ele ta na nessa temp porque ta rodanu com um cooler Master pra Athlon que eu peguei do meu Pc e coloquei nele!!! heheheheh :blink:

Se alguem puder da uma ajuda aí?!!!!!!!!

Valewsssssssssss :palmas:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tive vários processadores k6-2, desde o primeiro 300MHz, depois um 400MHz, depois 500MHz, e por último um 475MHz.

Sem em placas off-board baseadas no chipset via MVP3... Excelentes máquinas. Primeiro com uma voodoo rush e depois com uma savage3d. A segunda placa-mãe que eu tive era ATX, e eu usava num gabinete ATX de 4 baias, era show.

Não deixavam nada a dever para nenhum pentium II que eu tenha conhecido.

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Gustavo Slemer@01 jul 2004, 07:55

então qr dizer q REALMENTE é 95mhz? o máximo de multiplicador da minha é 5,5... como faço pra aumentar isso!

Sim. Para você perceber melhor use este programa aqui: http://www.phoenyx_br.kit.net/downloads/CPUID_1.5.zip

Não sei se irá aparecer o barramento, mas basta dividir o clock total pelo multiplicador utilizado e saberá qual é.

O multiplicador máximo da placa é 5.5x, mas todos os K6II acima de 400MHz possuem um remapeamento no multi 2x, trabalhando na verdade em 6x(isto foi feito porque muita gente não possuia placas Super7 na época, então ao invés de trabalhar em 4x100MHz ele poderia rodar em 6x66MHz, resultando nos mesmo 400MHz finais. Este núcleo alterado permaneceu até o final da família K6II).

Basta fazer isto, como descrevi no outro tópico. Provavelmente terá que aumentar o vcore também, portanto utilize um cooler melhor.

Abraços,

Compartilhar este post

Link para o post

eu tive 3 K6II 500, uma numa pcchips M590 outro numa shuttle M591P e outro numa asus P5A. o primeiro eu vendi pois o desempenho era inferior aos outros.

o segundo ta na casa de um amigo (num lab que montamos, lá tem um k6II 300 q montei com sucata), e o último ta na casa dos meus pais e rodando windows xp na boa.

mas o meu preferido não é nenhum desses, é um pentium mmx 233 mhz numa asus VX97. foi o primeiro que montei e esse ta comigo ate hoje.

Compartilhar este post

Link para o post

:palmas: viva os K6-2 :bandeira: , possuo um que montei a pouco tempo, ele estava com uma m598lmr, mas consegui garimpar uma placa melhorsinha, essa chaintech da assinatura roda tudo muito estável, baixei até alguns tempos de acesso da memória e tá filé, to só esperando entrar dinheiro para colocar um cooler melhor e coloca-lo em 550mhz, pretendo ficar com ele pór muito tempo ainda. haa :wub: já confudiram meu k6-2 com um durom, ta parecendo abro milhares de programas e fica muito estável, só troco num athlon. até porque ele dá ###### noduron 700mhx de meu pai (tá numa pc-shits :naonao: )

Compartilhar este post

Link para o post

Ano passado me caiu na mão um k6-2/400 numa placa gigabyte, que usava o famigerado sis530. Tudo on-board, só que formato atx.

Aí notei que tinha uma opção para botar o fsb em 133MHz... Tentei. E não é que deu certo? Deixei ele em 533MHz, 4x133, com vcore de 2.4V.

Maravilha, super estável, super rápido, meti 192Mb de ram e instalei o windows XP, ninguém diria que era um k6-2.

O que detonou a fama do k6-2 (e da amd) foi a enxurrada daquelas horríveis M5xx, que além de tudo ainda usavam o fsb 10% abaixo do nominal.

Compartilhar este post

Link para o post

Haaa! O K-6II 500! Esse entrou para história da mesma forma que o Pentium 100!

Eu uso o meu até hoje galera!

Placa mãe PC-Chips xing-ling com o isólito SiS503 on-board de 8Mb também. Mas, assim como o meu k-6II foi camarada comigo, eu também fui camarada com ele.

Acrescentei mais 128Mb de Ram aos 64Mb de quando comprei.

Um dia, atendí um cliente que queria trocar de placa de vídeo. Ele estava trocando uma Vodoo3 3.000 (16MB) por uma GeForce 4 (128MB). Ao invés de cobrar meus costumeiros honorários, eu lhe disse que ficaria muito satisfeito em ficar com a Vodoo como pagamento. Ele aceitou, e eu espetei a vodoozinha na Pc-chips, desabilitando o video onboard no setup - uma folga e tanto para o valente K-6II.

Dias depois, aposentei o famigerado "Western Digital" de 8GB, e instalei um SamSung de 40GB (tive de atualizar a BIOS) novinho.

E também passei o processador para operar a 533Mhz.

Meu K-6II ficou metido a besta! Rodava até Quake III sem choro!!

Hoje, muito embora ele não seja mais meu PC principal, ocupa lugar de destaque em minha pequena oficina, e graças à ele, já resolví muitos problemas e fiz muito backup de cliente!

Ah! Longa vida ao K-6II!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu só tenho boas lembranças do meu antigo K62-300.

Usei ele sem Cooler por mais de 4 anos e nunca tive problemas por causa disso. Apesar dele ser todo Onboard, eu rodava muitas coisa nele e acho que estaria ainda com ele se não fosse o meu irmão que foi mexer na Placa Mãe para retirar um Cooler que não funcionava mais e acabou (acho que por energia estática) queimando a Placa Mãe. Aí aproveitamos e fizemos um Upgrade para um Athlon XP 2000+.

Sinto saudades dele, como sinto também dos meus Pentiums 333Mhz e 933Mhz.

Esses computadores antigos aguentavam o maior trampo e não tinham esse problema chato que os computadores tem hoje em dia de superaquecimento.

Aguentavam 24 hrs. por dia ligados sem medo de ser feliz. :-BEER

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais