Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Equipe Clube do Hardware

Valve Anuncia o Sistema Operacional SteamOS

Recommended Posts

A Valve, empresa responsável por uma das plataformas mais populares para a distribuição de jogos, anunciou o sistema operacional SteamOS, baseado no Linux.

Segundo a Valve, o SteamOS alcançará aumentos significativos de desempenho em processamento gráfico e de áudio, além de reduções de latência de dispositivos de entrada no nível do sistema operacional.

O SteamOS estará disponível em breve, porém ainda não foi divulgada a data do lançamento oficial. Este sistema operacional será gratuito tanto para usuários quanto para fabricantes.

View full notícia

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

só gostaria de saber se, apesar de baseado em linux, será "open" para os jogos da steam. Algumas distros são complicadas para tê-lo funfando 100%

Compartilhar este post

Link para o post
Ansioso para baixar e usar o Steam Controller!

Nao seria o SteamOS?

Nao va se empolgando muito, o objetivo desse OS nao e substituir o Windows, o funcionamento do computador com esse OS instalado e muito semelhante aos OS de videogames como os dos XBOX ou PlayStation

só gostaria de saber se, apesar de baseado em linux, será "open" para os jogos da steam. Algumas distros são complicadas para tê-lo funfando 100%

De acordo com a propria valve, ele vai ser totalmente gratuito e open sourse

http://store.steampowered.com/livingroom/SteamOS/?l=brazilian

mais te garanto que o OS nao passa do Ubuntu com o Steam no lugar do ambiente gráfico (que no caso do Ubuntu, seria o Gnome), e o suporta a hardware do Ubuntu e muito bom

Compartilhar este post

Link para o post
Eles estavam caçando gente para testar o beta...

ainda estão, você pode se escrever ate 25/10 completando essa badge: http://steamcommunity.com/my/badges/15

Todos os 300 sortudos, alem de ter acesso ao novo OS antes dos outros, ainda ganharam uma maquina e um controle

http://store.steampowered.com/livingroom/SteamMachines/?l=brazilian

http://store.steampowered.com/livingroom/SteamController/?l=brazilian

Compartilhar este post

Link para o post
Nao seria o SteamOS?

Nao va se empolgando muito, o objetivo desse OS nao e substituir o Windows, o funcionamento do computador com esse OS instalado e muito semelhante aos OS de videogames como os dos XBOX ou PlayStation

Mesmo sabendo que não é uma solução para erradicar o windows, pelo menos pra mim é excelente, da mesma forma que tenho um computador dedicado para armazenar e fazer streaming de arquivos (NAS), posso ter um computador dedicado e escondido com windows somente para fazer o streaming dos jogos. Hoje tenho somente uma máquina com windows exclusivamente para o COD BOII e o BF3!

Compartilhar este post

Link para o post
Mesmo sabendo que não é uma solução para erradicar o windows, pelo menos pra mim é excelente, da mesma forma que tenho um computador dedicado para armazenar e fazer streaming de arquivos (NAS), posso ter um computador dedicado e escondido com windows somente para fazer o streaming dos jogos. Hoje tenho somente uma máquina com windows exclusivamente para o COD BOII e o BF3!

Como tentei dizer, esse OS nao tem o objetivo de subistituir o windows, nao rodara aplicativos de computador

O objetive dele e fazer você subistituir seu video-game, por um segundo pc rodando o SteamOS

então, em vez de você comprar um PS4 ou XOne, você compra um PC e instala o SteamOS

Compartilhar este post

Link para o post
ainda estão, você pode se escrever ate 25/10 completando essa badge: http://steamcommunity.com/my/badges/15

Todos os 300 sortudos, alem de ter acesso ao novo OS antes dos outros, inda ganharam uma maquina e um controle

http://store.steampowered.com/livingroom/SteamMachines/?l=brazilian

http://store.steampowered.com/livingroom/SteamController/?l=brazilian

Putz, eu até animava, mas esses lances de beta fechadas tem muita restrição...Mas taí, quando sair um open beta, vou instalar no pc que uso o ubuntu (aliás, ele até roda bem os jogos nativamente sem o wine).

Compartilhar este post

Link para o post
Putz, eu até animava, mas esses lances de beta fechadas tem muita restrição...Mas taí, quando sair um open beta, vou instalar no pc que uso o ubuntu (aliás, ele até roda bem os jogos nativamente sem o wine).

Nao tem restriçao nenhuma de acordo com as paginas, você tem toda a liberdade de formatar a maquina, instalar o windows, abrir a maquina e trocar o hardware, e ate modificar o controle, ta tudo descrito nas paginas que postei, inclusive que o pessoal da valve ta empolgado com as modificaçoes que os beta testers vão fazer nas maquinas!!

Compartilhar este post

Link para o post
Nao tem restriçao nenhuma de acordo com as paginas, você tem toda a liberdade de formatar a maquina, instalar o windows, abrir a maquina e trocar o hardware, e ate modificar o controle, ta tudo descrito nas paginas que postei, inclusive que o pessoal da valve ta empolgado com as modificaçoes que os beta testers vão fazer nas maquinas!!

hehehe, é que tentei entrar uma vez para o time beta do Folding@home e era um monte de condições...

Mas...

4. Você é responsável por quaisquer tarifas ou outras taxas que possam ser cobradas a você devido a sua participação no Programa Beta e/ou por receber Produtos Beta de nós. retirado lá da valve...:cool: mas vou tentar conseguir a insignia quem sabe...

Compartilhar este post

Link para o post

só vou resolvr o lance da minhha mobo, e acho que vou baixar ele. se for inux maded, como sera que roda o folding???????? :devil:

Compartilhar este post

Link para o post

Talvez tenha um bom desempenho, já que deve ser bem enxuto para funcionar somente para games...mas ainda não está disponível para baixar creio eu.

Compartilhar este post

Link para o post
hehehe, é que tentei entrar uma vez para o time beta do Folding@home e era um monte de condições...

Mas...

4. Você é responsável por quaisquer tarifas ou outras taxas que possam ser cobradas a você devido a sua participação no Programa Beta e/ou por receber Produtos Beta de nós. retirado lá da valve...:cool: mas vou tentar conseguir a insignia quem sabe...

isso quer dizer, que se você for eleito, você tera que arcar com as taxas alfandegarias, que nosso belo pais provavelmente cobrara sobre os eletrônicos, serão apenas ~60% sobre o preço que eles acharem que custa!!]

só vou resolvr o lance da minhha mobo, e acho que vou baixar ele. se for inux maded, como sera que roda o folding???????? :devil:

Como ja disse, esse OS nao tem o objetivo de subistituir o windows, e como nao vai ter ambiente grafico, nem terminal, você so vai poder rodar folding se for feita uma versao propria para o SteamOS e estiver disponivel na loja do steam

Talvez tenha um bom desempenho, já que deve ser bem enxuto para funcionar somente para games...mas ainda não está disponível para baixar creio eu.

Sim muito enxuto mesmo, nao vai ter nem o ambiente grafico (gnome) rodando de fundo, isso deixa uns 99% dos recursos livres para o jogo, mesmo nivel dos consoles dessa geraçao, da proxima nem tanto, porque colocaram tantos recursos no sistema operacional, que mesmo com 8gb de ram, 1/3 dessa memoria sera reservada para o Sistema Operacional

Compartilhar este post

Link para o post
Como ja disse, esse OS nao tem o objetivo de subistituir o windows, e como nao vai ter ambiente grafico, nem terminal, você so vai poder rodar folding se for feita uma versao propria para o SteamOS e estiver disponivel na loja do steam

eu uso folding no linux... só uso windows para jogo mesmo

Sim muito enxuto mesmo, nao vai ter nem o ambiente grafico (gnome) rodando de fundo, isso deixa uns 99% dos recursos livres para o jogo, mesmo nivel dos consoles dessa geraçao, da proxima nem tanto, porque colocaram tantos recursos no sistema operacional, que mesmo com 8gb de ram, 1/3 dessa memoria sera reservada para o Sistema Operacional

Isso é muito bacana. Com os "avanços" das bibliotecas dos ambientes graficos, está ficando mais pesado a cada dia... se não tiver essa execução "por baixo" é muito bom. no caso do KDE teriamos aí até uns 500mb de memória livre, e isso pode ser a diferença em um jogo

Compartilhar este post

Link para o post
eu uso folding no linux... só uso windows para jogo mesmo

Isso é muito bacana. Com os "avanços" das bibliotecas dos ambientes graficos, está ficando mais pesado a cada dia... se não tiver essa execução "por baixo" é muito bom. no caso do KDE teriamos aí até uns 500mb de memória livre, e isso pode ser a diferença em um jogo

bem mais que isso, hoje o minimo que um sistema operacional precisa pra rodar (kernel + drivers + ambiente grafico) ta em torno de 900mb, hoje um pc com 1 gb de ram roda liso se você nao abrir nenhum programa, so que o kernel e os drivers nao dao muito mais que 100 mb de ram

O windows 7 com todos os drivers instalados, e sem nenhum programa ocupa 1.65gb de memoria ram

Compartilhar este post

Link para o post
bem mais que isso, hoje o minimo que um sistema operacional precisa pra rodar (kernel + drivers + ambiente grafico) ta em torno de 900mb, hoje um pc com 1 gb de ram roda liso se você nao abrir nenhum programa, so que o kernel e os drivers nao dao muito mais que 100 mb de ram

O windows 7 com todos os drivers instalados, e sem nenhum programa ocupa 1.65gb de memoria ram

Meu desktop com windows 7 Home Premium ocupa 800mb de ram em "ocioso", meu laptop com Xubuntu também em "ocioso" ocupa 190mb de ram.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais