Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Mr. Freud

Dentre estes processadores, qual compensa comprar ?

Recommended Posts

Olá, este é meu primeiro post no CH e pretendo aprender muito com o pessoal aqui. Tenho uma duvida que está me matando, não consigo escolher nem definir qual dos processadores teria um melhor desempenho em minha maquina. Gostaria de uma definição completa levando em conta Durabilidade e Jogos, se possível Custo x Benefício.

AMD II x4 (3.4 Ghz)

AMD FX 4300 (3.8 Ghz)

AMD FX 6100 (3.6 Ghz)

Core i3 3220 (3.3 Ghz)

Core i3 3240 (3.4 Ghz )

No geral são esses que tenho duvida, lembrando que o foco são os jogos, mas é claro que se vocês tiverem alguma outra sugestão de processador por favor postem que eu ficaria extremamente grato. Ignorem o modelo da mobo.

Lembrando que se possível recomendações de quem já tem experiência com os processadores citados, testes no CPUBOSS não seriam de grande relevância.

Mr.Freud ( PRIMEIRO POST, RÇRÇRÇ BRBRB ) O_O

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olá, este é meu primeiro post no CH e pretendo aprender muito com o pessoal aqui. Tenho uma duvida que está me matando, não consigo escolher nem definir qual dos processadores teria um melhor desempenho em minha maquina. Gostaria de uma definição completa levando em conta Durabilidade e Jogos, se possível Custo x Benefício.

AMD II x4 (3.4 Ghz)

AMD FX 4300 (3.8 Ghz)

AMD FX 6100 (3.6 Ghz)

Core i3 3220 (3.3 Ghz)

Core i3 3240 (3.4 Ghz )

No geral são esses que tenho duvida, lembrando que o foco são os jogos, mas é claro que se vocês tiverem alguma outra sugestão de processador por favor postem que eu ficaria extremamente grato. Ignorem o modelo da mobo.

Lembrando que se possível recomendações de quem já tem experiência com os processadores citados, testes no CPUBOSS não seriam de grande relevância.

Mr.Freud ( PRIMEIRO POST, RÇRÇRÇ BRBRB ) O_O

Olha, colega, durabilidade para todos é a mesma, independentemente do modelo ou da marca, sendo que a vida útil média de um processador sem overclock é de 20 anos, sendo uma das peças do computador mais duráveis e difíceis de se estragar;

Desempenho em jogos é mais determinado pela placa-de-vídeo que pelo processador (mas evite o Athlon II X4 e FX-6100, por serem mais antigos e mais fracos, gerando possíveis gargalos), então qualquer escolha dentre os citados (com as exceções que citei) segurarão numa boa a performance, desde que você escolha uma placa-de-vídeo adequada (minha recomendação nesse caso é da Radeon HD 7790 para cima ou da GeForce GTX 650 Ti para cima, lembrando de adquirir uma boa fonte de pelo menos 400W);

Custo x benefício eu ficaria entre o Core i3-3220 e o FX-6300 (que não foi citado na sua lista - evite o FX-6100 a todo o custo).

Agora, questões relevantes que você não considerou:

Placa-mãe compatível - Os Intel Core i3 que você citou são compatíveis somente com placas-mãe Socket LGA1155, sendo que eu recomendo modelos com chipset Intel B75, pelo custo x benefício; já os AMD citados são compatíveis com placas-mãe AM3+, sendo importante verificar o suporte de BIOS no modelo de placa desejado, pois há algumas placas antigas que são AM3 (sem o "+"), incompatíveis com os FX;

Memória RAM compatível - Para esses processadores atuais há somente o suporte a memórias DDR3, sendo que eu recomendo a aquisição de dois pentes iguais de 4GB DDR3 de 1600MHz para melhor performance, ativando o dual channel, mas se estiver com orçamento apertado pode pegar dois pentes iguais de 2GB DDR3 de 1333MHz, que você já estará bem servido;

Fonte de alimentação - Um PC para jogos precisa de uma boa fonte-de-alimentação, pois para bom desempenho em jogos deve-se usar uma placa-de-vídeo potente e isso puxa uma energia considerável. Não compre qualquer porcaria que seja anunciada como "watts reais" não, pois isso é balela. Em matéria de fontes é importante pesquisar bem antes de comprar, sendo o ideal dar preferência para marcas sabidamente confiáveis, como Corsair (exceto linha VS, que é uma porcaria), OCZ, XFX, Antec, Seasonic, Zalman, Enermax, dentre outras. Para as placas que citei (Radeon HD 7790 e GeForce GTX 650 Ti) uma fonte de 400W ou 430W é mais que o suficiente, mas para placas mais parrudas (da Radeon HD 7850 e da GeForce GTX 650 Ti Boost para frente) minha recomendação é pegar uma de 500W.

E por fim, mas não menos importante: NÃO USE ESTABILIZADOR NO PC, MAS SIM UM BOM FILTRO-DE-LINHA (preferencialmente DPS, mas se achar caro pegue uma "reguinha" com pelo menos um fusível).

Boa sorte!

Compartilhar este post

Link para o post

Para jogos eu acho melhor AMD, mas destes que você citou, não escolheria nenhum deles.

Para desempenho em jogos, como o amigo Pistigrilo citou, vai fazer muita diferença também a placa de vídeo.

Eu considero que o conjunto da obra deve ser considerado, no caso de um processador AMD + uma placa de vídeo AMD Radeon, dependendo da placa-mãe é possível ativar um Hybrid Crossfire (vídeos onboard e offboard trabalhando juntos), aumentando ainda mais o desempenho em jogos.

Ahhh...

Com relação ao processador, eu partiria para modelos mais novos, soquete FM1 ou FM2.

Se tiveres um pouco de grana para investir, escolheria os A10 ou A8, se não, A6.

Compartilhar este post

Link para o post

cara desses ai o melhor é o i3 3240 , desempenho em jogo o que vai contar mais é a placa de vídeo.

o FX 6300 não estava em sua lista mas se você encontrar um mais barato que o i3 3240 ai o FX fica sendo uma melhor opção, alem do mais se o FX for colocado com uma placa-mãe que suporte overclock deixa o i3 (mesmo que com overclock tambem) no chinelo.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado a todos que me responderam, o fato é que considerei todos os comentários e citei esses processadores sabendo que deveria investir mais na placa de vídeo, e me parece uma ótima opção ficar com o FX-6300 e dar um OC nele, assim poderei ficar tranquilo. Não sei como faz mas podem fechar o post ( Closed)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais