Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida sobre amperímetro em DC


hfreitas18

Posts recomendados

Galera to com a seguinte dúvida. Trabalho com manutenção e recentemente fiz um curso de instalação elétrica residencial. Sem sombra de dúvida a corrente é uma coisa que todo técnico de informática deveria ter conhecimento vasto, facilitando assim o diagnóstico de pcs que desligam sozinhos, tem reações em diferentes tomadas e coisa do tipo. Pois bem, gostei muito do curso, simples e bem objetivo, gostaria de saber qual modelo de amperímetro é o mais indicado para medições em Corrente contínua Ex.: testar a corrente real de uma fonte, a bateria de um noobreak, até mesmo a bateria de um carro e uma moto, possuo multímetro e amperímetro em CA, sei que posso medir a corrente que determinado aparelho consome, mais como medir ou comparar uma fonte antiga da outra, qual a vida útil talvez de um noobreak, eu acho que o aparelho é esse aqui [ame=http://www.youtube.com/watch?v=Mt3GdX6rLis]Bateria de nobreak (ups) na moto - YouTube[/ame] ou semelhante a este sei que o mais indicado é o minipa gostaria de saber qual modelo, preço e onde comprar. Desde já agradeço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, acho que existe aqui uma pequena confusão....

O amperímetro serve para medir corrente, e só isto não vai lhe indicar se uma fonte é melhor que outra, e nem se uma bateria está boa ou apenas meia-boca, ou se um no-break está nas últimas....

Duas fontes podem entregar a mesma corrente, mas se você verificar a tensão com um osciloscópio, pode perceber que uma apresenta muito mais ruídos do que outra.

Da mesma maneira, uma bateria de capacidade 40Ah pode fornecer 20 A , igual a uma bateria de 100Ah, e a bateria de 100AH pode estar com problemas e não conseguir fornecer 40 A, entendeu ? você precisa saber a curva de descarga para ter uma ideia do estado delas.

E um no-break pode ligar durante 1 minuto, e a tensão da bateria cai tanto que ele desliga rapidinho. Só com o amperímetro você não consegue saber qual o problema real nele.

voce precisa de mais equipamentos, essa é a verdade....

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

entrando no tópico... para ter um teste próximo do real de corrente, que resistores vocês usam para simular carga?

eu tenho vários trafos, e fontes, sem inscrição, ou cuja característica é duvidosa, e gostaria de testar. Ouvi alguns dizerem em um resistor de 8R, outros usar um de 15R para simular carga

isso tem fundamento?

Eu tenho alguns trafos com até 4A de corrente, mas não tenho nenhum motor/equipamento que seja capaz de drenar tudo isso de carga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O valor do resistor vai depender da tensão que vai ser aplicada nele.

Por exemplo, supondo uma fonte de 12v que é dimensionada para fornecer a corrente de 3A, vamos usar um resistor que permita a passagem desta corrente, usando a velha lei de ohm.

R = 12/3 = 4 ohm

Agora, precisamos calcular a dissipação também :

P = V x I = 12 x 3 = 36 watts !!!! Vai ser um resistor de um bom tamanho !

Resumindo, tem de medir primeiro a tensão do transformador, mas saber qual é a corrente que ele foi dimensionado é outro problema, tem de começar puxando uma corrente pequena, tipo 1A, e vou trocando por valores menores de resistor, até que a tensão caia para 80% do valor original que tinha no início, aí eu dou um chute e considero essa a corrente máxima.

Mas nada substitui uma informação exata fornecida pelo fabricante...

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta mesmo, olha... pra entender mesmo realmente tenho que voltar uns anos atrás quando eu parei e pensei "eletrônica e coisa de maluco" dps de todos esses anos eu descobri o seguinte "eu estava certo" rs ja sabendo porque duas fases de 127 dá 220 ja ta de boa... rs Parabéns aos técnicos de eletrônica, valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...