Ir ao conteúdo

pergunta sobre fontes modulares

marcelo1994

Posts recomendados

Postado

O espaço onde se conecta os cabos de fontes modulares, há alguma proteção para colocar ali?:

http://www.corsair.com/pt/media/catalog/product/cache/29/image/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/c/x/cxm430_500_600_backview_2.png

Caso não seja usada nenhuma proteção, não irão ocorrer problemas por entrar poeira ali e tal, certo ?

Existem cabos para fontes modulares avulsos? pro caso de algum deles dar problema/arrebentar?

280 é um bom preço por cx500m? (loja na minha cidade)

• Membro VIP
Postado

Fontes com cabeamento modular, se pensares bem, tem alguns problemas, a saber:

1) Esse por você levantado, de acumular poeira nos seus conectores;

2) Esse por você pensado, de reposição de cabos em caso de perda ou dano. Existe como comprar reposição mas não é nada fácil;

3) Tem entretanto a vantagem de não usar o cabo, se não necessário, e desse modo desentulhar o interior de seu gabinete. Tome cuidado entretanto que se fores usar todos os cabos, essa vantagem desaparece..

4) Algumas vezes até acontece que você sequer se lembrar de onde guardou os cabos, na hora de uma expansão.. Sem dúvida estarão bem guardados..

5) Do ponto de vista puramente técnico, jamais uma fonte com cabos modulares vai ter uma melhor distribuição da energia. Sempre é um conector a mais..

Portanto, ao aderir a uma fonte com cabeamento modular, faça, mas faça com conhecimento desse tipo de informação...

Postado
Fontes com cabeamento modular, se pensares bem, tem alguns problemas, a saber:

1) Esse por você levantado, de acumular poeira nos seus conectores;

2) Esse por você pensado, de reposição de cabos em caso de perda ou dano. Existe como comprar reposição mas não é nada fácil;

3) Tem entretanto a vantagem de não usar o cabo, se não necessário, e desse modo desentulhar o interior de seu gabinete. Tome cuidado entretanto que se fores usar todos os cabos, essa vantagem desaparece..

4) Algumas vezes até acontece que você sequer se lembrar de onde guardou os cabos, na hora de uma expansão.. Sem dúvida estarão bem guardados..

5) Do ponto de vista puramente técnico, jamais uma fonte com cabos modulares vai ter uma melhor distribuição da energia. Sempre é um conector a mais..

Portanto, ao aderir a uma fonte com cabeamento modular, faça, mas faça com conhecimento desse tipo de informação...

não entendi o nº 5: a energia fornecida por fontes modulares é de menos qualidade que a de fontes não modulares (considerando mesmo modelos, tipo cx500m e cx500)???

Então, citado esses problemas, não é vantajoso comprar a fonte cx500m modular? mesmo o preço dela, na minha cidade, estando mais baixo que as fontes não modulares nas lojas da internet(brasil)? e ainda há a possibilidade de parcelar o preço a vista

Postado
não entendi o nº 5: a energia fornecida por fontes modulares é de menos qualidade que a de fontes não modulares (considerando mesmo modelos, tipo cx500m e cx500)???

Os dizeres do Faller não permitem tal dedução. O que foi dito é que nunca será melhor na distribuição da energia; também não será pior. Eventualmente pode ser causa de algum problema de contato. Se compensa ou não optar por modular, é questão inteiramente subjetiva. Uma fonte bem dimensionada geralmente não terá muitos cabos sobrando. Aqui na minha sobram os IDE e o floppy, sendo que esse último já devia ter sido abolido faz tempo.

• Membro VIP
Postado

Fonte com cabeamento modular, na enorme maioria dos casos, é só grana posta fora...

Mas é um modismo e como tal respeito..

Do ponto de vista daquilo que falei no item 5, o Kayke já respondeu muito bem..

Mas imagine um fio, sem interrupção nenhuma, sem emendas, nada, direto, na tarefe de distribuição da energia. Ele sempre será mais eficaz, melhor que qualquer outro que no meio tenha uma emenda, uma interrupção, um par de conector macho-fêmea, por melhor que seja esses conectores eles jamais superarão, na tarefa específica de distribuir energia, que o fio direto..

A diferença pode até mesmo ser muito pouco significativa, assim como nada significativo é o ganho que se tem numa fonte com cabeamento modular aonde se usa todos ou quase a totalidade dos cabos..

Basta ser prático para analisar...

Postado

É, eu estava observando aqui quantos conectores eu terei de usar e, realmente, terei de usar todos ;/

Mas a cx500m que encontrei aqui está muito barata, acho melhor pagar 270~280 nela do que pagar 260+frete na CX500 não modular em lojas online, né ? também tem a vantagem da garantia de 1 ano direto com a loja, sem aquela preocupação com frete e tal.

Mas faller, me diga, o fato de existir uma emenda macho/femea entre os fios da fonte prejudicam o que ? aumenta o ruído? oscilação? diminui a vida útil?...

• Membro VIP
Postado

É como falei.. De modo purista jamais uma fonte modular será melhor, do ponto de vista da distribuição de energia, do que a mesma fonte com cabeamento fixo..

Cada conector, se olhado microscopicamente, não fará contato molecular com seu par. Será um mero contato físico e nunca a nível molecular.

A resistência desse contato a passagem de corrente será sempre maior que se um fio contínuo fosse..

Note que sempre que se insere um conector no meio de um fio, se estabelece 3 pontos de stress da conectividade..

1) No ponto em que um fio da fonte se une com o conector que vai no gabinete da mesma;

2) No contato físico entre o conector fêmea e o conector macho do cabo modular;

3) Na ligação desse conector macho com o fio do chicote modular;

Claro, todas essas ligações, menos aquele do contato entre um conector e outro, podem ser soldadas o que melhora muito.. Mas geralmente uma ou outra é simplesmente crimpada (fio apertado pelo conector) ..

Se a resistência total de contato for elevada, pelo uso de conectores ruins, solda mal feita, pouca pressão na conexão macho fêmea, a resistência elétrica total resultante poderá provocar queda de tensão sobre a mesma, aquecimento, perda de energia por calor etc e tal..

Certo que com uso de bons conectores essas perdas são minimizadas e se tornam insignificantes, nada preocupantes.. Já falei.. Nada preocupantes.. SNa minha cabeça a adoção de cabeamento modular em uma fonte, quando tens de usar todos os cabos, é o equivalente a gastares uma grana para pagar um seguro que cobre essa sua fonte contra defeitos derivados de colisão da mesma com (chupa essa!!!) uma nave espacial...

Se pergunte, de que vale cabeamento modular se tiveres de usar todos os cabos????

Que vantagem Maria leva???

Corre-se o risco de:

- Perder um ou outro cabo;

- Esquecer aonde guardou o cabo na hora em que necessitar dele, se não usar todos de cara;

- De danificar um ou outro cabo;

- Te de pagar mais caro pela exata mesma fonte, só por causa do cabeamento.

Tudo isso para poder dizer que tem uma fonte com cabeamento semi-modular..

A única vantagem é poder dizer isso...

Respeito quem assim define sua fonte, mas continuo achando que na maioria absoluta dos casos é grana posta fora...

Para aqueles defensores de que organiza melhor o gabinete, que permite melhor refrigeração do mesmo, só tenho a dizer: A tarefa, o exercício de bem distribuir os cabos de alimentação dentro de um PC é uma arte, e como tal deve ser incentivada e aplaudida..

Postado

É, entendi teus pontos, mas acho que vou acabar pegando ela, não pra dizer q tenho fonte modular, mas sim porque ela está o mesmo preço que uma normal na internet, podendo pegar direto na loja, no mesmo instante em que pago, garantia direto na loja (1 ano)... se for considerar apenas valores, tanto a modular (na minha cidade) quanto a não modular (na internet) vou gastar o mesmo.

• Membro VIP
Postado
É, entendi teus pontos, mas acho que vou acabar pegando ela, não pra dizer q tenho fonte modular, mas sim porque ela está o mesmo preço que uma normal na internet, podendo pegar direto na loja, no mesmo instante em que pago, garantia direto na loja (1 ano)... se for considerar apenas valores, tanto a modular (na minha cidade) quanto a não modular (na internet) vou gastar o mesmo.

Sábia decisão..

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!