Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Radeon R9 270X - Review da placa


Dieg@o

Posts recomendados

Bom dia gente, tenho uma placa de vídeo MSI Radeon 270X e estou com um problema no PC e acredito que seja por causa do driver da placa de vídeo ou por causa da própria placa, pois quando eu instalo o driver da placa, se eu reiniciar o PC, quando o Windows vai inicializar, a imagem do monitor fica totalmente preta, algumas vezes ficou azul. Pro computador voltar ao normal, tive que entrar no windows pelo modo de segurança e desinstalar o driver de vídeo, e depois que reiniciei o windows voltou a funcionar normalmente.

 

- Já formatei, pensando que o problema era o windows, mas não é.

- meu cabo HDMI já foi testado e está funcionando perfeitamente.

- Meu monitor é novinho, já foi testado também, pois é um monitor TV, o menu dele funciona normalmente.

 

Configuração:

 

Processador AMD FX-8320 Vishera 3.5 GHz

 

Placa-mãe Gigabyte GA 78LMT-USB3

 

Placa de vídeo MSI Radeon R9 270X, 2GB GDDR5, 256 bits

 

(2x) 4GB HyperX Kingston 1600 MHz

 

HD Western Digital 1 TB Sata 3

 

Windows 7 Professional 64 bits

 

Fonte EVGA 600B

 

Outra coisa, eu instalo o driver pelo CD, e o programa AMD Gaming Evolved avisa que existe uma versão mais recente do driver, que seria a  versão 14.12, porém, quando eu fui no site da AMD pra baixá-la, acabou baixando a versão 8.01.01.1443, e mesmo quando eu fui baixar a versão 14.11.2, que seria a anterior, baixou a versão 8.01 também, e o Windows chegou a instalar uma versão diferente do driver, que provavelmente é uma mais antiga, e o problema persistiu.

Tive o mesmo problema com a mesma placa da MSI e utilizo a mesma placa mãe, reinstalei o windows 2 vezes, coloquei vários drives diferentes, testei em outros pcs e não adiantava, sempre q ia iniciar o windows depois de instalar o drive o pc travava, também mandei para a assistência e estou esperando a resposta da kabum. 

 

 

Editado: 11/02/2015, A loja cancelou a compra da placa e devolveu o dinheiro como credito na própria loja, como não quero mais dor de cabeça comprei outra e paguei a diferença, mas acredito q se pedir eles depositam o dinheiro na conta.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza, vou verificar essas duas coisas, a parte da fonte eu acho meio improvável, porque fazem mais de 7 meses mais ou menos que eu uso esse PC, e nunca mexi em conexão nenhuma e o problema é recente, vou verificar a Bios, mas vou dar uma olhadinha na conexão com a fonte sim, eu aviso se resolver o problema, valeu cara.

Você não havia mencionado que o problema era recente. Eu que jogo praticamente apenas BF4, e observo muito os frames, noto que as vezes um driver mais recente tem desempenho inferior. É uma das tristezas que venho enfrentando nessa minha primeira experiência com a AMD. Mas ainda é uma placa razoável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Galera.

 

Gostaria da opinião e ajuda de vocês.

Comprei em abril do ano passado uma R9 270x XFX 2gb - Modelo CDFC - no Kabum! Até umas duas semanas atrás a placa vinha funcionando perfeitamente bem, mas de uns dias para cá (depois dessa época feia de calor) vem esquentando muito e tendo queda de FPS em alguns jogos. Já cheguei a medir temperaturas em 103ºC, mas a média fica lá pelo 85-90ºC. Não sei se isso acontecia antes pois nunca medi e nunca havia reparado. Andei pesquisando na net e fiquei mais confuso porque a maioria diz que as temperaturas estão altas, porém li alguns dizendo que a 270X esquenta muito.

 

Minha Configuração:

 

Processador AMD FX-6300 (Cooler CM Hyper TX3 EVO)

Placa-mãe ASUS M5a97 LE

Placa de Vídeo R9 270x XFX 2gb - CDFC

Memória Corsair 1x 8gb DDR3 1333mhz

2 HDD Seagate e Samsung

Fonte Corsair CX500

Gabinete CM Elite 311 (Péssima refrigeração)

Driver de Video Catalyst 14.12

 

Fiz alguns registros e testes com jogos com algumas idéias que tive usando os programas HW Monitor, MSI Afterburner e GPU-Z.

 

Primeiro umas imagens do GPU-Z com o pc em idle e uso de internet.

post-753670-0-33094200-1422847403.gif post-753670-0-39711300-1422847402_thumb.

 

Comecei com o jogo que atingi as temperaturas mais altas antes, o Planet Explorers da Steam. Testei sem o MSI Afterburner configurado para controlar as FANS, com o MSI e com a lateral aberta e um ventilador grande assoprando lá dentro. Mas mesmo assim obtive temperaturas altas.

 

Só o PC rodando o jogo e o HW Monitor registrando o jogo. Máxima de 93ºC

post-753670-0-37008700-1422847528_thumb.

 

Depois abri o MSI Afterburner e topei a FAN em 98%. Máxima de 94ºC no MSI e 95ºC no HW Monitor.

post-753670-0-77498800-1422847531_thumb.

 

Depois liguei o ventilador quase lá dentro da CPU mas continuou esquentando. 97ºC. No Planet Explorers tentei até baixar a resolução para a pior possivel e mesmo assim ainda tive queda de FPS e altas temperaturas.

post-753670-0-52234300-1422847535_thumb.

post-753670-0-07502900-1422848438_thumb.

 

Mais tarde tentei jogar um pouco de BF4 para ver o que dava e novamente temperaturas altas mas não tanto quanto o Planet Explorers. Dessa vez configurei o FAN control do MSI Aferburner para entrar em ação logo que as temperaturas da GPU chegassem a 40ºC. Não adiantou muita coisa. Chegou a 80ºC. (Lembrando que o Planet Explorers estava pesando muito mais a GPU. 

post-753670-0-19245100-1422848258_thumb.

 

Então suspeitei que o PC inteiro poderia estar muito quente por causa do gabinete de fluxo de ar ruim. Mas quando fui olhar no HW Monitor o meu processador nunca passou de 37ºC e em idle e internet ele tem ficado bem baixa a temperatura. O ventilador fez muita diferença para abaixar mais a temperatura do processador, chegando a 16ºC de mínima e mantendo bem baixa. Ali a temp máxima da placa de video estava 42ºC porque não estava usando o HW Monitor antes de tirar essa print.

post-753670-0-28424800-1422848673_thumb.

 

Não sei mais o que fazer. Tirei a placa. Assoprei com um secador a frio as FANS e os dissipadores sem desmontar a placa. Também não estava tão empoeirada assim. Meu gabinete não é bagunçado, fiz o cable managment diretinho.

post-753670-0-35816900-1422848903_thumb.

 

 

Estou na dúvida se tento usar a garantia do Kabum, se tento tocar a pasta térmica da GPU ou se não faço nada (no caso de temperaturas normais). Será melhor tentar entrar em contato com a XFX e relatar o problema pedindo uma troca de placa? O que fazer? No caso de uso de garantia alguém tem alguma dica para o serviço no Kabum ou na XFX?

 

Se puderem me ajudar ficarei grato.

 

PS: Jogando GTA IV tive umas temperaturas altas e quedas de FPS.

 

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá Galera.

 

Gostaria da opinião e ajuda de vocês.

Comprei em abril do ano passado uma R9 270x XFX 2gb - Modelo CDFC - no Kabum! Até umas duas semanas atrás a placa vinha funcionando perfeitamente bem, mas de uns dias para cá (depois dessa época feia de calor) vem esquentando muito e tendo queda de FPS em alguns jogos. Já cheguei a medir temperaturas em 103ºC, mas a média fica lá pelo 85-90ºC. Não sei se isso acontecia antes pois nunca medi e nunca havia reparado. Andei pesquisando na net e fiquei mais confuso porque a maioria diz que as temperaturas estão altas, porém li alguns dizendo que a 270X esquenta muito.

 

Minha Configuração:

 

Processador AMD FX-6300 (Cooler CM Hyper TX3 EVO)

Placa-mãe ASUS M5a97 LE

Placa de Vídeo R9 270x XFX 2gb - CDFC

Memória Corsair 1x 8gb DDR3 1333mhz

2 HDD Seagate e Samsung

Fonte Corsair CX500

Gabinete CM Elite 311 (Péssima refrigeração)

Driver de Video Catalyst 14.12

 

Fiz alguns registros e testes com jogos com algumas idéias que tive usando os programas HW Monitor, MSI Afterburner e GPU-Z.

 

Primeiro umas imagens do GPU-Z com o pc em idle e uso de internet.

attachicon.gifGPU-Z.gif attachicon.gifGPU-Z - Idle e Uso da Internet.gif

 

Comecei com o jogo que atingi as temperaturas mais altas antes, o Planet Explorers da Steam. Testei sem o MSI Afterburner configurado para controlar as FANS, com o MSI e com a lateral aberta e um ventilador grande assoprando lá dentro. Mas mesmo assim obtive temperaturas altas.

 

Só o PC rodando o jogo e o HW Monitor registrando o jogo. Máxima de 93ºC

attachicon.gifTemperatura - Planet Explorers - 18h29 - 01.02.2015.jpg

 

Depois abri o MSI Afterburner e topei a FAN em 98%. Máxima de 94ºC no MSI e 95ºC no HW Monitor.

attachicon.gifTemperatura - Planet Explorers - 18h36 - 01.02.2015.jpg

 

Depois liguei o ventilador quase lá dentro da CPU mas continuou esquentando. 97ºC. No Planet Explorers tentei até baixar a resolução para a pior possivel e mesmo assim ainda tive queda de FPS e altas temperaturas.

attachicon.gifTemperatura - Planet Explorers - 18h42 - 01.02.2015.jpg

attachicon.gifVentilador Refrigerando o PC 2.jpg

 

Mais tarde tentei jogar um pouco de BF4 para ver o que dava e novamente temperaturas altas mas não tanto quanto o Planet Explorers. Dessa vez configurei o FAN control do MSI Aferburner para entrar em ação logo que as temperaturas da GPU chegassem a 40ºC. Não adiantou muita coisa. Chegou a 80ºC. (Lembrando que o Planet Explorers estava pesando muito mais a GPU. 

attachicon.gifTemperatura - BF4 - 00h57 - 02.02.2015.jpg

 

Então suspeitei que o PC inteiro poderia estar muito quente por causa do gabinete de fluxo de ar ruim. Mas quando fui olhar no HW Monitor o meu processador nunca passou de 37ºC e em idle e internet ele tem ficado bem baixa a temperatura. O ventilador fez muita diferença para abaixar mais a temperatura do processador, chegando a 16ºC de mínima e mantendo bem baixa. Ali a temp máxima da placa de video estava 42ºC porque não estava usando o HW Monitor antes de tirar essa print.

attachicon.gifTemperatura - Tentando resfriar com Ventilador - 18h42 - 01.02.2015.jpg

 

Não sei mais o que fazer. Tirei a placa. Assoprei com um secador a frio as FANS e os dissipadores sem desmontar a placa. Também não estava tão empoeirada assim. Meu gabinete não é bagunçado, fiz o cable managment diretinho.

attachicon.gifGabinete.jpg

 

 

Estou na dúvida se tento usar a garantia do Kabum, se tento tocar a pasta térmica da GPU ou se não faço nada (no caso de temperaturas normais). Será melhor tentar entrar em contato com a XFX e relatar o problema pedindo uma troca de placa? O que fazer? No caso de uso de garantia alguém tem alguma dica para o serviço no Kabum ou na XFX?

 

Se puderem me ajudar ficarei grato.

 

PS: Jogando GTA IV tive umas temperaturas altas e quedas de FPS.

 

Valeu.

 

Mesmo sem ninguém responder acabei enviando direto para o Kabum! antes que a garantia expirasse. Deve chegar lá essa semana. Para tapar o buraco tinha uma 9800GT da XFX que usei durante muito tempo mas que tinha parado de funcionar. Testei a 9800 e estava dando artefatos e reiniciando o PC. Dei uma pesquisada aqui e pela net e achei o mito da placa de vídeo no forno. Botei ela para assar e ficou perfeita. Usarei até a R9 270X voltar. 

 

Mesmo em jogos a 9800GT não passa de 66ºC enquanto a R9 270X estava mantendo uma média de 93ºC. Acho que fiz bem em enviá-la para a garantia.

 

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesmo sem ninguém responder acabei enviando direto para o Kabum! antes que a garantia expirasse. Deve chegar lá essa semana. Para tapar o buraco tinha uma 9800GT da XFX que usei durante muito tempo mas que tinha parado de funcionar. Testei a 9800 e estava dando artefatos e reiniciando o PC. Dei uma pesquisada aqui e pela net e achei o mito da placa de vídeo no forno. Botei ela para assar e ficou perfeita. Usarei até a R9 270X voltar. 

 

Mesmo em jogos a 9800GT não passa de 66ºC enquanto a R9 270X estava mantendo uma média de 93ºC. Acho que fiz bem em enviá-la para a garantia.

 

Valeu.

 

mas por quanto tempo você deixou ela no forno?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas por quanto tempo você deixou ela no forno?

 

Cara.

 

Aqueci o forno até 180ºC mais ou menos (meu forno é elétrico) por uns dez minutos. Depois coloquei a placa no forno por uns 6 minutos exatos. Fiquei com medo de derreter alguma parte plástica da placa ou estourar algum capacitor. Depois foi só remontar e está funcionando que é uma beleza.

 

Fiz umas bolinhas de papel alumínio para servir de apoio e não deixar a placa encostar na travessa de metal coberta com papel alumínio, para não correr o risco de estragar qualquer coisa.

 

post-753670-0-25853100-1423714142_thumb.

 

post-753670-0-54698100-1423714143_thumb.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não achei o vídeo do Rbuass falando sobre isso, mas esse lance de colocar placas no forno funcionar é devido a alguma solda das mesmas que foi mal feita ou está com problemas. Com esse aquecimento do forno, essa solda "se derrete" e volta para a posição normal que deveria estar.

Tá, a explicação que eu dei foi bem lixo perto do que o Ronaldo falou, mas é um resumo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comprei minha R9 270x XFX 4 gb, mas estava gargalando um pouco no crysis 3 e bf4 no máximo de resolução 1080p, decidi investi em um sistema melhor de refrigeração, como watercooler para o processador, e 7 fans no gabinete, e também optei por um gabinete com boa circulação de ar, pois essa placa esquenta muito... apos essas modificações percebi que os jogos estavam rodando bem melhor, mas ainda não estava legal, resolvi trocar minha placa mãe da lenovo, por uma gigabyte... melhorou muito! ficou impressionante os jogos... ainda não sei como avaliar os fps, se alguém puder me informar qual é o melhor programa? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comprei minha R9 270x XFX 4 gb, mas estava gargalando um pouco no crysis 3 e bf4 no máximo de resolução 1080p, decidi investi em um sistema melhor de refrigeração, como watercooler para o processador, e 7 fans no gabinete, e também optei por um gabinete com boa circulação de ar, pois essa placa esquenta muito... apos essas modificações percebi que os jogos estavam rodando bem melhor, mas ainda não estava legal, resolvi trocar minha placa mãe da lenovo, por uma gigabyte... melhorou muito! ficou impressionante os jogos... ainda não sei como avaliar os fps, se alguém puder me informar qual é o melhor programa? 

FRAPS serve pra isso..

 

Ou o MSI Afterburner, pra um diagnóstico mais completo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Boa Noite galera

 

Eu tenho uma Vapor-X 2GB 256bits

 

Qual a temperatura aceitavel dela em full-load em games mais pesados ? Tipo o Dragon Age Inquisition, eu estava jogando ele e fica na casa dos 70/75º a placa os outros games fica na média de 69/71º com configurações no ultra, como eu jogo com o gabinete aberto percebo um ar quente saindo dela, normal claro, mas qual a temperatura que eu devo me preocupar ? E outra coisa. seria recomendado trocar a pasta termica que vem de fabrica nela ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Noite galera

 

Eu tenho uma Vapor-X 2GB 256bits

 

Qual a temperatura aceitavel dela em full-load em games mais pesados ? Tipo o Dragon Age Inquisition, eu estava jogando ele e fica na casa dos 70/75º a placa os outros games fica na média de 69/71º com configurações no ultra, como eu jogo com o gabinete aberto percebo um ar quente saindo dela, normal claro, mas qual a temperatura que eu devo me preocupar ? E outra coisa. seria recomendado trocar a pasta termica que vem de fabrica nela ?

Opa, beleza cara?

Eu tenho a R9 270X Hawk da MSI, a minha também chega às vezes em 75Cº, preocupante não é, tá normal, mas bom mesmo pra não prejudicar a vida útil da VGA seria aumentar a ventilação dela, eu uso o MSI Afterburner, nele você aumenta as RPM conforme a placa vai esquentando, tipo 65Cº seria uma temp. ideal, mas nem sempre se consegue essas temp.

Você já reparou se esta temperatura de 75Cº não é o pico, porque se só chega às vezes em 75Cº mais tranquilo ainda, eu gosto de usar o HW Monitor para medir as temps, ele marca o máx que a placa chegou, mas resumindo fica tranquilo, nada de errado, qualquer coisa só pedir!

Ahh, e nem mexe na pasta, as vgas usam uns adesivos térmicos nos chips e pasta na GPU, nem mexe nisso por enquanto, sem necessidade!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha Sapphire R9 270X Dual-X tá em 25ºC com o fan em 20%, em Idle. Em Full-Load não sei quanto chega, mas não deve ter nunca passado de 60.

Sim, mas também depende da temperatura ambiente, e em full acho difícil não passar de 60Cº forçando a placa num jogo pesado, a não ser que configure as ventoinhas para trabalharem em 100% das RPM quando esquenta um pouco a placa, porque no meu caso se eu deixar como padrão as ventoinhas a placa chega em 75Cº e as ventoinhas não trabalham 100%, mas essa temp. seria o pico e não temp. constante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, mas também depende da temperatura ambiente, e em full acho difícil não passar de 60Cº forçando a placa num jogo pesado, a não ser que configure as ventoinhas para trabalharem em 100% das RPM quando esquenta um pouco a placa, porque no meu caso se eu deixar como padrão as ventoinhas a placa chega em 75Cº e as ventoinhas não trabalham 100%, mas essa temp. seria o pico e não temp. constante.

Olha, pelo breve momento que usei Windows (logo após comprar a placa) pude ver que mesmo quando a GPU estava com 100% de uso no BF3 as ventoinhas não passavam de 40%, mesmo com overclock. E mesmo eu morando no RS as temperaturas aqui estavam altas mês passado, na casa dos 30ºC. Não sei explicar isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, pelo breve momento que usei Windows (logo após comprar a placa) pude ver que mesmo quando a GPU estava com 100% de uso no BF3 as ventoinhas não passavam de 40%, mesmo com overclock. E mesmo eu morando no RS as temperaturas aqui estavam altas mês passado, na casa dos 30ºC. Não sei explicar isso.

Pois é, mas você reparou qual temperatura a VGA chegava no jogo, acho que teria que chegar numa temperatura bem crítica pra fazer as ventoinhas chegarem a 100%, mas eu uso o MSI Afterburner, aí pode configurar conforme sobe a temp. faz as ventoinhas subir a RPM, por exemplo: 30Cº=30% (ventoinhas), 60Cº=60%, ou como você preferir ajustar, é bem útil esse programa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AmarildoJr cara, a minha vem de fábria com gpu 1120 e  memória1400, vi um cara falando que usa outros valores aí e resolvi questionar voCês kkk Por eu ando tendo um problema de queda de fps há mt tempo, mas acredito que não seja da placa. 

Enfim, deixa eu perguntar,  a minha tela já piscou duas vezes e apareceu a seguinte mensagem: o driver de vídeo amd parou de responder e se recuperou com exito, você sabe o que pode ser?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AmarildoJr cara, a minha vem de fábria com gpu 1120 e  memória1400, vi um cara falando que usa outros valores aí e resolvi questionar voCês kkk Por eu ando tendo um problema de queda de fps há mt tempo, mas acredito que não seja da placa. 

Enfim, deixa eu perguntar,  a minha tela já piscou duas vezes e apareceu a seguinte mensagem: o driver de vídeo amd parou de responder e se recuperou com exito, você sabe o que pode ser?

Há certos fabricantes que fazem um pequeno OverClock já na fábrica :)

Olha, eu só vi esse erro quando usava NVIDIA, e no Windows. Quando parti para AMD nunca mais vi esse erro. Mas procura por "microsoft fix video driver has stopped and recovered" que você vai achar uma página no site da Microsoft que promete arrumar esse erro. Pra mim resolveu só um pouquinho porque a minha placa estava morrendo (até porque a teoria é de que esse erro só aconteça em placas que tem algum defeito), mas já vi gente dizendo que resolveu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AmarildoJr cara, a minha vem de fábria com gpu 1120 e  memória1400, vi um cara falando que usa outros valores aí e resolvi questionar voCês kkk Por eu ando tendo um problema de queda de fps há mt tempo, mas acredito que não seja da placa. 

Enfim, deixa eu perguntar,  a minha tela já piscou duas vezes e apareceu a seguinte mensagem: o driver de vídeo amd parou de responder e se recuperou com exito, você sabe o que pode ser?

Cara isso pode acontecer caso você tenha atualizado o driver da placa e talvez não tenha feito uma instalação limpa, ei já atualizei e fiz downgrade  dos drivers várias vezes, vou explicar como faço minha instalação do driver: primeiro vou em gerenciar (botão direito do mouse sobre "computador" no iniciar, aí gerenciador de dispositivos, aí adaptadores de vídeo, aí clica na tua vga que aparece ali, e vai em desinstalar, aí vai reiniciar e tal, aí você ve se aparece "!" no adaptador de vídeo, quer dizer que desinstalou, aí você usa o CCleaner e vai em limpar registro, corrigir os erros... Aí sim você baixa o último driver: Omega 14.12, no site da AMD.

Creio que isso possa resolver seu problema, e se souber fazer isso que falei ou já tiver feito, favor desconsiderar o passo a passo hehe.

Quanto a tela piscar tive isso no começo quando minha VGA era nova, mas era o driver, só não falava que o driver parou de funcionar, na minha R9 270X Hawk MSI estou usando o 14.12 e funciona bem, quedas de fps tenho bastante no Far Cry 3, e outros jogos também às vezes dão uma travadinha de nada, no começo não me conformava, mas agora não me preocupo porque umas quedas leves de fps é normal, só não pode travar direto, aí tem algo errado; mas qualquer coisa pode pedir que vou tentar ajudar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, o que eu penso é o seguinte, quando comprei a placa, comprei uma fonte da corsair novinha em folha, mas a placa mãe, processador e a memória são velhas, e meu hd vive dando 100% aqui no windows 8.1, eu acho que a queda de fps pode ser por algum desses elementos, já estou com planos de trocar placa mãe e processador. Vou ver se levo minha VGA para casa de um amigo testar em alguns jogos e vê se da problema, conforme for já procuro a garantia da ASUS.

 

Mas eu espero de coração que não seja a vga, nem a fonte. porque elas não têm nem 6 meses de uso. Meu processador é um i5 650 3.2 e vou tentar vender junto com minha mob pra minha mãe  kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...