Ir ao conteúdo

Processador aumenta FPS de jogos ?

fylypy

Posts recomendados

Postado

é o seguinte pessoal, Comprei uma placa de video muito boa mes passado (nvidia GeForce GTX 650) e meus jogos melhoraram o desempenho um pouco,mas nao muito...meu FPS nao passa dos 40, e meu processador é um Inter Pentium Dual E1240 1.6 GHz,que Por sinal é mt fraco,e por ele ser fraco meus jogos ainda estão dando lag e travadas e o FPS nao aumenta nem com o Game Booster...então queria saber se comprando um processador mais forte meu FPS aumentará pra melhor ? agradeço desde já.:)

Postado

Bem provavelmente sim , porque esse processador realmente é meio fraco.

Agora se quiser provas mais profundas , deixa o MSI AfterBurn ou qualquer programa que mostra o uso da GPU , muito provavelmente voce vai ver que o uso nao chega em 99% nem em jogos bem pesados , isso quer dizer que o processador está limitando a GPU (Claro retirando casos em que o driver está com problemas em relação a jogo em questao ou o jogo está com problemas).

• Coordenador
Postado

Provavelmente você está tendo um gargalo bem forte. Seu processador não suporta manter a performance alta para a placa de vídeo.

Um bom upgrade provavelmente melhorará bastante os seus FPS e acabará com as travadas.

Postado

Depende, no caso dele realmente o processador ta sendo um limitador e tanto. No entanto para jogos o desempenho é comandado pela placa de video. Creio que no caso dele a troca do processador para um i5 ou até mesmo um i3 vá resolver os problemas com jogos. Mais do que isso, não! Se tua intenção for só games.

Postado
Depende, no caso dele realmente o processador ta sendo um limitador e tanto. No entanto para jogos o desempenho é comandado pela placa de video. Creio que no caso dele a troca do processador para um i5 ou até mesmo um i3 vá resolver os problemas com jogos. Mais do que isso, não! Se tua intenção for só games.

Mas a diferença de um pentium dual core 1.6 para um i5 ou i3 é brutal.... não tem nem como comparar... para ter uma ideia, um i3 de 3ghz deve ser pelo menos uma 3 vezes mais rápido do que o esse pentium dual core de 1.6ghz...

Dependendo da placa mãe, eu acho que vale a pena dar uma olhada nos core 2 duo e8400... no mercadolivre estão vendendo ele na faixa de 130,00 já com frete incluso... ele overclocado em uns 3,6ghz fica com um desempenho proximo ao do I3 com 3ghz...

Postado

Sim, a diferença é monstruosa. Se está havendo limitação de FPS om certeza é gargalo do processador. Um i3 já daria um boost monstruoso em seu PC. Já com o i5 você ficaria "tranquilo" com relação a games por muito tempo, bastando apenas trocar a GPU quando a tua já tivesse queimado toda a lenha, que ainda daria pro gasto por mais uns 2 anos. Sem contar que você ja teria uma placa mãe com socket atual, caso mais pra frente quisesse trocar a CPU. Eu recomendo um i3 se teu orçamento for baixo. Core 2 Duo, não creio que va valer a pena, pois se não me engano utiliza socket LGA775, que já estão mortos.

Postado
Sim, a diferença é monstruosa. Se está havendo limitação de FPS om certeza é gargalo do processador. Um i3 já daria um boost monstruoso em seu PC. Já com o i5 você ficaria "tranquilo" com relação a games por muito tempo, bastando apenas trocar a GPU quando a tua já tivesse queimado toda a lenha, que ainda daria pro gasto por mais uns 2 anos. Sem contar que você ja teria uma placa mãe com socket atual, caso mais pra frente quisesse trocar a CPU. Eu recomendo um i3 se teu orçamento for baixo. Core 2 Duo, não creio que va valer a pena, pois se não me engano utiliza socket LGA775, que já estão mortos.

Pior é que se comprar uma placa no socket 1155, também estará comprando um socket morto(não estou dizendo que ruim), apesar de ser mais atual, até porque a novidade agora é o 1150.... claro tudo depende de quando que sem para gastar.... uma pena que os processadores intel não baixam o preço nem a pau... só quando estão muito velhos e olhe lá...

Ahhh... Eu sugeri o core 2 duo e8400 como um upgrade rápido, barato... isso se o colega não precisar trocar de placa mãe... se tiver que trocar de placa mãe.... esquece essa opção e parta para um kit novo como os que os colegas sugeriram... pode ser I3 ou I5 ou mesmo os amd FX 6300 e 8320 ...

Postado

Pior que tá tb, e no meu caso nem possibilidade de upgrade tenho mais... :P Por outro lado também quando realmente precisar de um up no processador, até o 1150 já vai estar morto rsrs

O padrão das coisa mudam muito rápido.

• Coordenador
Postado
Pior que tá tb, e no meu caso nem possibilidade de upgrade tenho mais... :P Por outro lado também quando realmente precisar de um up no processador, até o 1150 já vai estar morto rsrs

O padrão das coisa mudam muito rápido.

Você compra um processador com um soquete que acabou de sair imaginando upgrades futuros.

Passam-se 3 anos e quando você pensa em trocá-lo pelo mais potente de mesmo soquete você desiste, já que os do soquete mais novo que acabou de sair são muito mais potentes que o máximo que o seu pode chegar. Normal hoje em dia :P A tendência é encurtar cada vez mais esse ínfimo espaço de tempo.

Eu recomendaria ao autor do tópico partir logo pra um i3 ou i5 de soquete novo com uma boa placa-mãe ou um AMD atual, também com uma placa de boa qualidade. Melhor investir mais agora e ter computador por muito tempo sem precisar gastar. Se investir no Core2Duo, já estará comprando um processador "morto" que logo já não será capaz de nada, talvez em um ano ou dois.

Postado
Você compra um processador com um soquete que acabou de sair imaginando upgrades futuros.

Passam-se 3 anos e quando você pensa em trocá-lo pelo mais potente de mesmo soquete você desiste, já que os do soquete mais novo que acabou de sair são muito mais potentes que o máximo que o seu pode chegar. Normal hoje em dia :P A tendência é encurtar cada vez mais esse ínfimo espaço de tempo.

Eu recomendaria ao autor do tópico partir logo pra um i3 ou i5 de soquete novo com uma boa placa-mãe ou um AMD atual, também com uma placa de boa qualidade. Melhor investir mais agora e ter computador por muito tempo sem precisar gastar. Se investir no Core2Duo, já estará comprando um processador "morto" que logo já não será capaz de nada, talvez em um ano ou dois.

Exato! o 1155 ta morto, mas ainda tá "fresco" o cadáver, o 755 tá morto, enterrado e putrefato!!! rsrs

Mas vamos la: a recomendação é ele comprar um i3 ou um i5 1150. Mas mesmo que a grana esteja curta, e/ou ele não consiga encontrar em sua região/cidade (como foi meu caso) a preço acessível e ir de 1155 mesmo, se ele montar um i3, ainda terá um bom upgrade para fazer futuramente, por um i7 (que creio eu deva dar uma boa caida de preço até lá).

Mas sinceramente, eu nunca compro placa mãe pensando em fazer upgrades futuros de processador, quando sinto a necessidade de trocar é o kit todo. Até porque eu costumo ficar no minimo 4 anos com o mesmo kit. Só faço upgrade quando o desempenho ganho for mais de 50% do que meu hardware antigo.

Postado

Já que você investiu em uma boa GPU e esqueceu os outros componentes, pode tentar overclock nesse Pentium aí.

Obs: Não é E2140? http://ark.intel.com/products/29738/

Faltou você especificar sua placa-mãe, fonte, memória... e dependendo qual for sua MoBo, poderia até investir em um novo processador (não necessariamente atual, sendo que tem um pentium/socket antigo e isso seria impossível).

Exato! o 1155 ta morto, mas ainda tá "fresco" o cadáver, o 755 tá morto, enterrado e putrefato!!! rsrs

Tem processador com socket 755 ou 775 que dão show ainda, mesmo sendo ultrapassados mas suportariam sem problema placas como a GTX 650.

Você realmente podia investir em novo processador, placa-mãe etc... já que tem uma boa GPU, senão o "gargalo" será cruel (e vai depender de quais jogos quer rodar*); a não ser que tente overclock, mas não daria muito resultado.

Podia ter pedido recomendação no setor de micro para jogos.

• Coordenador
Postado
Já que você investiu em uma boa GPU e esqueceu os outros componentes, pode tentar overclock nesse Pentium aí.

Obs: Não é E2140? http://ark.intel.com/products/29738/

Faltou você especificar sua placa-mãe, fonte, memória... e dependendo qual for sua MoBo, poderia até investir em um novo processador (não necessariamente atual, sendo que tem um pentium/socket antigo e isso seria impossível).

Tem processador com socket 755 ou 775 que dão show ainda, mesmo sendo ultrapassados mas suportariam sem problema placas como a GTX 650.

Você realmente podia investir em novo processador, placa-mãe etc... já que tem uma boa GPU, senão o "gargalo" será cruel (e vai depender de quais jogos quer rodar*); a não ser que tente overclock, mas não daria muito resultado.

Podia ter pedido recomendação no setor de micro para jogos.

A questão é: por quanto tempo? Não vale e pena gastar menos agora e logo ter que trocar de kit. Já que o amigo pegou uma boa GPU, compensa mais pegar um bom kit atual que dure mais tempo. O barato agora vai sair mais caro lá na frente.

Postado

Mas de qualquer forma, tudo vai depender de quanto $$$ que o nosso colega irá poder gastar... até porque ele ainda não especificou um valor para isso.

Postado
é o seguinte pessoal, Comprei uma placa de video muito boa mes passado (nvidia GeForce GTX 650) e meus jogos melhoraram o desempenho um pouco,mas nao muito...meu FPS nao passa dos 40, e meu processador é um Inter Pentium Dual E1240 1.6 GHz,que Por sinal é mt fraco,e por ele ser fraco meus jogos ainda estão dando lag e travadas e o FPS nao aumenta nem com o Game Booster...então queria saber se comprando um processador mais forte meu FPS aumentará pra melhor ? agradeço desde já.:)

Cara, o seu Pentium E2140 (que me desculpe a sinceridade, mas é sim bem fraco e obsoleto) está dando um gargalo extremo nessa placa-de-vídeo GeForce GTX 650. Se você trocar seu conjunto placa-mãe + processador + memória RAM por um kit com Core i3 (LGA1155 ou LGA1150) ou um FX-6300 (AM3+) + placa-mãe compatível + memórias DDR3 (dois pentes iguais de pelo menos 2GB, a partir de 1333MHz), te garanto que a performance em jogos aí vai subir e não é pouco. Lembre-se de usar uma boa fonte de alimentação de pelo menos 400W no seu PC e não usar estabilizador (mas sim um bom filtro-de-linha), pois esses fatores interferem na vida útil do PC e podem chegar ao ponto de causar instabilidade no desempenho em alguns casos. Por fim, reforço o coro do pessoal: não vale a pena investir em processador LGA775 atualmente. Faça uma forcinha e compre um kit como falei que você terá PC para muito tempo ainda.

E memoria Ram aumenta FPS também ?

Depende. No seu caso o processador é o maior limitante. Fora que ter mais de 4GB de RAM não muda muita coisa. O ideal atualmente é qualquer valor a partir de 4GB (daí minha recomendação de pelo menos dois pentes de 2GB, ativando o dual channel), mas seu processador não tem poder suficiente para aproveitar muita memória, pois antes da memória ser um limitante o processador já vai estar segurando a performance. Não faça a besteira de investir em pentes de memória DDR2 atualmente (que provavelmente é o tipo suportado por sua placa-mãe, que você não citou), pois é péssimo negócio. Se quer melhorar a performance em jogos, você está num beco sem saída: ou troca de kit ou faz upgrades "porcos", que não vão ajudar muito e vão te deixar insatisfeito, gastando mais dinheiro que o ideal (tipo investir em processador antigo ou aumentar a memória mantendo esse Pentium limitado em uso).

Boa sorte.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!