Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

9800pro Mod


Rostev

Posts recomendados

  • Membro VIP

Bom..

Fiz umas modificações de temperaturas na minha ATI 9800Pro e montei tudo em um link pra mostrar a vocês. Ficou assim:

http://rosted.sites.uol.com.br/radeon.html

Adicionei heatsinks (microcool) nas memórias e um cooler Microfins de Athlon 2200+ na GPU!!!

Andei recebendo algumas MPs sobre o assunto.

Portanto, se alguém tiver alguma dúvida sobre como foi feito, basta perguntar!!!

Estou à disposição... :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Mas ele nem aparece, pois de lado no case pega a parte fechada...

As aletas são muito juntinhas, e pra usá-lo isso seria inevitável. Eu dei mais uma fechadinha nelas, mas não ficou muito diferente da foto.

Sobre o peso, no princípio eu achava que seria bastante peso, mas ao prender, a minha ideia mudou. A placa está retinha no slot e o cooler muito bem preso!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por N1NJ4@14 jun 2004, 20:36

e o over?? quanto você aumentou??

a propósito... quantos slots PCI você perdeu?  :P

Nas memórias eu ainda não consegui muita coisa.

Vejo o pessoal enfiando 400Mhz nelas e aqui não passou de 393Mhz.

Na GPU (default de 378Mhz), fui a 453Mhz, mas não estava muito frio no dia que testei. Preciso refazer esse teste, mas como ando atarefado com o trabalho e uns testes de drivers, acabei não forçando mais.

Antes, sem fragmentos o máximo era de 420/380Mhz.

Nas memórias, com o uso do microcool, não deu muito ganho, em compensação com eles instalados, tenho mais segurança para não acabar queimando as danadas ao forçar.

Sobre os slots, perdi apenas um, pois a NF7 séries possui o slot AGP afastado do primeiro PCI. De qualquer forma, eu poderia até perder todos :P , porque não uso nenhum mesmo!!! Ehehehehehehehehehe...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Rosted+14 jun 2004, 21:08-->
N1NJ4@14 jun 2004, 20:36

e o over?? quanto você aumentou??

a propósito... quantos slots PCI você perdeu?  :P

Nas memórias eu ainda não consegui muita coisa.

Vejo o pessoal enfiando 400Mhz nelas e aqui não passou de 393Mhz.

Na GPU (default de 378Mhz), fui a 453Mhz, mas não estava muito frio no dia que testei. Preciso refazer esse teste, mas como ando atarefado com o trabalho e uns testes de drivers, acabei não forçando mais.

Antes, sem fragmentos o máximo era de 420/380Mhz.

Nas memórias, com o uso do microcool, não deu muito ganho, em compensação com eles instalados, tenho mais segurança para não acabar queimando as danadas ao forçar.

Sobre os slots, perdi apenas um, pois a NF7 séries possui o slot AGP afastado do primeiro PCI. De qualquer forma, eu poderia até perder todos :P , porque não uso nenhum mesmo!!! Ehehehehehehehehehe...

muito bom!

mais acho q você ainda consegue, com calma um overclock maior.... pelo menos com esse cooler.........

quanto às memorias eu não tenho muita ideia nessa radeon, mas c você ir testando no dedometro mesmo e vendo c zua no 3dmark você consegue um pouco mais.... de qualquer forma, boa sorte

você pretende transforma-la numa XT ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara eu já botei ums dissipadores na memo coladas com o adesivo termico mas foram um dissipador de cooler que eu serrei e inclusive ficaram bem maiores que o seu, e consigo por a memo a 400 Mhz sem problema so que ela e de uma serie diferente da sua enquanto a sua e *3RA-GC2A a minha é *38E-GC2A e esse deve ser o motivo de você não estar conseguindo botar ela em 400 Mhz.

agora pra min so falta por o cooler na GPU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por jcjp+14 jun 2004, 21:41-->
Rosted,

Como ficaram as temperaturas (da GPU) ? Queria a aproveitar e perguntar tambem qual e a temperatura limite para a GPU, por exemplo minha 9600XT estava chegando a 48º em full, isso e normal ?

Infelizmente a 9800Pro não possui sensor de temperatura.

Só poderei medir quando colocar um termômetro externo, que por sinal não está tão cedo nos meus planos. As 9800XT possuem esses sensores, que são medidos através do diodo da GPU e fácilmente chegam a 60º.

Mas é importante frisar, que assim como os processadores, a temperatura medida pelo diodo é sempre mais alta, pois é captada na área mais quente, que é justamente o núcleo. Em placas de vídeo eu não tenho certeza, mas nos processadores a diferença entre o sensor do diodo para o soquete (ou algum outro sensor próximo), chega de 10 a 12ºC a mais para o primeiro.

Postado Originalmente por N1NJ4@

muito bom!

mais acho q você ainda consegue, com calma um overclock maior.... pelo menos com esse cooler.........

quanto às memorias eu não tenho muita ideia nessa radeon, mas c você ir testando no dedometro mesmo e vendo c zua no 3dmark você consegue um pouco mais.... de qualquer forma, boa sorte

você pretende transforma-la numa XT ?

Também acho que sim!!!

Foram testes preliminares.

Sobre as memórias realmente não vai mais, e o comentário do Red King já explica tudo.

Red King

cara eu já botei ums dissipadores na memo coladas com o adesivo termico mas foram um dissipador de cooler que eu serrei e inclusive ficaram bem maiores que o seu, e consigo por a memo a 400 Mhz sem problema so que ela e de uma serie diferente da sua enquanto a sua e *3RA-GC2A a minha é *38E-GC2A e esse deve ser o motivo de você não estar conseguindo botar ela em 400 Mhz.

Exato!!!

A sua memória é a E-2A, enquanto a minha é a A-2A.

A sua tem mais estabilidade pra aguentar clocks mais altos, pois necessita de menos alimentação para tal. Pra minha chegar em clocks parecidos com o seu, eu precisaria fazer um vmem aqui, o que honestamente eu não farei.

Faço de tudo pra melhorar a placa, menos fazer vmods nela...

Você realmente teve sorte ao pegar uma placa com essa memória "E".

Por acaso a sua é Hynx ou Samsung???

Valeu pelos comentários pessoal...

Qualquer coisa, continuem postando!!! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Rosted@14 jun 2004, 23:31

Você realmente teve sorte ao pegar uma placa com essa memória "E".

Por acaso a sua é Hynx ou Samsung???

Valeu pelos comentários pessoal...

Qualquer coisa, continuem postando!!!  :D

a minha é da samsung.

mas eu tive sorte na memo e azar na GPU, que não quenta mais que 400 que já comessa a te pontos pretos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Pedro Gattas@15 jun 2004, 13:21

o rosted , tipo eu vou compra uma saphire radeon 9800 pro de 256bits , acredito q seja = a sua , sera q da pa min colocala em 412\365 , mais tipo sem alterar o cooler da ATI , apenas colocando dissipador nas memo , afinal irei deixar a tampa lateral aberta , ai refrigera bem

Olha Pedro!!!

Vou ser honesto.

Tome muito cuidado com as 9800Pro da Saphire. Elas estão vindo com GPUs das 9800XT (R360) e olhando isso, de cara daria uma put@ alegria né???

Pois bem!!! Essas GPUs são fantásticas, mas devido estarem montadas no PCB da 9800Pro, acredita-se que estejam mal alimentadas de voltagens, o que acabaria melando possibilidades de overclock, por falta de estabilidade.

Aqui no fórum conheço dois colegas que estão essas placas e não estão conseguindo grandes taxas de over, acredito eu que seja justamente por isso.

Acho que essas placas terão um super desempenho se passarem por um vmod, pelo menos colocando-as nas mesmas voltagens das suas irmãs maiores, as 9800XT. De qualquer forma, em seus clocks normais, elas funcionam maravilhosamente bem, com ótimo desempenho!!!

A minha não é Sapphire, e sim da ATI (BBA) e como você deve ter visto nas fotos, ela veio com a GPU correta (R350).

Na minha eu consegui 420/380Mhz com tudo original, ou seja, sem os dissipadores na memória e sem o cooler que instalei (só com o original).

Boa sorte na sua compra!!!

PS: Melhor seria se o pessoal que comprou essas Sapphires com R360 pudessem esclarecer a sua dúvida!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Rosted+15 jun 2004, 09:21-->
Red King@15 jun 2004, 01:08

a minha é da samsung.

mas eu tive sorte na memo e azar na GPU, que não quenta mais que 400 que já comessa a te pontos pretos.

Mas a sua GPU é um R350 ou R360???

Pelos testes que eu fiz aqui ela e uma R360.

eu um testei com um prog pra testa over e conclui que o problema não e na temp da GPU porque eu aumento o clock e instantaneamente comessa a da artefato se fosse super aquecimento ia demora pelo menos ums 15 seg. pra comessa o artefato.

quanto ao r360 acho que vou desmonta ela e da uma olhada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom pra resolve essa duvida se a minha placa de vídeo é realmente um R360 decidi retirar o cooler hoje a tarde e quando desmontei para minha surpresa estava escrito no die da GPU R360 :bandeira: :palmas: :bandeira: :palmas: :D:D

como eu já tinha retirado o cooler da GPU resolvi troca a pasta termica da GPU e botei a minha Ceramique e por incrivel que pareça consegui mais 5 Mhz de overclock sem corromper texturas :bandeira: :palmas:

Infelizmente a minha placa de vídeo tem 100% pcb de uma 9800PRO já que não ativa a aba do overdrive. :huh::cry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí rosted muito louco o topico e o q você fez com sua placa cara, eu num teria coragem de fazer isso a menos q eut tivesse uma bem surrada pra testar.

Algumas duvidas agora: esses parafusos q você uso pra fixar o cooler AMD não pegam nenhum circuito da placa?

e uma coisa, me disseram (foi você q me disse acho) em outro topico q a 9700 pro num da pra fazer over e q tinha um modelo da powercolor q dava, é só dessa marca q vem destravado ou tem otras marcas q eles destravam também, e mais uma coisa alguem sabe a porcentagem de aumento em relaçao over com mod e over sem mod? quanto a mais de over porcento vocês coseguem com mods como essa q você fez?

aí cara valeu abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Red King@15 jun 2004, 18:02

bom pra resolve essa duvida se a minha placa de vídeo é realmente um R360 decidi retirar o cooler hoje a tarde e quando desmontei para minha surpresa estava escrito no die da GPU R360 :bandeira:  :palmas:  :bandeira:  :palmas:  :D  :D

como eu já tinha retirado o cooler da GPU resolvi troca a pasta termica da GPU e botei a minha Ceramique e por incrivel que pareça consegui mais 5 Mhz de overclock sem corromper texturas  :bandeira:  :palmas:

Infelizmente a minha placa de vídeo tem 100% pcb de uma 9800PRO já que não ativa a aba do overdrive. :huh:  :cry:

Meus parabéns Red!!!

Bom, eu penso que ter essa placa é uma faca de "dois legumes", pois é bom e ruim ao mesmo tempo.

Bom: Você pode mandar pra alguém fazer um vmod e ter uma maravilhosa e idêntica 9800XT pagando o preço de uma pro!!!

Ruim: Não fazer o vmod e ter que usá-la para benchs com suas opções que não lhe darão muitos ganhos...

Bom, de qualquer forma, você tem um avião nas mãos...

Basta querer fazer ele decolar.

Postado Originalmente por JayEme+--><div class='quotetop'>QUOTE(JayEme)</div>
aí rosted muito louco o topico e o q você fez com sua placa cara, eu num teria coragem de fazer isso a menos q eut tivesse uma bem surrada pra testar.

Algumas duvidas agora: esses parafusos q você uso pra fixar o cooler AMD não pegam nenhum circuito da placa?

Não pega nem nadinha Amigo...

A 9800Pro tem um ótimo espaço nas redondezas do gpu, dando margens a mods desse tipo...

Postado Originalmente por JayEme@

e uma coisa, me disseram (foi você q me disse acho) em outro topico q a 9700 pro num da pra fazer over e q tinha um modelo da powercolor q dava, é só dessa marca q vem destravado ou tem otras marcas q eles destravam também,

Com toda certeza não foi eu quem disse isso, até mesmo porque trata-se de uma forte inverdade.

As 9700Pro conseguem over sim, inclusive já vi ha tempos atras testes com um modelo BBA, ou seja, isso não teria fundamento.

JayEme

e mais uma coisa alguem sabe a porcentagem de aumento em relaçao over com mod e over sem mod? quanto a mais de over porcento vocês coseguem com mods como essa q você fez?

Depende dos mods que você se refere...

Um mod como o meu, bastante simples, com ênfase apenas na melhor baixa temperatura a ser atingida, você tem um ganho de 20 a 30% (em média).

Já com um vmod (modificações nas voltagens da GPU e memória), pode-se conseguir até uns 60%, mas principalmente nesses casos, os mods de temperatura (cooler mais possante e dissipadores nas memos), é mais do que essencial para alcançá-lo.

PS: É de suma importância que tenhamos em mente que esses overs agressivos se fazem necessários mesmo para participar de benchs ou testar limites extremos.

Uma 9800Pro em seus clocks normais roda qualquer jogo atual e na sua grande maioria (não todos), com todos os filtros ligados e em ótima qualidade, ou seja, para a prática, pelo menos por enquanto, não faz uma diferença que seja altamente perceptível pelo usuário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por JayEme+15 jun 2004, 20:57-->
aí rosted muito louco o topico e o q você fez com sua placa cara, eu num teria coragem de fazer isso a menos q eut tivesse uma bem surrada pra testar...

Red King@18 jun 2004, 01:33

cara a tua placa de vídeo e BBA ?

Se for tu vai se da bem porque mesmo com esse mod se de pau e tu manda pra RMA os cara devolvem uma nova...

De qualquer forma o mod dele é reversível. Os dissipadores foram fixados com adesivo térmico, sai facilmente... E o cooler também, já q ele foi aparafusado e não colado, e nem ao menos foi retirada aquela borracha que fica em volta do GPU. Agora, se ele tiver estragado o cooler original num tem jeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Phoenyx@18 jun 2004, 08:24

De qualquer forma o mod dele é reversível. Os dissipadores foram fixados com adesivo térmico, sai facilmente... E o cooler também, já q ele foi aparafusado e não colado, e nem ao menos foi retirada aquela borracha que fica em volta do GPU. Agora, se ele tiver estragado o cooler original num tem jeito.

Exato Paulo!!!

Tudo aqui é reversível e o cooler original está guardado bonitinho pra quando eu for vendê-la!!! :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por COPHARD@23 jun 2004, 18:41

Prova que o mod realmente funciona, é que você está em primeiro lugar no Ranking Aquamark 3 do Fórum PC's.   parabéms pelo bom trabalho. :-BEER

Obrigado!!! :D

Mas pode esperar, porque vai haver melhoras naquele resultado!!!

Abraizzzz!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Rosted

Mesmo vendo todas fotos e que ficaram muito boas por sinal :D , não entendi como foi aparafusado o dissipador na placa!!! Foi preciso fazer algum furo no dissipador ou ele já os tem no lugar correspondente?

Só pra acrescentar, botei um Vantec tornado na minha placa de vídeo mas tô achando o dissipador muitoooo quente. É mais pesado que o original mas não tô satisfeito com a temperatura. Na parte superior da placa de vídeo, botei um cooler de 5000rpm só para soprar e sinto que ele tá espalhando muito calor...só não o coloquei sobre o dissipador, pois ele tá meio velho e na posição invertida(hélice pendurada) fez um barulho que me assustou...

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Pedro Gattas@15 jun 2004, 13:21

o rosted , tipo eu vou compra uma saphire radeon 9800 pro de 256bits , acredito q seja = a sua , sera q da pa min colocala em 412\365 , mais tipo sem alterar o cooler da ATI , apenas colocando dissipador nas memo , afinal irei deixar a tampa lateral aberta , ai refrigera bem

Olá Pedro, sou um dos amigos que o Rosted falou que possui esta placa da Sapphire.

Cara como ele já disse over com ela é praticamente nulo, eu consigo um over incrível nas memórias, chego até 385Mhz sem imperfeições na tela (e olha que são de 2.8ns) porém as uso com o padrão 340Mhz mesmo (na verdade 338).

Bom, ainda não tenho certeza, mas tudo me leva a crer que o problema mesmo seja a falta de potência para alimentar o GPU, visto que o PCB realmente é de uma 9800PRO, logo, sem um VMod fica impossível fazer over nessa placa, na verdade quando aumento 10Mhz do padrão já começam as imperfeições, que vejo através de um programa russo, aliás, pra mim ele é o melhor para mostrar realmente se a placa aguenta over.

Por enquanto usarei a minha do jeito que está, somente quando ela estiver pedindo lona nos jogos é que vou tentar fazer um VMod na bichinha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...