Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
adriannocg

Fonte EVGA nex650g + r9 280x ???

Recommended Posts

olá, eu irei comprar uma placa de vídeo r9 280x para montar meu pc novo.

Mas eu pretendo futuramente fazer uma crossfire com duas r9 280x. a fonte suportaria ???

http://www.pichau.com.br/home/produto/codigo:5897/fonte-evga-supernova-nex650g-650w-full-modular-80-plus-gold-pfc-ativo-120-pg-0650-gr-box

Além disso, não encontrei muitos reviews sobre essa fonte.

alguem sabe dizer se ela é confiável ? vale a pena o investimento ?

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

É recomendável uma fonte melhor. E eu diria com 700W pelo menos, no caso do crossfire. De resto, não, não é uma fonte confiável. Ela é da plataforma Aurum da FSP.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
É recomendável uma fonte melhor. E eu diria com 700W pelo menos, no caso do crossfire. De resto, não, não é uma fonte confiável. Ela é da plataforma Aurum da FSP.

você tem alguma fonte pra indicar que custe até R$ 500 ?

Compartilhar este post

Link para o post

O problema é que eu to querendo comprar a fonte na pichau, ja que todas as outras partes eu vou comprar por la, assim eles ja podem montar tudo la pra v se n tem nenhum componente com defeito.

essas duas são boas ?

http://www.pichau.com.br/home/produto/codigo:368/fonte-corsair-750w-enthusiast-series-tx750-v2-certificado-80-plus-bronze-pfc-ativo-cp-9020042-ww-box

http://www.pichau.com.br/home/produto/codigo:4303/fonte-thermaltake-750w-smart-m-sp-750m-modular-certificado-80-plus-bronze-pfc-ativo-box

Compartilhar este post

Link para o post
O problema é que eu to querendo comprar a fonte na pichau, ja que todas as outras partes eu vou comprar por la, assim eles ja podem montar tudo la pra v se n tem nenhum componente com defeito.

essas duas são boas ?

http://www.pichau.com.br/home/produto/codigo:368/fonte-corsair-750w-enthusiast-series-tx750-v2-certificado-80-plus-bronze-pfc-ativo-cp-9020042-ww-box

http://www.pichau.com.br/home/produto/codigo:4303/fonte-thermaltake-750w-smart-m-sp-750m-modular-certificado-80-plus-bronze-pfc-ativo-box

Sim, são boas fontes. A Corsair é melhor. Seria melhor ainda a HX 750W, mas é um tanto cara.

Compartilhar este post

Link para o post

Fala rapaziada, boa madruga!

Desculpe usar seu tópico para perguntar uma coisa ao mestre Kayke, Adrianno. É que sua pergunta foi muito oportuna e eu gostaria de tirar uma dúvida:

Fonte EVGA nex650g + r9 280x ???
De resto, não, não é uma fonte confiável. Ela é da plataforma Aurum da FSP.

Kayke, essa linha nova de fontes da EVGA são todas derivadas desta plataforma "desconfiável"? Notei que a linha dessas fontes "NEX" trabalha com muitos barramentos de 12V. Mas o que a faz ser abaixo da média? Componentes, tensão(ões) fora da margem de segurança em determinada faixa de carga ou até mesmo o histórico do fabricante, a FSP...

Muito obrigado e abraço à todos!

Compartilhar este post

Link para o post

Kayke, essa linha nova de fontes da EVGA são todas derivadas desta plataforma "desconfiável"? Notei que a linha dessas fontes "NEX" trabalha com muitos barramentos de 12V. Mas o que a faz ser abaixo da média? Componentes, tensão(ões) fora da margem de segurança em determinada faixa de carga ou até mesmo o histórico do fabricante, a FSP...

Muito obrigado e abraço à todos!

A maioria sim, mas nem todas. O modelo Nex-1500W por exemplo não é da FSP, mas o resultado nos testes foi mediano no Jonny Guru e falhou no HardOCP. As outras Nex por enquanto são da FSP sim.

Modelo que se deu muito bem nos testes (Jonny Guru e TechPowerUp) foi o 1300 G2, da Super Flower, que não é desta série Nex.

A EVGA 500B, facilmente encontrada no Brasil, é entrada de linha e não é ruim, apesar do ripple acima do desejável. É da HEC.

Mas indo aos finalmentes: O que torna ruins essas fontes baseadas na plataforma Aurum da FSP é que aparentam ser top, mas não são. Não significa que sejam porcaria ou que trabalhem fora de valores permitidos não, mas que estão muito abaixo do que seria de se esperar e que não valem pelo preço. O TechPowerUp mesmo diz: "EVGA trusted FSP with their smaller SuperNova units, and they, to be more specific, utilized their Aurum platform. Definitely not the platform we would use for a PSU that belongs to a high-end series and one that has to compete with pretty advanced opponents, since the Aurum platform, although it combines low production cost with high efficiency, exhibits low performance in situations where the load on the rails is highly unbalanced (e.g. in our crossload tests)".

Outro detalhe é que a plataforma é meio picareta, utilizando um conversor DC-DC para gerar a linha +3.3V da linha +5V, quando nas fontes de qualidade top de verdade o conversor DC-DC gera as linhas +3.3V e +5V diretamente da linha +12V.

A regulação de tensão da fonte é medíocre e chega a uma variação acima de 4% na linha +12V no modelo de 825W, enquanto nas fontes top da Corsair fica abaixo de 1% e até na CX750 fica abaixo de 2%.

Excelente nela é apenas o Hold-up Time, que significa o tempo medido em milésimo de segundos em que a fonte se mantém ligada e mantendo tensões corretas durante uma falta de energia elétrica. Supera bastante 16ms, que é o mínimo esperado e quase toda fonte entrada de linha fica abaixo disso. Mas ela não é uma fonte entrada de linha, ela tem preço de fonte top.

Ela falha em testes crossload. Isso é aceitável para fontes entrada de linha, com regulação em grupo, mas não para uma fonte do nível dela.

O ripple é alto na linha +3.3V, acima de 40 mV.

E ainda é fonte barulhenta.

• Curtir 3

Compartilhar este post

Link para o post

Esclarecimento melhor...impossível!

Muito obrigado por suas explicações, Kayke! Eliminou qualquer dúvida a respeito desta linha de fontes, só parcas questões técnicas permanecem:

Essas fontes usam projeto DC-DC, mas a partir de qual tensão as linhas de 5V e 3,3V derivam? Já que as linhas 12V não se "envolvem" no processo.

Só para uma constatação de mercado sobre as "NEX": Pelas suas características, elas ocupariam a faixa de entrada do mercado de potências correspondentes, já que até a linha de entrada da Corsair, a CX, possui mais qualidades. Seria quase uma VS?

Fechando o raciocínio (desculpe por "alugá-lo" demais, Kayke), seria o caso muita "pompa" para pouco desempenho, mas essa linha não é nível bomba a ponto de comprometer os componentes do micro, tipo as Uáize, Mamex, DexterPC da vida...ou é?

Mas indo aos finalmentes: O que torna ruins essas fontes baseadas na plataforma Aurum da FSP é que aparentam ser top, mas não são. Não significa que sejam porcaria ou que trabalhem fora de valores permitidos não, mas que estão muito abaixo do que seria de se esperar e que não valem pelo preço.

(É só ler direitinho, falha minha!)

Mais uma vez muito grato pela paciência e pelo modo que me atendeu. mestre! Obrigado também ao Adrianno por permitir o "parênteses" em seu tópico.

Grande abraço a todos!

Compartilhar este post

Link para o post

cabelo75, foi bom você ter aberto seu "parênteses". Eu tb tinha a mesma dúvida. :)

fiquei surpreso com o pessoal aqui do CdH, todos muito corteses, educados, atenciosos, com palavras polidas... sei lá... nem parece Brasil kkkkkkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Adrianno!

todos muito corteses, educados, atenciosos, com palavras polidas... sei lá... nem parece Brasil kkkkkkkkkk

Cortês, atencioso e até educado até procuro ser, mas sou obrigado a utilizar-me de palavras polidas, porque, no meu caso, seriam uma chuva de asteriscos os meus posts!

cabelo75, foi bom você ter aberto seu "parênteses".

Epa! que parada errada á essa? AHUAHAUHAUAHAUHHAUAUHUH! Aí complica! Melhor dizer, de forma polidamente "CdH", que seu colega de fórum fizeste uma observação diante sua dúvida oportuna.

É sacanagem minha, Adrianno! Tranquilidade total!!

Abraço, meu camarada!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais