Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ordenar vetor em ordem alfabética


Catí Kurumim 7

Posts recomendados

  • Membro VIP
Como posso ordenar as posições do vetor para serem organizadas em ordem alfabética? Teria que utilizar alguma lógica ou existe um comando para fazer isso?

Obrigado desde já.

Olá. ..

Você poderá usar um Algoritmo de ordenação.

Algoritmo de ordenação em ciência da computação é um algoritmo que coloca os elementos de uma dada sequência em uma certa ordem -- em outras palavras, efetua sua ordenação completa ou parcial.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Algoritmo_de_ordena%C3%A7%C3%A3o

Você não precisa inventar um método, sugiro dá uma estudada sobre as opções já existentes e implementar uma... creio que as mais usadas são Bubble sort e Insertion sort...

No aguardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Estou pesquisando, vi sua mensagem hoje!

Li o link que você me deu e esse aqui:http://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%A1lise_l%C3%A9xica

Creio que o conteúdo desse link não seja relevante ou até mesmo pertinente no momento.

Se o que você precisa é deixar "um vetor ordenado", o que pode ser feito é as trocas de posições entre si, de forma que resultado chegue a é "ordem alfabética".

Os "algoritmos de ordenação" servem justamente para analisar os valores de cada posição e redistribuí-las de forma correta..., ou seja, existem diversas forma de se verificar e executar o procedimento de ordenação... cada tipo de algoritmo tem suas características, como velocidade, quantidade de interações, gasto de memória etc... basta você analisar as opções existentes e escolher uma... por exemplo, use o Bubble Sort, que é o mais famoso e de fácil implementação.

No aguardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É só para eu entender mais sobre. Estou louco para migrar para java, mesmo assim quero aprender muito bem atrelar a lógica com a utilização de ferramentas(Não quero passar a aprender uma linguagem sem descobrir os recursos básicos da linguagem inicial, mesmo que essa inicial não valha pra nada).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

For I := 1 to 9 do
For J := I +1 to 10 do
If(NOME[I] > NOME[J]) then
Begin
X := NOME[I];
NOME[I] := NOME[J];
NOME[J] := X;
End;

Olha o trecho do código que achei para ordenação. Acho que isso não funciona, mas vou testar assim mesmo, volto já!

Parece a mesma ordenação que uso para números.

:cry:

Deu errado, já desconfiava disso...

\o/ Êba, deu certo agora! Mordi a língua agora. Irei procurar mais sobre ordenação e discutir com você os tipos de ordenações mais eficazes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu utilizei essa maneira de ordenação e achei outras como:Insertion sort, Selection sort, Bubble sort, Comb sort... mas pela leitura rápida que tive

não consegui ver nenhum desses modos serem usados para ordenação de vetores com letras ou palavras(Se tiver, não percebi). É possível utilizar

para esse intuito de ordenação lexográfica (ordenação por letra ou palavras)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Eu utilizei essa maneira de ordenação e achei outras como:Insertion sort, Selection sort, Bubble sort, Comb sort... mas pela leitura rápida que tive não consegui ver nenhum desses modos serem usados para ordenação de vetores com letras ou palavras(Se tiver, não percebi). É possível utilizar para esse intuito de ordenação lexográfica (ordenação por letra ou palavras)?

Sim, teoricamente todos os métodos funcionam com caracteres... o Pascal já trata essas comparações de um modo lexicográfico...

Em relação a comparação, não existe diferença se é número ou não, ou seja, se for número ele irá comparar os números, se for caracteres ou strings eles irão compará-los da mesma forma...

Se um método funciona com números, também irá funcionar com caracteres, basta troca os tipos na declaração das variáveis.

Qualquer coisa posta o código.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado mesmo, ao contrário de alguns profissionais que só sabem inferiorizar os outros e se arrogar, você entende as necessidades da maioria(Conheço pouquíssimos assim). Gosto de criar tópicos aqui afim disso, encontrar a melhor solução para aplicar em cada caso e estou satisfeito pelos resultados, por isso sua resposta está de bom tamanho, pode fechar o tópico.

\o/ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...