Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador Supende/Hiberna sozinho


Posts recomendados

Boa tarde galera,

meu problema é o seguinte, e dou um prêmio pra quem advinhar, porque vou te contar essa dor de cabeça hein.

estou mexendo normalmente no meu pc, quando do nada ele "suspende/hiberna" sozinho. Posso estar fazendo qualquer coisa que seja no pc que dado um certo momento, o monitor desliga e o computador junto. mas ele não desliga realmente pra eu ter que apertar o botão de ligar novamente. só eu clicar no mouse ou teclado que ele liga de novo e já liga na tela de senha do windows. alguém tem alguma ideia do porque isso está acontecendo? não é opção de hibernação do windows porque eu já tirei isso e esse problema ocorre enquanto eu estou mexendo no pc...

config: i7 4700k, Placa de Video Gigabyte GeForce GTX 760 GV-N760OC-2GD 2GB, Memória DDR3 G.Skill Ripjaw 16GB, fonte thermaltake 750w, SSD corsair 120gb, HD western digital 500gb, Placa Mãe Gigabyte GA-Z87X-D3H, Monitor 3D LG D2343P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Velho, revisei todos os botões e não há nenhuma config pra desligar ele desse jeito. e não tenho botão de suspender no teclado também não. meu teclado é tipo de notebook. suprimido. com teclas "Fn"...e mesmo assim não tem a opção de suspenção ou hibernação. Já me falaram que podia ser que a fonte não tava dando conta mas minha fote é boa, e suficiente.e já me falaram que podia ser o windows mal instalado no hd SSD...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualize o BIOS da mobo. Reveja a limpeza interna, pasta térmica envelhecida, causando aummento de temperatura, fonte com super aquecimento. Comece a revisar todo o hardware, ítem por ítem para checar e ter certeza de qual parte está com defeito, caso seja isso. Faça um ítem por vez para conseguir determinar a causa ou o causador do fato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei o pc faz 1 mes...desde a primeira semana que ele chegou (chegou montado já pelo vendedor), já estava dando isso. Já fiz a limpesa, só não chequei pasta térmica. e como chegar o superaquecimento da fonte? vou checar a pasta e ver a bios. valeu pelas dicas e pela disponibilidade de me responder até agora cara!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o Windows não tá configurado pra hibernação após X minutos de inatividade, tens algum problema de aquecimento. Monitora a temperatura do teu PC durante o uso, baixa o CoreTemp, e vê se aquece próximo ao Tj max do processador (temperatura máxima de aquecimento). Pra ele hibernar direto, só pode ser uma destas duas causas (a não ser que tenhas virus rodando na máquina, mas é pouco provável que ele force hibernação).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já fiz o monitoramento. Todos os meus cooler está pra rodar em uma porcentagem mais alta do que o normal que vem, pra não esquentar, e quando o computador desliga, os coolers estão todos a mesma coisa. eles não chegam a aumentar a velocidade por estarem esquentando...as temperaturas estão normais. e virus eu já chequei 3 vezes...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já fiz o monitoramento. Todos os meus cooler está pra rodar em uma porcentagem mais alta do que o normal que vem, pra não esquentar, e quando o computador desliga, os coolers estão todos a mesma coisa. eles não chegam a aumentar a velocidade por estarem esquentando...as temperaturas estão normais. e virus eu já chequei 3 vezes...

O cooler funciona de acordo com a necessidade, não tem ajuste. Agora precisa ver a temperatura durante o uso, não quando o computador tá ocioso (acionar o CoreTemp e carregar algum aplicativo de uso intenso de cpu ajuda a ver). Desativa a função de hibernação e suspensão nas propriedades de energia e vê se continua.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MGFLIST se tu for na bios do pc tu consegue ajustar o clook base dos coolers pra eles rodarem a cima do que vem setado, e dai aumentarem caso haja necessidade. Geralmente os coolers vem a 30% da velocidade e aumentam se esquentam. eu setei os meus para rodarem no minimo a 50% sempre. E já coloquei o pc a renderizar no after effects, no adobe premiere e estava rodando um jogo pesado de MMORPG tudo ao mesmo tempo e não houve aquecimento acima de 65°C fosse na placa de video ou no processador.

E como havia dito antes, já desativei as opções de hibernação e suspensão no pc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MGFLIST se tu for na bios do pc tu consegue ajustar o clook base dos coolers pra eles rodarem a cima do que vem setado, e dai aumentarem caso haja necessidade. Geralmente os coolers vem a 30% da velocidade e aumentam se esquentam. eu setei os meus para rodarem no minimo a 50% sempre. E já coloquei o pc a renderizar no after effects, no adobe premiere e estava rodando um jogo pesado de MMORPG tudo ao mesmo tempo e não houve aquecimento acima de 65°C fosse na placa de video ou no processador.

E como havia dito antes, já desativei as opções de hibernação e suspensão no pc.

Então foi erro de leitura/escrita (hehe), tás falando do antigo Cool 'n Quiet, função que ajusta automaticamente a velocidade do cooler conforme a temperatura (eu tava entendendo que você faria um aumento na velocidade máxima do cooler, uma espécie de overclock no ventilador, por isso não entendi).

Sugestão:

1) Confira se o botão de liga/desliga não está, por algum motivo, trancando quando pressionado (é bobo, mas já vi acontecer);

2) Reinstale o Windows, e deixe rodar um pouco antes de instalar os drivers e todo o resto. Se não hibernar mais, vá instalando aos poucos as coisas pra ver como se comporta.

Se não der certo, tem que levar na assistência pra dar uma checada. Computador hibernando/suspendendo sozinho sem aquecimento é coisa de software. Não atualizou nada antes de isso começar? Não apareceu nenhuma BSOD?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois então, estou achando que vou ter que formatar mesmo. Já era o que eu imaginava, mas queria ver se nao poderia ser outra coisa. Como o douglasvidal11 falou que funcionou com ele, espero que funcione comigo também.

e valeu por todas as dicas mgflist, eu não tenho como saber se foi por alguma atualização porque isso começou uma semana depois que o pc chegou e ele já veio com tudo instalado. a unica coisa que instalei foram os programas. mas instaleis os programas nos dois primeiros dias. depois eles foram atualizando e as coisas acontecendo. mas creio que seja um problema do windows mesmo. vou formatar e ver se resolve.

valeu pela ajuda de todos por enquanto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, agora ficou mais claro, tava achando que era tela azul do Windows, mas é no boot da BIOS.

Ela tá pedindo alterações nas informações da CMOS. Você fez alguma alteração de hardware ou algum overclock?

É bom entrar no Setup e configurar corretamente (DRAM, multiplicadores, frequencia base, video primário, etc.), de acordo com a máquina que você possui. Caso você continue tendo problemas, é recomendável trocar a bateria da CMOS e fazer uma atualização da BIOS (via DOS, pois se seu sistema está instável, pode travar pela metade e aí... só trocando o chip ou levando a alguém que programe a eeprom dele).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...