Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Rede sem fio com grande demanda de utilização.


Visitante

Posts recomendados

Olá, meu nome é Erick tenho 18 anos, trabalho a pouco tempo no departamento de TI de uma faculdade. Recebi esta oportunidade, e estou me esforçando ao máximo para melhorar algumas questões.

Não tenho um conhecimento avançado quanto a redes, e o que encontro aqui é uma rede já montada, onde distribui para cada sala de laboratório um cabo (9 salas), no fim deste, um roteador(cada sala tem o seu roteador) "comum" tp-link, d-link,...

O problema que está ocorrendo é quanto a demanda por uso deste no período da noite onde cada uma destas 9 salas contem 30 alunos em média, e o sinal simplesmente cai, tendo de tirar os roteadores da tomada e ligar novamente para funcionar até que caia novamente.

Que tipos de recomendações se deve seguir, algum conselho, dica, quanto a tentar melhorar esta questão do uso da internet sem fio?

Obrigado desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É preciso verificar o que realmente ocorre. Pois em um ambiente heterogênero, diversas marcas de aparelhos, configurações diferentes, etc podem levar a comportamentos semelhantes, mas com origem distintas.

No caso de infraestrutura wireless, o ideal é que sejam utilizados APs em vez de roteadores, pois com APs você centraliza o gerenciamento além do que o processamento em cada ponta (roteador, neste caso) é menor.

As recomendações seriam:

1. Identificar o problema. (Todos travam? Fica lento? Qual a sua banda disponível?)

2. Configurar os roteadores para trabalharem como APs ou trocar por APs.

3. Configurar um "servidor" para alimentar os APs de forma que limite o tráfego por cliente, deixando o lease DHCP com tempo baixo. (O servidor pode ser um roteador que suporte QoS para vários clientes ou mesmo um servidor com computador mais antigo como o Pfsense)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É preciso verificar o que realmente ocorre. Pois em um ambiente heterogênero, diversas marcas de aparelhos, configurações diferentes, etc podem levar a comportamentos semelhantes, mas com origem distintas.

No caso de infraestrutura wireless, o ideal é que sejam utilizados APs em vez de roteadores, pois com APs você centraliza o gerenciamento além do que o processamento em cada ponta (roteador, neste caso) é menor.

As recomendações seriam:

1. Identificar o problema. (Todos travam? Fica lento? Qual a sua banda disponível?)

2. Configurar os roteadores para trabalharem como APs ou trocar por APs.

3. Configurar um "servidor" para alimentar os APs de forma que limite o tráfego por cliente, deixando o lease DHCP com tempo baixo. (O servidor pode ser um roteador que suporte QoS para vários clientes ou mesmo um servidor com computador mais antigo como o Pfsense)

* Vai caindo conforme o uso, aí tira da tomada e coloca de novo, volta.

* 10 Megas (sim é pouco :\)

* qual a diferença de um AP ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Infelizmente o termo cair não tem significado.... é o mesmo que dizer que determinado paciente tem febre e mandar ele tomar um antipirético. Você trata sintoma, mas não sabe a causa. Portanto fica difícil a cura.

10MB Full duplex dedicado a este uso?

Em resumo, AP é troca de mídia em com e sem fio. Roteador, como diz o nome "roteia" pacotes. Quando você quer compartilhar internet por exemplo, hoje, você exclusivamente precisa de um roteador.

Qual o diagrama da rede?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acompanhando o topico.

verifique se os DHCP´S estão corretamente configurados em cada sala, para nao conflitarem.

Verifique se os roteadores sao potentes para aguentar a alta demanda, como clock e memoria interna.

quando cai, cai TODAS AS SALAS ou uma ou outra, ou vai caindo todas, uma por vez?

quando elas caem, a principal, externa, cai tb ou apenas nesses locais?

o link de internet é adsl ou link dedicado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...