Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Refazendo filtro XY de fonte de computador


ilkyest

Posts recomendados

  • Membro VIP

Boa tarde povo....

Eu recebi uma fonte Jitek aqui em casa, funcionando aparentemente bem... leituras "normais" em 12,1V e 5,2V...e com pouca carga, tipo, uma lanterna 12V (que deve puxar uns 2, ou no máximo 3 amperes, não testei porque depois deu problema nas pontas de prova do multímetro. Mas até ali, nos testes de tensão, puxando mais ou menos (o que calculo uns 3 amperes, pela potencia da lampada ser, supostamente, 12/40Watts) se manteve estável

depois liguei uma luz de carro... o farol alto, e manteve-se estável também. (eu fiquei cego, mas, se manteve estável)

Eu vou usar essa fonte em um projetinho que tenho aqui em casa, mas só a linha de 12V dela, em um carregador de baterias....

mas, eu gostaria de conhecer, melhor claro, e montar um filtro na entrada dela. O pessoal alegou que ela era "inconsertável" porque queimou muita coisa. Eu não vi sequer capacitor estufado, claro, só esses caps na entrada

algo como esses

imageview.php?image=24446. Os caras arrumaram, e meteram capacitores de 180Volts (acharam... sei lá como) e ela foi ligada em 220V

Só que eu não entendi, exatamente, e não tenho muita base de valores, em função do que calcular para aplicar esses caps.;

O que me parece é que são ligados os caps, para CA claro, entre fase e terra, e neutro e terra... e nas fontes que vi eram de 0,47microfarad

É isso mesmo?

Eu quero fazer esse filtro:

1) porque eu quero usar a fonte, e não tenho condições, agora, de montar um trafo de 12/5A. E essa fonte "aguentou bem o tranco" até agora.....se ela queimar, queimou, tchau pra ela... ganhei ela mesmo

2) porque, apesar dessa loucuragem, não estou a fim de injetar na rede sei lá o que de espúrios, que com certeza, essa fonte vai soltar na rede

E o motivo da pergunta

3) eu tenho algumas peças, mas são variaveis. caps de 0,25 e 0,45micro (ou 0,045 e 0,025 micro, acredito serem 0,025), por exemplo.... eu não achei, nas fontes que tenho para tirar peças, um padrão de filtro. Claro, umas devem ter mais outras menos, mas, num trafo/fonte de máquina fotocopiadora, por exemplo, eu achei menores valores de capacitores de entrada do que numa fonte de pc.... se uma fotocopiadora trabalha na ordem de mil a 2 mil volts, eu esperava justamente o contrário...

mas claro.. não tem como comparar uma jitek com uma fonte de máquina Xerox, das antigas, por exemplo

4) porque quero, depois, estudar um pouquinho mais esses filtros de entrada.

A minha ideia seria, justamente, usar os de 0,47 na entrada (embora, eu acho, que é 0,047, malditas pontas de prova)

Já olhando por aqui:

https://www.clubedohardware.com.br/fullimage.php?image=16226

aparenta ter de haver ali dois ferrites.

Podem me dar um help?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...