Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Estranho problema na fonte.


ricardomax81

Posts recomendados

Bom pessoal, minha fonte uma corsair TX750westá com o seguinte problema, ela está desligando do nada, começou demorando uns 40 minutos entre os desligamentos, mas agora e menos de 1 minuto ela desliga.(Comprei a fonte usada, tá comigo à + 1 ano, não veio com nota ou documento referente e garantia, portanto abri).

Abri a fonte e não consegui identificar nenhum capacitor ou outro componente queimado, vale lembrar que minha configuração não consome nem metade do que ela pode mandar.

Testes feitos:

Fiz um jumper com os fios verde e terra da fonte para ligá-la e usei as saídas para alimentar todos os fans e gravadoras que tenho aqui, foram cerca de 20 itens ligados na fonte jumpeada, porém sem o uso de uma mobo, nesse teste a fonte não desligou.

Usando um mobo que não dá video, porém ainda liga, repeti o teste acima, mas ao invés de jumpear liguei a fonte nessa mobo que embora não dê vídeo ainda passa energia para o cooler do processador e conectei todos os itens afim de extrair o máximo da fonte que suportou numa boa sem desligar nenhuma vez.

Num ultimo teste, usando uma mobo ITX de um colega, liguei somente o cabo de 24 pinos nela, sem conectar mais nada, ou seja sem HD,VGA,fan etc,a placa só estava com o processador e ram para conseguir dar o boot, no entanto nesse teste a fonte desligou várias vezes.

Com um multímetro medi as voltagens de tudo, e obtive isso:

Todos os amarelos 12,10v

Todos os vermelhos 5,09v

Todos os laranjas 3,36v

Fio cinza(24pin) ficou oscilou várias voltagens ,ficando entre 0,9v e 4,7v

Por o ultimo o fio verde(24pin) não apresentou nada significante, mostrou algumas vezes 0,01

Tem também 2 fios azul que são -12,10v e 5,14v comparei os resultados com esse esquema e tudo bate:

ConectorATX.jpg

Baseados nos testes feito concluo que o desligamento está relacionado ao boot da placa mãe, já que todo o resto foi testado, e está em pleno funcionamento.

PS: Já providenciei a fonte nova, mas quero fazer o que estiver a meu alcance para salvar a TX750.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

deve ser a sua mobo, corsair é corsair e não se discute isso, tenta monta seu pc em outra mobo com tudo o que você normalmente liga, se a fonte desligar dai a gente pensa em trocar de fonte, ok?

Minha mobo tá boa,quando a fonte apresentou o problema mantive tudo funcionando com uma fonte genérica,e agora comprei uma corsair CX600 que estou usando agora,afinal corsair é corsair,eu gosto da marca,mas dessa vez o problema é na corsair TX750 mesmo,ela apresento o mesmo problema em 2 mobos e só funciona quando jumpeada ou numa mobo que não dá boot.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece haver problema com o PG (power good) da fonte.

Também pensei nisso,já que ele é responsável por do sinal de que está tudo beleza para a placa mãe ligar,ele pode está enviando outro sinal fazendo a mesmo desligar.

Conhece o componente da fonte que está diretamente ligado á esse fio? Para que possa realizar um teste isolado nele?

Será que daria certo se,eu isolasse esse fio verde do conector jumpeando ele com um dos negativos,e ligando na placa mãe?de modo que o power good não enviasse mas nenhuma tensão a placa mãe,acredito que assim o PC quando ligaria quando ligasse a fonte a tomada.

Não seria muito útil,pois seria necessário desligar o PC puxando a tomada o que não é saudável,mas de certo modo se funcionasse comprovaria o defeito relacionado ao fio verde da fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...