Ir ao conteúdo

Enermax T.b Silence

w4rc4nj0

Posts recomendados

Postado

Iaew pessoal, tudo de bouas ?

Seguinte, galerinha tava hoje dando uma zanzada no ML e encontrei esse modelo de FAN com ventoinha destacável, PWM, com 120mm e 1200rpm Segundo o site do fabricante, esta ventoinha dispara 53CFM com apenas 14db de ruído, alguém que tenha alguma dessas sabe dizer se ela realmente presta ?

Obrigado pela atenção desde já!

Esqueci de anexar o link da fabricante.

É esse modelo aqui!

http://www.enermax.com/home.php?fn=eng/product_a1_1_2&lv0=4&lv1=32&no=147

Postado

Fala War, bom dia!

Seguinte, galerinha tava hoje dando uma zanzada no ML e encontrei esse modelo de FAN com ventoinha destacável, PWM, com 120mm e 1200rpm Segundo o site do fabricante, esta ventoinha dispara 53CFM com apenas 14db de ruído, alguém que tenha alguma dessas sabe dizer se ela realmente presta ?

As fans da Enermax são realmente bacanas, principalmente a linha Vegas. Mas essa linha Silence nem tinha ouvido falar, muito menos em ser comercializada por aqui. Ela tem um boa razão CFM/dB principalmente pela pouca RPM que desempenha. Por um lado é excelente para usá-la como exaustão, por ter um fluxo decente por muito pouco ruído.

Mas para injeção de ar ela pode "penar" um pouco pela pouca pressão que possui por causa dos obstáculos que estão entre o exterior e a hélice, como a área perfurada do gabinete e possível filtro de ar. A tendência é que a eficiência de fluxo de ar da Silence diminua bastante e aumente o ruído de funcionamento. Observo esse comportamento nas Cougar Vortex (70 CFM, 17 dB, 2,2 H2O/mm @ 1600RPM) que tenho aqui.

No mais, acho que as Silence é sim uma boa escolha, War, principalmente em razão do silêncio e qualidade. Só o fator $$$ pode estragá-la, as Enermax normalmente são caras...

Abraço!

Postado

Por um lado é excelente para usá-la como exaustão, por ter um fluxo decente por muito pouco ruído.

Então, cara eu tava pensando em adquirir umas peçinhas dessas pra colocar na parte superior do gabinete, tanto pelo efeito como pelo silêncio, pois ouvi falar que a ventoinha superior tende a fazer um pouco mais de barulho por conta da gravidade "forçando" o eixo, é verdade isso ?

Mas para injeção de ar ela pode "penar" um pouco pela pouca pressão que possui por causa dos obstáculos que estão entre o exterior e a hélice, como a área perfurada do gabinete e possível filtro de ar. A tendência é que a eficiência de fluxo de ar da Silence diminua bastante e aumente o ruído de funcionamento.

Então, tava pensando em montar duas em push/pull no meu Hyper 212 Evo, vale a pena ? ou deixo mesmo a fan que já vem no cooler, colocando apenas outra igual na traseira ?? Quero montar um PC bem silencioso, pois passo a noite no download e fica complicado dormir, porque meu FX-8350 ainda é o cooler box (sabes como é o barulho desses cooler's né ?) então quero o máximo de silêncio possível, se não for uma boa opção, podes me recomendar alguma pra substituir de preferência que tenha LED's brancos ? Valeu, cara!!

No mais, acho que as Silence é sim uma boa escolha, War, principalmente em razão do silêncio e qualidade. Só o fator $$$ pode estragá-la, as Enermax normalmente são caras...

Abraço!

Então, realmente achei o preço meio salgado, porém se REALMENTE elas forem boas, vale a pena o gasto em troca do silêncio no meu quarto ^^

Valeu cara, e brigadão pela ajuda!

Postado

Voltando!

Então, cara eu tava pensando em adquirir umas peçinhas dessas pra colocar na parte superior do gabinete, tanto pelo efeito como pelo silêncio

Pelo ventoinha em si, a posição de exaustão que elas desempenharão e, principalmente, pelo perfil que está querendo, a Silence é uma das melhores opções, War. Até que o preço não é tãaao ruim (compare com os da Corsair...), mas que deve matar mesmo é o frete.

ouvi falar que a ventoinha superior tende a fazer um pouco mais de barulho por conta da gravidade "forçando" o eixo, é verdade isso ?

Eu também tinha lido reclamações a respeito, War. Acho que não vale para todas as ventoinhas não, pena que não me recordo de qual seria, pois já tem um tempo que tinha lido isso.

Pode ser que o desgaste de algumas aceleram a medida do tempo e provocam mais ruídos, principalmente as que são de mancal simples, é só um palpite. O que sei mesmo é que as melhores fabricantes de fontes usam ventoinha com rolamento para prever perda de desempenho ou "engripamento" dela, aumentando sua confiabilidade.

Então, tava pensando em montar duas em push/pull no meu Hyper 212 Evo, vale a pena ? ou deixo mesmo a fan que já vem no cooler, colocando apenas outra igual na traseira ?? Quero montar um PC bem silencioso, pois passo a noite no download e fica complicado dormir, porque meu FX-8350 ainda é o cooler box (sabes como é o barulho desses cooler's né ?) então quero o máximo de silêncio possível

No meu PC tem um 212+ com push-pull de 2 CM Excalibur (30dB cada). Deu um grau legal mesmo com um ou dois problemas auditivos....uaehuaehuaeh! Mas como raramente faço download durante a noite, não chega a ser um incômodo.

No seu caso, pode até regular a função PWM da placamãe para ter um perfil mais silencioso até mesmo com a ventoinha original, já que o PC não terá trabalho apenas com a função de download. Se você não se preocupa muito com a estética, era mesmo passar a fan original para função pull e colocar outra no push. Já teria um resultado melhor, principalmente para o caso de over.

podes me recomendar alguma pra substituir de preferência que tenha LED's brancos ?

Claro, como não? Para o gabinete, Independendo de led e que tem o perfil que está procurando seria a Akasa Viper e a Cougar Dual X. Por fora, por ter um ruído um pouco maior que os demais, seria a Aerocool Shark (mas é longe de ser barulhenta e tem um cabo adaptador para perfil silencioso).

Se for fazer o sistema P&P, acho que a melhor jogada seria mesmo a Akasa Viper pela boa pressão que tem. O importante que a fan tenha a função PWM, porque mesmo a fan seja mais barulhenta que o desejável, a própria placa reduz sua RPM quando a CPU não está sendo exigida e ai o ruído também cai.

Akasa Viper: 12cm (com função PWM): https://www.guerradigital.net/coolers/fan/fan-akasa-viper-120mm-ak-fn059.html

Aerocool Shark 12cm (com led branco): http://www.pichau.com.br/home/produto/codigo:2035/ventoinha-aerocool-120mm-shark-white-edition-en55505-box

Cougar Dual X 12cm (há o modelo branco, mas não achei): https://www.guerradigital.net/coolers/fan/fan-cougar-red-led-120mm-hydraulic-liquid-bearing-ultra-silent-fan-cf-d12hb-r.html

Valeu cara, e brigadão pela ajuda!

Tranquilo, War! Qualquer lance, é só retornar.

Abraço!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!