Ir ao conteúdo

Dúvida sobre HD em modo AHCI.

macielps

Posts recomendados

Postado

Olá,

Instalei o win 7 pro x64. Antes da instalação habilitei na BIOS o modo AHCI e carreguei os drivers durante a instalação.

No gerenciador de dispositivos em "Controladores IDE ATA" aparece como: "AMD SATA Controller". Penso que é o correto.

No mesmo gerenciador de dispositivos em "Unidades de Disco" aparece assim: "ST350041 8AS SATA Disk Device" com driver da Microsoft. Aqui, em instalações anteriores, se a memória não me falha, esse driver era da AMD e não da Microsoft.

Nos programas "AIDA64" e "HD Tune Pro" o disco rígido aparece como UDMA 6 ativo. Essa é a minha dúvida. Pois, acho que deveria aparcer como SATA e não UDMA 6. Estou errado?

Meu HD é um Seagate Barracuda 7200.12 500418 SATA II e minha placa mãe é uma Gigabyte GA-990XA-UD3 com a última Bios e todos os drivers atualizados.

Desde já, agradeço a quem puder esclarecer essa dúvida.

Postado

Amigo!

Para desfrutar dos recursos AHCI primeiramente você deve mudar as configurações da Bios de sua placa mãe em Storage deve se escolher a opção AHCI.

Depois de mudar as configurações da bios,e instalar o Windows é preciso instalar o driver Sata que irá controlar o modo AHCI dependendo da placa mãe pode ser o controlador Marvel Sata Controler basta instalar todos os drivers que acompanham a placa mãe.

Depois de tudo (Mudar as configurações da bios,instalar o driver controlador) seu pc já estará automaticamente em modo AHCI,a nomenclatura Sata refere-se a conexão Sata seja ela Sata II ou Sata III e não que está em modo ACHI.

Um teste simples para saber se esta em modo ACHI é inciar o windows mudar as configuração da bios de ACHI para IDE ou Sata se o windows não iniciar é por que o HD está em modo ACHI...Para voltar ao normal reverta a configuração da bios para ACHI e pronto.

Boa Sorte!

Postado

Olá AES

Só instalo o windows dessa forma. Vi algumas imagens do Hd Tunes, na aba Info, num fórum, que não me lembro onde foi, mostrando um HD, em modo AHCI, como Sata e não udma 6.

Quando transfiro um arquivo de 4,5 GB de uma partição para outra, no mesmo hd, a taxa máxima de transferência é de 48 MB/s. Não sei se esse valor é normal.

Obrigado.

Postado

Amigo! Como Mencionei Sata e udma 6 são meras nomenclaturas e não corresponde a modos de operação.

O motivo pelo qual foi, mostrando um HD, em modo AHCI, como Sata e não udma 6 é por que cada placa mãe no caso a Bios tem suas próprias configurações,por exemplo: Uma placa mãe Asus pode mostrar Sata em modo AHCI já uma placa mãe intel pode mostrar Sata em modo AHCI e assim por diante.

Quanto a velocidade de transferência pode se considerar normal,por que HDs nunca tem velocidade real das que o fabricante mencionam,por exemplo um HD diz que trasfere a 100Mb/s dados segundo o fabricante,mas em testes e na pratica alcança apenas 60Mb?s é considerado normal devidoo a "n" fatores.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!