Ir ao conteúdo

Função do resistor entre gate e A1 do triac

fireands

Posts recomendados

Postado

Gostaria, que se possível vocês me retirassem uma duvida com relação a um circuito utilizando um triac no acionamento de uma lâmpada. No circuito pretendo utilizar um microcontrolador para gerar o sinal de acionamento e um optodiac para isolar o circuito “comando” do de potência e gerar o disparo no “gate” do triac, porém não estou muito familiarizado com o funcionamento do triac e suas configurações por isso procurei alguns esquemas na internet para tirar uma “base”.Dos dois modelos diferentes que encontrei a um diferença principal: o uso de um resistor entre o terminal do “gate” e do “A1” do triac. E isso me gerou uma duvida com relação a sua função.Esse resistor serve para que: para gerar o disparo? Para limitar a corrente do disparo?e se ele serve para gerar o disparo no “gate” qual a função do optodiac (o que ele chaveia então)?.Gostaria de ter essa informação para melhorar meu entendimento sobre o circuito e para que possa dimensiona-lo de forma ideal .Abraços

circuito.jpg

Postado

Ao que me parece esse R22, foi incorporado ao circuito para "endurecer" o disparo do triac, ou seja, evitar falsos disparos, por algum sinal/ruido ou até mesmo pela sensibilidade do proprio triac. Se nao estou errado, pode-se adotar ou nao esse uso, inclusive pode se variar o valor sempre p um maior, aumentando a sensibilidade para o disparo..

Amigos q me corijam, se preciso....

falou

Postado

Primeiramente obrigado pela resposta amigo, mas me deixa ver se entendi bem:

a função do resistor R22 então seria para o triac a mesma função do resistor de 10k (R3)para o transistor desse esquema abaixo garantir a queda de tensão entre base e o emissor ou no caso do triac a tensão certa de disparo gate.

transistor.jpg

Postado

Exatamente amigo! a ideia é essa. No esquema inicial o resistor garante q o triac nao dispare até q a tensão "cedida"pelo diac acoplador chegue a um determinado valor..

• Coordenador
Postado

Caso o autor necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...