Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Radeon R9 290X - Reviews e questões técnicas.


Posts recomendados

  • Membro VIP

7561dd96_AMD_Radeon_R9_290_X_290_Specifications_6.jpg

Radeon R9 290X - Especificações

* Codinome - Hawaii

* Suporte API - DirectX 11.2, Mantle, OpenGL 4.3

* PCI Express - 3.0

* Arquitetura da GPU - 28 nm

* Clock Base da GPU - 850MHz

* Velocidade máxima de Clock da GPU - 1GHz

* Largura de Banda da Memória - 320 GB/s

* Quantidade de Memória - 4 GB

* Interface de Memória - 512 bits GDDR5

* Unidades de processamento - 2816

* Conectores de Alimentação - 1 x 6-pinos + 1 x 8-pinos

* Temperatura Máxima - 95ºC

* Consumo de Energia - 300w

Site: http://www.amd.com/br/products/desktop/graphics/R9/Pages/amd-radeon-hd-r9-series.aspx#2

Testes:

TechPowerUP

Guru3D

BitTechNet

TechSpot

Crossfire

PCPerspective

TechPowerUP

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
http://techreport.com/review/25712/are-retail-radeon-r9-290x-cards-slower-than-press-samples

As 290 estão com problemas de desempenho bem abaixo do esperado. AMD diz que está trabalhando pra corrigir isso..

Sim, o controle do FAN está com problema. Isso é bem diferente de dizer que a placa não tem o desempenho esperado.

O fan não esta girando o esperado e o trottle esta ativando... simples assim.

Usando qualquer programa para controlar o FAN ou colocando uma temperatura qualquer no Control Center, que não seja o auto, e o problema está resolvido.

O melhor de todo este assunto é ver os fan boys da 780 tentando justificar os US$100 a mais com desempenho inferior... agora dizem que vale a pena por causa dos jogos, uhauahuahuha.

E isso só com 290 com esse cooler default tosco. Imagine daqui a pouco com driver não beta e coolers aftermarket.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

R9 290X MSI Lightning

 

Apesar de não ter o cascalho para tal, fiquei contente de ver que finalmente estão saindo versões aftermarket da AMD R9 290x, placa que tem fama de "esquentadinha e barulhenta".

 

Fiqui sabendo do fato através deste video do youtube, no canal do linus tech tips:

 

http://www.youtube.com/watch?v=lmXgDxjgJ8o

 

A placa está em exposição na feira CES 2014 no estande da MSI

 

A expectativa é que com esse sistema de refrigeração, a placa não fique com o potencial limitado pelo próprio software de controle "clock X temperatura X %fans" da AMD

 

Outro sinal de que a placa vai ser mais potente, é a quantidade de conexões de energia PCI-E que a versão da MSI possui, "orrendos" 2 conectores de 8 pinos + 1 conector de 6 pinos!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

R9 290X MSI Lightning

 

Apesar de não ter o cascalho para tal, fiquei contente de ver que finalmente estão saindo versões aftermarket da AMD R9 290x, placa que tem fama de "esquentadinha e barulhenta".

 

Fiqui sabendo do fato através deste video do youtube, no canal do linus tech tips:

 

http://www.youtube.com/watch?v=lmXgDxjgJ8o

 

A placa está em exposição na feira CES 2014 no estande da MSI

 

A expectativa é que com esse sistema de refrigeração, a placa não fique com o potencial limitado pelo próprio software de controle "clock X temperatura X %fans" da AMD

 

Outro sinal de que a placa vai ser mais potente, é a quantidade de conexões de energia PCI-E que a versão da MSI possui, "orrendos" 2 conectores de 8 pinos + 1 conector de 6 pinos!

Obrigado aos admins por moverem meu tópico para cá! Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá galera, infelizmente estou com um problema grande..
depois que instalei essa placa de video no pc, ele nao consegue ficar mais que 5min ligado sem tomar uma BSOD

o código do erro é o 0x124 e ja nao sei o que fazer...

membros de outro fórum me falaram para trocar de SO, fiz um formato do pc para o 8.1 de 64bit (antes estava com o 7)
mas o problema persiste...

me falaram que poderia ser também a fonte que nao aguenta...

mas fiquei com a duvida de como a fonte aguenta uma 6870 em 100%
e nao uma r9 290 em iddle?

a fonte que tenho é uma Cooler Master GX 750W V2

Sei que aquí no Clube ja fizeram um teste com essa fonte, mas como a minha é a V2, nao sei se tem alguma diferença.....
quando volto a instalar a 6870 o pc funciona perfeitamente...
 

alguem poderia me ajudar?


==================================================Dump File         : 011914-13171-01.dmpCrash Time        : 19/01/2014 16:24:28Bug Check String  : Bug Check Code    : 0x00000124Parameter 1       : 00000000`00000000Parameter 2       : ffffe000`02559038Parameter 3       : 00000000`00000000Parameter 4       : 00000000`00000000Caused By Driver  : ntoskrnl.exeCaused By Address : ntoskrnl.exe+5b27b9File Description  : NT Kernel & SystemProduct Name      : Microsoft® Windows® Operating SystemCompany           : Microsoft CorporationFile Version      : 6.3.9600.16404 (winblue_gdr.130913-2141)Processor         : x64Crash Address     : ntoskrnl.exe+5b27b9Stack Address 1   : Stack Address 2   : Stack Address 3   : Computer Name     : Full Path         : C:\Windows\Minidump\011914-13171-01.dmpProcessors Count  : 8Major Version     : 15Minor Version     : 9600Dump File Size    : 262.144Dump File Time    : 19/01/2014 16:24:30==================================================

Esse é o código de erro que esta dando na BSOD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Além de problema com software, pode ser algum problema com Hardware, como a fonte de alimentação. Teste com outra fonte pois a sua pode estar com algum tipo de defeito, mesmo ela segurando a HD6970.

 

Tentou uma atualização de bios da placa-mãe? Novas versões de bios por muitas vezes abrem o leque de compatibilidade / estabilidade da mesma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá galera, infelizmente estou com um problema grande..

depois que instalei essa placa de video no pc, ele nao consegue ficar mais que 5min ligado sem tomar uma BSOD

o código do erro é o 0x124 e ja nao sei o que fazer...

membros de outro fórum me falaram para trocar de SO, fiz um formato do pc para o 8.1 de 64bit (antes estava com o 7)

mas o problema persiste...

me falaram que poderia ser também a fonte que nao aguenta...

mas fiquei com a duvida de como a fonte aguenta uma 6870 em 100%

e nao uma r9 290 em iddle?

a fonte que tenho é uma Cooler Master GX 750W V2

Sei que aquí no Clube ja fizeram um teste com essa fonte, mas como a minha é a V2, nao sei se tem alguma diferença.....

quando volto a instalar a 6870 o pc funciona perfeitamente...

 

alguem poderia me ajudar?

==================================================Dump File         : 011914-13171-01.dmpCrash Time        : 19/01/2014 16:24:28Bug Check String  : Bug Check Code    : 0x00000124Parameter 1       : 00000000`00000000Parameter 2       : ffffe000`02559038Parameter 3       : 00000000`00000000Parameter 4       : 00000000`00000000Caused By Driver  : ntoskrnl.exeCaused By Address : ntoskrnl.exe+5b27b9File Description  : NT Kernel & SystemProduct Name      : Microsoft® Windows® Operating SystemCompany           : Microsoft CorporationFile Version      : 6.3.9600.16404 (winblue_gdr.130913-2141)Processor         : x64Crash Address     : ntoskrnl.exe+5b27b9Stack Address 1   : Stack Address 2   : Stack Address 3   : Computer Name     : Full Path         : C:\Windows\Minidump\011914-13171-01.dmpProcessors Count  : 8Major Version     : 15Minor Version     : 9600Dump File Size    : 262.144Dump File Time    : 19/01/2014 16:24:30==================================================

Esse é o código de erro que esta dando na BSOD

 

 

amigo, eu tenho uma R9 290 que corrompeu meu SO.

Nem reinstalando resolveu. Comprei outra fonte pra nada.

 

O windows 8.1 é que é a bomba.

Voltei pro 7. Não teve jeito de carregar o windows 8.

 

 

Se aquela CPU da AMD vai dar gargalo, veja quanto você faz em bechs e compare na NET.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, vocês que estão usando, vale a pena mesmo ela? Eu tava pensando em pegar ela e de cara um cooler da arctic, eu uso o Accelero Twin Turbo na minha 6970 e é lindo, silencioso e a temperatura em uso extremo baixou de 100° pra 60°~65°.

 

Já resolveria "os dois problemas" dela, mas acho que o resto da minha config pode ser um gargalo pra ela, mas não posso no momento mudar os dois.

 

Seria mais interessante eu investir em novo processador e placa-mãe primeiro ou partiria logo pra ela?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, vocês que estão usando, vale a pena mesmo ela? Eu tava pensando em pegar ela e de cara um cooler da arctic, eu uso o Accelero Twin Turbo na minha 6970 e é lindo, silencioso e a temperatura em uso extremo baixou de 100° pra 60°~65°.

 

Já resolveria "os dois problemas" dela, mas acho que o resto da minha config pode ser um gargalo pra ela, mas não posso no momento mudar os dois.

 

Seria mais interessante eu investir em novo processador e placa-mãe primeiro ou partiria logo pra ela?

Você nao precisa comprar uma placa mãe, da pra por o fx 8350 nela assim como eu fiz. Meu combo novo é fx 8350 e r9 290 tri-x, preciso atualizar na assinatura xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tava mais pensando em trocar os dois porque eu já to no windows 8 e a crosshair IV os drivers pararam de ser atualizados em 2010...

 

 Sem problema dos Drivers da Crosshair com o Windows 8. Se quiser pode usar com ela até mesmo os drivers nativos do Windows 8(algo que eu recomendo).

 

 

 

 E seu processador funcionaria bem com uma 290x, mas seria necessário fazer overclock no processador para que ele não limite o funcionamento da 290x.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DkFalcon

 

Eu falei dos drivers por que gosto de usar os drivers do fabricante, e novo OS, novos Drivers, e 4 anos sem drivers novos já dá uma sensação de abandono.

 

Você colocou algum cooler ou o stock funciona bem? Todo post que li o pessoal reclamava do barulho, do calor ou dos dois. E aqui onde eu moro a média de temperatura é quase 40°. Se precisar do cooler já sai um pouco mais cara.

 

@EL ETRO

 

Eu nunca fui de fazer OC, normalmente eu gasto um pouco a mais do que o "necessário" pra não precisar fazer isso, aqui é muito quente, eu fico no pânico de fazer OC e a ***** queimar, nem sempre tenho grana pra repor a peça rápido, aí ficaria sem pc =x

 

Mas se for pouca coisa... O que você sugere?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nunca fui de fazer OC, normalmente eu gasto um pouco a mais do que o "necessário" pra não precisar fazer isso, aqui é muito quente, eu fico no pânico de fazer OC e a ***** queimar, nem sempre tenho grana pra repor a peça rápido, aí ficaria sem pc =x

 

Mas se for pouca coisa... O que você sugere?

 

 Pro seu caso seria muito bom se você quisesse deixar o seu 1100T com a R9 290. Pra levar um 1100T a 4Ghz não é pouca coisa, mas quase todos eles chegam a essa frequência.

 

 Você tem que fazer ao menos um investimento razoável em ventilação para seu gabinete, e terá que dobrar o cuidado com a instalação da sua máquina.

 

 Aprender isso é algo que leva, acima de tudo, muita leitura pra se aprender. Comece por estes tópicos aqui.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu man, já dei uma olhada em alguns aqui, vou abrir um tópico lá, eu sei que minha placa-mãe é boa pra fazer OC, já explorei as opções da BIOS e tem bastante coisa pra mexer, mas a única vez que fiz over foi por um Pentium 4 pra rodar a 4Ghz xD

 

Eu nem lembro mais o resto da configuração da máquina... Tem anos isso.

 

Bom, vou lá abrir um tópico, se você puder ajudar fico grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

E ae galera, tudo beleza?

Estou com uma dúvida e problema com minha 290X e queria ver se alguém tem alguma sugestão.

 

 

1º - usando o GPU-Z, fiz algumas tentativas p ver a diferença entre o quiet e o uber mode, mas não muda nada. Pelo GPU-Z, fica tudo igual (clocks, etc). O q pode ser isso?

Não q faça diferença já q na prática mudaria mais o barulho das ventoinhas e não na performance, mas mesmo assim fiquei cismado com isso.

Alguns benchmarks q comprovam isso: http://us.hardware.info/reviews/4901/11/amd-radeon-r9-290x-review-amds-new-high-end-hawaii-gpu-3dmark-vantage

 

 

2º Não sei se está relacionado ao sintoma descrito acima, mas de acordo com o GPU-Z, o video está trabalhando no PCI-E a x1 e não x16 como o esperado. Alguém tem alguma ideia de como acerto isso? Tudo funciona aparentemente normal (video ok, sem falhas, sem apagões, sem tela azul ou qualquer coisa parecida), mas a performance dela está praticamente a mesma coisa q com uma 6950 q usava antes.

 

Cheguei a procurar na bios (tenho uma Asus M5a99X-Evo) mas não encontrei nada q explicaria isso. Chequei tb se o power saving da bios estava ativado, mas não é o caso.

 

Sei q estou fugindo um pouco do tópico, mas como notei isso com a 290x, acho q pode estar relacionado.

De qualquer forma, agradeço pela atenção :D

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

1-) O modo Quiet, limita a rotação do fan da VGA a se não me engano 40% (contra 47% no modo Uber). Com isso, a temperatura vai subir mais rápido e os clocks baixam antes, ocasionando menor rendimento.

 

2-) As VGAs modernas, quando em idle, baixam os clocks da GPU e memória e também baixam a versão do PCI-E, além de baixar a tensão de alimentação. Fazem isso para economizar energia e gerar menos calor. No GPU-Z, clique no sinal de "?" ao lado da versão do PCI-E e inicio o render test. Veja se as coisas ficam diferentes. ;)

 

Quanto ao desempenho, qual a fonte de alimentação do seu PC?

 

Utiliza estabilizador e/ou no-break?

 

Os drivers da placa-mãe estão corretamente instalados e atualizados?

 

Teste outra versão do Catalyst.

 

Qual o seu processador? Pode estar tendo problemas com o famigerado gargalo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1-) O modo Quiet, limita a rotação do fan da VGA a se não me engano 40% (contra 47% no modo Uber). Com isso, a temperatura vai subir mais rápido e os clocks baixam antes, ocasionando menor rendimento.

 

2-) As VGAs modernas, quando em idle, baixam os clocks da GPU e memória e também baixam a versão do PCI-E, além de baixar a tensão de alimentação. Fazem isso para economizar energia e gerar menos calor. No GPU-Z, clique no sinal de "?" ao lado da versão do PCI-E e inicio o render test. Veja se as coisas ficam diferentes. ;)

 

Quanto ao desempenho, qual a fonte de alimentação do seu PC?

 

Utiliza estabilizador e/ou no-break?

 

Os drivers da placa-mãe estão corretamente instalados e atualizados?

 

Teste outra versão do Catalyst.

 

Qual o seu processador? Pode estar tendo problemas com o famigerado gargalo.

Valeu pela resposta...

 

Bom, quanto aos modos quiet e uber, tu já tinha lido sobre isso...achei muito interessante embora pelas análises q li em diversos fóruns, a diferença de performance não é algo q possamos notar na prática, então não tem problema. O q estranhei, é q os clocks da gpu e da memória deveriam aumentar um pouco (pouca coisa mesmo) e pelo GPU-Z, não vi mudança alguma. Mas como escrevi antes, não é algo q me faça diferença até porque quando estiver muito quente, vou aumentar os rpm manualmente pelo catalyst assim como já fazia com a 6950 q tinha antes.

 

Obrigado pela dica no GPU-Z...não tinha reparado nesse detalhe e tb não sabia q a economia de energia diminuía o próprio uso do PCI-e...fiz o render test e realmente muda.

 

O q tenho no meu Pc é isso:

Gabinete: NZXT Tempest Evo
MB: Asus M5A99X Evo
Proc: AMD FX 6100
RAM: Corsair Vengeance 8GB (2x4)
GPU: Radeon Sapphire R9 290X Tri-x
Fonte: C3 Tech 750R
HD: SeaGate 500GB Sata 2
No-break TS Shara II
Protector Pro Clamper - (ligado no no-break). Pode parecer exagero, mas aqui na região onde moro a rede elétrica oscila muito e na época pesquisei bastante p saber q o estabilizador dos no-breaks não são lá muito confiáveis (o no-break serve só p segurar o pc por alguns minutos quando acaba ou pisca a luz).
 
Quanto aos drivers, está tudo tranquilo, embora eu tenha desinstalado/instalado o catalyst por via das dúvidas (como dica p alguém q quiser, usei o Display Driver Uninstaller da Guru3D no modo de segurança p limpar o q sobra da desinstalação ). Funciona muito bem. 
 
Bom, no final das contas, depois de testar com alguns outros games pesados a conclusão é q a 290x funciona muito bem.
 
O q me espantou foi no World of Tanks (WoT) onde o FPS ficou praticamente a mesma coisa q quando usava a 6950 (e bem menos quando coloquei tudo em maximum). Depois de gastar um bom tempo pesquisando isso, descobri q o problema é do WoT...pisaram na bola numa das atualizações e até agora não resolveram (por algum motivo "perderam" o suporte a CPUs multi-core. Mas até ter essa info, fiquei meio chocado e achei q algo não tava certo por aqui.
 
De qualquer forma, suas dicas me levaram a pesquisar e aprender mais sobre GPUs e PCI-Es, e outros Es huauhauha
Obrigado de novo :D
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Disponha colega.

 

Repense o uso do no-break. Leia: No-Break realmente é a salvação?

 

Quanto aos estabilizadores, faz muito bem em não utilizar um (ao menos não diretamente). Entenda sobre os malefícios dos estabilizadores em: Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Disponha colega.

 

Repense o uso do no-break. Leia: No-Break realmente é a salvação?

 

Quanto aos estabilizadores, faz muito bem em não utilizar um (ao menos não diretamente). Entenda sobre os malefícios dos estabilizadores em: Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.

Antes de comprar um no-break eu tinha pesquisado sobre a eficiência deles, bem como de estabilizadores e alguns testes de réguas de energia disponíveis no mercado. Se me lembro bem, na época li muita coisa aqui mesmo no fórum do Clube do Hardware.

 

No bairro onde moro a energia pisca/acaba com certa frequência, principalmente quando chove, então uso um no-break só para dar tempo para desligar o PC do jeito certo. Mas sabendo que no-break não serve para muito mais do que manter a energia, uso um protetor da Clamper entre o no-break e o PC para realmente proteger o hardware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá pessoal, comprei a umas semanas uma R9 290x Lightning e funcionou normalmente até hoje, a tela do monitor simplesmente apagou, tentei reiniciar o computador e quando aparece a tela de login do windows, fica umas listras pretas na tela e o vídeo apaga novamente, percebi que a placa fica em estado pesado depois que isso acontece (o nome Lightning fica no vermeho), não sei o que fazer se alguem souber como resolver ou por onde começar agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Não consigo atualizar os drivers R9 290X

 

Bom dia a todos

Eu comprei a placa de vídeo R9 290X modelo gaming da MSI, ela esta funcionando normal, eu instalei os programas que veio no cd.

Para ser mais preciso são 4 programas um é para atualizar drivers com mais facilmente ele se chama "live update 5" e outro ja mais conhecido é o "MSI afterburner" para Overclock.
O problema é que esses dois programas simplesmente não reconhecem que eu estou conectado a internet, no live update 5 aparece a mensagem “no internet connection”.

Outro detalhe, outro programa que vem junto é o "msi gaming app" ele simplesmente mostra o "clock" e mi da a possibilidade de escolher entre 3 modos(OC mod/Gaming mod/Silent mod)(overclock de fabrica/clock padrão/modo silencioso) respectivamente, entretanto mesmo eu escolhendo qualquer um dos 3 o clock sempre fica entre 300 e 350mhz.

 

Não estou com desempenho satisfatório em vários jogos.

 

Não consigo atualizar os drivers da placa de vídeo, alguém já teve esse problema? como posso resolver?

 

Minha configuração:

i7 4770K

ASUS Sabertooth z87

16Gb de ram 1600mhz

HD de 1Tera(50gb livres apenas)

SSD 60Gb

R9 290X MSI GAMING

AX 860 Corsair

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá!

 

Primeiramente atualize os drivers da placa de vídeo pelo site da AMD: http://support.amd.com/pt-br/download

 

Mesmo você alterando os modos de operação da placa de vídeo, ela continuará a trabalhar em 300MHz pois você não está jogando, então ela não fica o tempo todo com o clock alto.

Se quiser confirmar, execute programa GPU-Z na parte de "render test" e vá em "sensors" que verá o clock aumentando.

 

Obs: Antes de instalar os drivers novos, desinstale o antigo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...