Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
roceroque

Bloqueador de Rede Elétrica Domiciliar

Recommended Posts

Pessoal, estou com um projeto que funciona da seguinte forma:

Quando não há ninguém em casa os equipamentos de uso dispensável são desligados automaticamente. Ex.: Ventilador, Computador, TV, etc. Mas também tem alguns equipamentos que não podem ser desligados. Ex.: Refrigeradores e coisas do tipo.

O problema que eu estou tendo é que eu só sei o básico no assunto e não sei como montar um sistema que atenda a essas necessidades, não sei o que fazer pra que isso ocorra, já pensei em colocar um interruptor na porta e outro no portão da casa, que quando fossem fechados os dois (Porta e Portão) eles sejam ativados e os equipamentos sejam desligados. Será possível?

Obs.: O projeto é experimental, para uma feira de ciências. Estou aceitando ideias

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que você pode fazer é espalhar sensores de presença por essa casa e analisar o sinal deles. Se durante X minutos nenhum destes sensores de presença detectar alguma coisa, então não tem ninguém dentro de casa. Depois de detectada a casa vazia o controlador desarma os relés que devem estar na tomada cortando a rede elétrica.

Isso de forma mais inteligente, existem outras bem mais complexas. Mas também tem como fazer manualmente como você disse, quando "o ultimo" a sair desliga as luzes e as tomadas literalmente com um botão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×