Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Bloqueador de Rede Elétrica Domiciliar


roceroque

Posts recomendados

Pessoal, estou com um projeto que funciona da seguinte forma:

Quando não há ninguém em casa os equipamentos de uso dispensável são desligados automaticamente. Ex.: Ventilador, Computador, TV, etc. Mas também tem alguns equipamentos que não podem ser desligados. Ex.: Refrigeradores e coisas do tipo.

O problema que eu estou tendo é que eu só sei o básico no assunto e não sei como montar um sistema que atenda a essas necessidades, não sei o que fazer pra que isso ocorra, já pensei em colocar um interruptor na porta e outro no portão da casa, que quando fossem fechados os dois (Porta e Portão) eles sejam ativados e os equipamentos sejam desligados. Será possível?

Obs.: O projeto é experimental, para uma feira de ciências. Estou aceitando ideias

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que você pode fazer é espalhar sensores de presença por essa casa e analisar o sinal deles. Se durante X minutos nenhum destes sensores de presença detectar alguma coisa, então não tem ninguém dentro de casa. Depois de detectada a casa vazia o controlador desarma os relés que devem estar na tomada cortando a rede elétrica.

Isso de forma mais inteligente, existem outras bem mais complexas. Mas também tem como fazer manualmente como você disse, quando "o ultimo" a sair desliga as luzes e as tomadas literalmente com um botão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...