Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ASUS M4A79-T Deluxe POSTando ou não aleatoriamente.


pedro180

Posts recomendados

Boa noite pessoal. Resolvi pedir ajuda a vocês por que esse problema está bastante estranho e não consigo encontrar o responsável (acredito que seja a placa mãe, mas não sei qual o defeito).

Comprei esse PC (todas as peças eram novas) faz uns 5 ou 6 anos, segue a config dele:

ASUS M4A79-T Deluxe

AMD Phenom II X4 965 Black Edition Stock com Cooler Stock

2 x 2GB OCZ Platinum Kit 1333MHz 7-7-7-20 @ 1.65v (OCZ3P1333LV2G)

2 x HDs 500GB Seagate Barracuda 7.200 e um de 320GB Western Digital, não sei a RPM (instalei ele recentemente, tendo recebido ele do meu irmão)

1 Leitor de Cartões de Memória USB interno (nunca leu cartões, só o USB funciona.)

1 Gravador de DVD Samsung Super WriteMaster (não acho que esteja relacionado, mas é bom falar)

Gabinete Leadership Blue Eye gamer (1 fan 120mm frontal, 1 fan 120mm traseira falhando, 1 fan lateral 40mm, e 1 exaustor Cooler Master perto da placa de vídeo)

1 Placa de som Creative SoundBlaster Audigy SE

fonte SevenTeam 750Z-AF 750W

Windows 8.1 Pro x64 Atualizado

Windows 7 Ultimate X64 (que hoje foi apagado e substituído pelo Windows 8)

Ubuntu Linux 13.10 Saucy Salamander atualizado

Todos os drivers atualizados, BIOS de fábrica (3033)

Anos atrás, aconteceram duas coisas que chamaram minha atenção, porém não lembro a ordem em que aconteceram:

1 - Quando estava usando o computador, percebi que o audio onboard desaparecia do Gerenciador de Dispositivos sem aviso e voltava. Até que um belo dia ele desapareceu completamente. Anos depois ele voltou a aparecer, porém os conectores P2 não funcionam (ficam com um barulho de interferência), apenas o Coaxial funciona. Hoje em dia eu uso a SoundBlaster para o som.

2 - Eu tentei atualizar a BIOS pelo utilitário do Windows, o que aparentemente deu certo mas a placa ficou instável.

Agora, vamos para o presente:

O computador funciona perfeitamente. Eu uso ele por horas, com load extremamente alto e nada funciona. Porém, depois de um tempo aleatório (dias, semanas, meses) ele começa a ficar instável e a dar BSODs com erros aleatórios, geralmente relacionados à memória (IRQ_NOT_LESS_OR_EQUAL, por exemplo) até que ela finalmente liga mas dão POSTa. As fans ligam, as luzes acendem, mas nenhum sinal de vida. Isso pode persistir por minutos, horas ou dias (normalmente eu tenho que desligar a placa da energia e esperar. Remover a bateria do CMOS e esperar também funciona, mas nem sempre).

Tentei iniciar com 1 só stick de RAM e o problema persistiu. Troquei pelo outro pente e nada. Uma vez, mudei de slot e a placa ligou novamente, porém em outra ocasião isso não funcionou. Mudei para o par de slots vizinho e nada, botei elas em slots separados e também nada. Já troquei o chip da BIOS por outro com a mesma versão e funcionou por aprox. 1 ano, e depois a placa parou. Troquei novamente por outro mais novo e a placa parou novamente depois de 1 ano. Troquei por outro com a versão de fábrica e também parou depois de alguns meses e cá estou eu, 1 ano depois, com o computador funcionando mas parando aleatoriamente (e durante as crises, a maré de telas azuis e reboots acabam prejudicando o S.O. e até impedindo ele de iniciar).

Temperaturas segundo o SpeedFan:

HD 1 = 30ºC

HD 2 = 33ºC

HD 0 = 32ºC

CPU = 48ºC, mas já vi a temperatura chegar a 54ºC quando o uso da CPU é maior

MOBO= 35ºC - Chegou a 45~48ºC, agora fica em 38ºC, 40ºC em load

GPU = 39ºC

Isso durante o uso diário. A GPU é a única que testei em full load, e ela não ultrapassa os 74ºC com o Cooler em 45% e clocks em 860/1280MHz e Stock Voltage. Fiz esse overclock hoje e está estável e o ganho de performance foi excelente.

Uma vez, durante uma das crises, fiz um teste no memtest+ que vem junto com o GRUB, e a quantidade de erros era inacreditável mal após ter começado os testes. Então semanas depois tentei de novo com pentes separados e nada (mas não fiquei muito tempo) e com os dois pentes e também nada. E não tenho como ver fisicamente a temperatura do chipset pois ele tem um dissipador de cobre que veio de fábrica.

Alguém tem ideia do que pode ser? Eu tentei colocar a frequência e latência certa da memórias mas não adianta. Pra dizer a verdade, alterar qualquer configuração na BIOS parece provocar o problema (embora mesmo deixando ela inalterada, após um tempo o problema volta), então eu evito fazer alterações e deixo com as configurações de fábrica. E notei que vários resets ou telas azuis seguidos parecem também provocar o problema. Recentemente tive algumas telas azuis por causa de conflito entre drivers, o problema acabou entrando em cena e destruindo o sistema no processo (tive que fazer uma restauração). Mas vejo que quanto mais estável o sistema, mais tempo entre as crises. E durante uma crise, as vezes ele POSTa mas reiniciar assim que tento entrar no sistema (qualquer um deles) e logo em seguida não POSTa. Eu desligo e tento de novo, e ele apita e trava durante o POST. Basicamente esses três problemas se alternam repetidamente.

Peço desculpas se o POST ficou confuso, mas eu também estou um pouco confuso XD. Qualquer informação é só perguntar. E não, por mais que tenha outro tópico sobre a M4A79-T sem POST, todos eles voltaram a funcionar depois de trocar o chipset, a minha acredito que seja um caso a parte e por isso criei um tópico. Não instalei nenhum hardware desde que comprei o PC (com exceção do HD de 320GB e o exaustor, mas eles foram depois do problema). E não tenho nenhuma peça de reposição ou teste. Nenhuma memória, processador, PSU, nada. E ninguém que eu conheça tem peças que vão servir. Ah, e eu estava pensando em fazer este tutorial: http://forum.clubedohardware.com.br/recuperando-placas-mae/702285 - Recomendam que eu tente, ou é melhor diagnosticar o problema antes?

Obrigado.

EDIT: Deixei o Memtest+ rodando por 9 horas e ele não achou nenhum erro. E mesmo assim tenho frequentes erros de "a memória não poder se read", "a memória não pode ser written" e "program exception".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...