Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Usb host - TCC tec eletrônica


jjean

Posts recomendados

boa tarde,

e este é meu primeiro tópico, porém já acompanho o fórum a algum tempo, e já aprendi muito com vocês.

meu TCC é um testador de um equipamento, este equipamento faz leituras externas e envia informações via comunicação USB.

não posso dar muitas informação sobre o equipamento.

o pic irá criar situações diversas ao equipamento.

(esta parte está praticamente pronta).

mas eu preciso de alguma forma fazer a leitura dessas informações,

gerar um relatório e enviar para um pc.

(para criar o relatório tem alguns exemplos de data logger que irei olhar para entender como funciona)

me surgiu algumas ideias:

- usar um shield USB host;

- usar um pic já com USB host;

- e por ultimo criar um programa no pc que faça a leitura do equipamento, comunique com o pic e gere o relatório.

não sei como fazer nenhuma dessas possibilidades.

alguém poderia me indicar outra forma ou qual seria menos difícil?

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

programação de pc eu não entendo nada, mas se for a solução eu corro para aprender alguma.

para o pic eu uso o CCS mas acho que ele não dá conta do recado com USB host.

o host é para uma comunicação direta com o equipamento, caso for usar esta opção.

o meu maior problema é que tenho só 1 mês para concluir.

com certeza devido ao curso seria melhor o pic resolver tudo sozinho, mas já não me importo tanto com isso

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

caso utilize o pc fazendo o papel de USB host para o equipamento, o programa a ser criado deve fazer a captura de informações do equipamento, transmitir esses dados para o pic via porta serial (considero mais simples) para que ele faça a comparação com o que ele está executando e depois o pic responda para o programa no pc todos os dados para criação de um relatório.

sei que será bem corrido aprender a mexer com isso mas atualmente acredito ser a mais simples.

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o equipamento a ser testado praticamente monitora tensão e corrente, com base nessas informações ele realiza algumas ações.

durante esse processo ele envia essas informações para um software que já existe via USB.

este software apenas faz a leitura e exibe no monitor.

o processo de testes do equipamento é feito manualmente. o meu TCC tem como objetivo automatizar isso.

ele deve realizar as mesmas rotina já usada (até ai tudo certo, na simulação), porém ele também precisa saber se o equipamento identifica o que o pic esta executando, por exemplo alterar a tensão.

cada etapa deve ser acrescentado no relatório a execução e o resultado.

caso crie o software no pc ele deve aproveitar as informações já lidas e enviar ao pic, para que ele compare com a que ele esta executando. o pic irá responder ao programa se as leituras e as ações tomadas pelo equipamento estão corretas.

com essas informações o programa no pc deve criar um arquivo de texto ou pdf (o que for mais fácil).

não dei se consegui explicar o que você quer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pensei em usar o pic16f877a e comunicar ele com o pc via serial direto ou conversor usb serial.

o 2550 não vai dar conta devido a quantidade de pinos.

caso for usar o 4550 terei que aprender também comunicação USB porque o que eu sei é somente teórico.

já estou vendo alguns tutoriais vou baixar e retorno com o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

jjean, já que você já começou a trabalhar com o CCS, posso te dar uma mão em uma conexão USB CDC, na qual o PIC irá emular uma COM através da USB.

Tenho um programa de teste que já lê pela serial.

Você já tem o 18F4550 aí com você?

Veja esse meu post ensinando um exemplo básico:

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=5777060&postcount=2

Já está pronto, só precisa adaptar ao seu projeto.

Eu penso melhor quando vejo imagens.

Esboce, mesmo no paint, um diagrama de blocos de como você deseja que seu projeto funcione.

Me parece que não será difícil de executar não.

A comunicação com o PC já estou te dando pronta.

Programar no Visual Studio via C# é uma beleza. Uma das melhores, se não a melhor IDE que já vi. Usar o IntelliSense é uma mão na roda. Todas as IDE´s deveriam ter. De tal forma que funcione (http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/hcw1s69b%28v=vs.110%29.aspx)

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nesse ponto você tem razão. O Visual Studio é uma porcaria para desenho. Nesse caso, há outras ferramentas mais adequadas à tarefa.

Poderia usar o Unity3D e continuar a programar em C#. Ele aceita comunicação via serial ainda. Não sei se aceita USB nativa.

Exemplo:

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=5777995&postcount=14

http://answers.unity3d.com/questions/42164/i-cant-make-the-arm-base-rotate-in-axis-y.html

http://forum.unity3d.com/threads/73454-I-can%92t-make-the-Arm-Base-rotate-in-Axis-quot-Y-quot?p=470240#post470240

http://unity3d.com/learn/tutorials/modules/beginner/scripting/assignments/spinning-cube

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

voce gosta de aprender,deveria tentar usar as ferramentas da EMBARCADERO Delphii/C++,no seu caso ,C++.

Assim voce estaria experimentando Firemonkey,que é a melhor ferramenta 3D/2D para multiplataforma,IOS,Android,MAC,Windows tudo na mesma IDE.

VAle a pena voce pesquisar,de uma vasculhada no youtube sobre DElphi Firemonkey e caia de costas como é fácil girar e controlar um modelo 3D por esta ferramenta.

Falei Delphi pois é a mesma IDE para C++ e é mais fácil para buscar os exemplos pois o resultado final é igual tanto no Delphi como em C++.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

obrigado pela ajuda de vocês.

estou voltando agora de uma conversa com meu professor, e ele me informou que o objetivo final deverá ser alterado.

o projeto agora ficará responsável por apenas gerenciar a rotina de testes, sem se importar com as respostas do equipamento e sem a necessidade de criar o relatório final.

o relatório será implementado apenas se der tempo.

com isso ele abre a possibilidade para que alguma outra turma continue com o projeto.

eu continuarei estudando sobre o assunto mas sem a pressa para a conclusão do TCC.

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...