Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temperatura alta com Radeon HD 5670


brunofranco

Posts recomendados

Pessoal, eu tenho uma XFX ATI Radeon 5670 e notei que a temperatura está muito alta. Sem jogar e de noite onde a temperatura ambiente cai, está dando 73~74ºC e jogando chegou até 86ºC! Faz um bom tempo que não dou uma limpeza interna para tirar a poeira mas acho que não era pra fica assim né? Mesmo limpando quero colocar um ótimo cooler para minha VGA. Qual vocês recomendam? A temperatura interna da mobo normalmente fica quase sempre nos 40ºC, está bom? Devo colocar ventoinhas para gabinete melhores? Eu uso o gabiente da Thermaltake V4. Ele é bem arejado e eu uso 4 coolers. Um de 120x120 veio com o gabinete e fica atrás tirando o ar, outro de 120x120 fica embaixo na base e joga o ar de baixo pra cima, mais um na frente de 120x120 e joga o ar pra dentro e outro de 80x80 na lateral na tampa esquerda e joga o ar para dentro bem em cima da CPU.

veja o esquema:

cooling.jpg

Só não tenho cooler no número 1 pois um cooler padrão de 120x120 não entra devido a sua espessura. Eu procurei mas não encontrei nenhum modelo que fosse menos larga, tipo um 120x60. Para entrar em cima a mobo teria que ser menor, pois com um de 120x120 ele bate bem em cima da placa e não dá para encaixar. Realmente uma falha de projeto desse gabinete.

Aqui estão os testes de temperatura no qual medi com o programa AIDA64 Extreme Edition:

qyw8.jpg

gms2.jpg

Agradeço a atenção de todos,

Bruno

Última edição por brunofranco; 04-11-13 em 00:29.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Bruno!

eu tenho uma XFX ATI Radeon 5670 e notei que a temperatura está muito alta. Sem jogar e de noite onde a temperatura ambiente cai, está dando 73~74ºC e jogando chegou até 86ºC! Faz um bom tempo que não dou uma limpeza interna para tirar a poeira mas acho que não era pra fica assim né? Mesmo limpando quero colocar um ótimo cooler para minha VGA. Qual vocês recomendam?

Realmente a temp da HD 5670 já começa a ficar preocupante com esses 86ºC, e olha que esses dias não tivemos o calor firme que certamente virá por aí...Mas sobre essa parada de comprar um cooler, talvez uma geral na VGA (limpeza e troca de pasta térmica) pode fazer uma grande diferença sem precisar gastar muito. Mesmo trocando o cooler dela terá que fazer a faxina mesmo...

Outra coisa, Bruno, verifique se a fan da Radeon está nos conformes. Pode ser que a temperatura alta seja ocasionada por algum mal-funcionamento ou restrição da fan. Nesta temperatura é certo que ela trabalha com 100% de RPM.

Devo colocar ventoinhas para gabinete melhores? Eu uso o gabiente da Thermaltake V4. Ele é bem arejado e eu uso 4 coolers.

O lance de refrigeração não há o que acrescentar, está tranquila, inclusive na opinião do "teto baixo" do V4, da qual foi o motivo principal de ter trocado de gabinete, pois usava também o V4. O problema da VGA é apenas uma carência de manutenção, nada mais.

P.S.: Ainda bem que o placar da 1ª foto foi ao contrário ontem, AHUAHAUHAUHA!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Bruno!

Realmente a temp da HD 5670 já começa a ficar preocupante com esses 86ºC, e olha que esses dias não tivemos o calor firme que certamente virá por aí...Mas sobre essa parada de comprar um cooler, talvez uma geral na VGA (limpeza e troca de pasta térmica) pode fazer uma grande diferença sem precisar gastar muito. Mesmo trocando o cooler dela terá que fazer a faxina mesmo...

Outra coisa, Bruno, verifique se a fan da Radeon está nos conformes. Pode ser que a temperatura alta seja ocasionada por algum mal-funcionamento ou restrição da fan. Nesta temperatura é certo que ela trabalha com 100% de RPM.

O lance de refrigeração não há o que acrescentar, está tranquila, inclusive na opinião do "teto baixo" do V4, da qual foi o motivo principal de ter trocado de gabinete, pois usava também o V4. O problema da VGA é apenas uma carência de manutenção, nada mais.

P.S.: Ainda bem que o placar da 1ª foto foi ao contrário ontem, AHUAHAUHAUHA!

Abraço!

valeu. Vou dar uma limpeza e trocar a pasta térmica. Ontem fiz um teste jogando com a tela cheia no jogo e esquentou mais. Acho que com a tela cheia a VGA trabalha mais. Deu 90ºC! Só consegui baixar um pouco depois que deixei a ventoinha da VGA trabalhando a 100%. Antes estava no automático e ficava na média em 66% da força. Desativei um overclock da VGA que o próprio driver da ATI costuma ativar mas o máximo que consegui foi deixar em 86ºC durante o jogo em execução.

PS: Estou mais acostumado com o PES, no FIFA sempre perco! rs...

PS2: No V4 não tem como adaptar um cooler de gabinete 120 mais fino? Não existe cooler 120x60 por exemplo? Poderia até colocar a ventoinha pelo lado de fora, mas ia ficar muito feio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No retorno!

No V4 não tem como adaptar um cooler de gabinete 120 mais fino? Não existe cooler 120x60 por exemplo? Poderia até colocar a ventoinha pelo lado de fora, mas ia ficar muito feio

Na época que eu usava o V4 só podia colocar uma fan em cima, pois em uma configuração anterior (um Quadcore Q8300) o coolerbox não permitia a instalação de ventoinha na superior traseira de forma nenhuma. Na minha atual (Core i7), as travas das memórias não deixavam instalar a superior-central, apesar de que se eu chegasse a fan mais para "fora" tinha um espaço sim...

Agora a fan de menor largura que eu sei é a Coolermaster Sickleflow Slim, de 1,5cm. De 0,6 aí não tô sabendo não Bruno. Mas no seu caso não é tãooo primordial, já que desta forma o seu sistema está bem de arrefecimento.

Vou dar uma limpeza e trocar a pasta térmica. Ontem fiz um teste jogando com a tela cheia no jogo e esquentou mais. Acho que com a tela cheia a VGA trabalha mais. Deu 90ºC! Só consegui baixar um pouco depois que deixei a ventoinha da VGA trabalhando a 100%. Antes estava no automático e ficava na média em 66% da força. Desativei um overclock da VGA que o próprio driver da ATI costuma ativar mas o máximo que consegui foi deixar em 86ºC durante o jogo em execução.

Ainda usava em over? Essa HD é guerreira! Se fizer uma limpeza bacana certamente derrubará essas temps, Bruno. Poderá até fazer um over maior na 5670 sem que ela alcance os 86ºC que em stock chegava.

P.S.: O placar da segunda foto já é bem interessante, que seja assim hoje!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No retorno!

Na época que eu usava o V4 só podia colocar uma fan em cima, pois em uma configuração anterior (um Quadcore Q8300) o coolerbox não permitia a instalação de ventoinha na superior traseira de forma nenhuma. Na minha atual (Core i7), as travas das memórias não deixavam instalar a superior-central, apesar de que se eu chegasse a fan mais para "fora" tinha um espaço sim...

Agora a fan de menor largura que eu sei é a Coolermaster Sickleflow Slim, de 1,5cm. De 0,6 aí não tô sabendo não Bruno. Mas no seu caso não é tãooo primordial, já que desta forma o seu sistema está bem de arrefecimento.

Ainda usava em over? Essa HD é guerreira! Se fizer uma limpeza bacana certamente derrubará essas temps, Bruno. Poderá até fazer um over maior na 5670 sem que ela alcance os 86ºC que em stock chegava.

P.S.: O placar da segunda foto já é bem interessante, que seja assim hoje!

Abraço!

Eu abri a mobo na segunda só para ver como estava e realmente tinha muita poeira. Então como já era tarde eu dei uma limpeza rápida só tirando o grosso e já deu uma melhora na temperatura. Agora ao ligar o PC, a placa começa marcando uns 64º e depois se estabiliza em 72ºC sem estar jogando. Jogando chega no pico de 86ºC. Eu comprei 3 coolers Cooler Master Blaster XtraFlo, sendo que 2 são slim justamente para colocar na parte superior do V4. Eu medi e a distância da mobo até o topo corresponde a 1,5 cm ou 15mm justamente a largura do slim. Hoje vou instalar, espero que entre! Já achei em um fórum sobre o V4 e usuários disseram que com esse cooler master slim conseguiram instalar perfeitamente na parte superior do V4. Sobre a VGA, não acredito que só a limpeza resolverá. Comprei também uma pasta térmica AKASA e o Álcool Isopropílico e depois de dar uma limpeza completa, vou trocar a pasta térmica da VGA. Acredito que deva estar ressecada mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí, Bruno!

Sobre a VGA, não acredito que só a limpeza resolverá.

Foi mal se não me fiz entender. A "limpeza" da qual me refiro é faxina geral na VGA, direito a renovação de pasta térmica e tudo mais que se tem direito. Uma manutenção completa que irá fazer, já que comprou a Akasa 455 e o "iso".

Eu medi e a distância da mobo até o topo corresponde a 1,5 cm ou 15mm justamente a largura do slim. Hoje vou instalar, espero que entre! Já achei em um fórum sobre o V4 e usuários disseram que com esse cooler master slim conseguiram instalar perfeitamente na parte superior do V4.

Ah, então tá maneiro! Só observe se algum componente da placamãe não invade o "território aéreo" da fan.

Valeu Bruno, abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No retorno!

Na época que eu usava o V4 só podia colocar uma fan em cima, pois em uma configuração anterior (um Quadcore Q8300) o coolerbox não permitia a instalação de ventoinha na superior traseira de forma nenhuma. Na minha atual (Core i7), as travas das memórias não deixavam instalar a superior-central, apesar de que se eu chegasse a fan mais para "fora" tinha um espaço sim...

Agora a fan de menor largura que eu sei é a Coolermaster Sickleflow Slim, de 1,5cm. De 0,6 aí não tô sabendo não Bruno. Mas no seu caso não é tãooo primordial, já que desta forma o seu sistema está bem de arrefecimento.

Abraço!

Realmente não deu, o cooler slim bate na trava do pent de memória e se colocar em cima do outro lado, bate no pino de 3v da fonte, é aquele conector extra das fontes ATX. No caso da fonte, eu descasquei a capa dura que envolvia o conector e deixei praticamente só o fio livre e deu para colocar uma ventoinha em cima sem bater, agora o outro cooler que fica em cima da memória, vou tentar lixar a travinha e colocar o cooler novamente.

Minha mobo é esta: http://www.asus.com/Motherboards/M4A88TV_EVO/#support

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se derrubar...vai cair!

Bruno, realmente povoar de fans esses TT (V3,V4 e Commander) é parada pra MacGyver. Como tudo na vida tem um jeito, consegui arrumar um celular que tira retrato para mostrar o que fiz no recém-ximbica que montei para testes (o último morreu "esquartejado", pobre coitado...aeuheauheaueah!)

As fotos não estão uma maravilha mas já mostram o que fiz para caber as fans convencionais de 12cm no topo dele, veja:

Aqui está o micro (Só não repara na fonte. Ela é muquirana demais para permitir alguma organização):

2qho.jpg

Onde e como as fans foram fixadas ao teto do V4. Logicamente foi necessário "realocar" outros pontos de fixação, mas sem necessidade de furar algo. No caso da fan superior-traseira, terá alguma dificuldade em usar os 4 parafusos, podendo até não sendo possível fixá-los todos:

xpi6.jpg

Eu, particularmente, aproveitei uns fixadores de borracha que tinha sobrando e consegui que ficassem bem alinhados.

Mais detalhes (o espaço focado é da parede da placamãe até a fan):

Por fora:

n57m.jpg

Em seu interior:

xri6.jpg

Aqui, nesta foto, mostra a distância entre a fan e a área de memórias depois do remanejamento (a fan está a frente, deixando livre a parte de cima onde normalmente esbarraria nas memórias):

yo8y.jpg

E pra dizer que não teve aperto, sente só o drama do cooler da CPU com a ventoinha superior-traseira. A sorte foi que realmente precisava de um cooler e, na mais pura cagada, acertei na escolha:

xoxk.jpg

Tá no pentelhésimo, mas tá valendo!

Tente reposicionar as fans, Bruno. Mesmo os modelos de placamães sendo diferentes, acho que consegue fazê-los funcionar legal.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se derrubar...vai cair!

Bruno, realmente povoar de fans esses TT (V3,V4 e Commander) é parada pra MacGyver. Como tudo na vida tem um jeito, consegui arrumar um celular que tira retrato para mostrar o que fiz no recém-ximbica que montei para testes (o último morreu "esquartejado", pobre coitado...aeuheauheaueah!)

As fotos não estão uma maravilha mas já mostram o que fiz para caber as fans convencionais de 12cm no topo dele, veja:

Aqui está o micro (Só não repara na fonte. Ela é muquirana demais para permitir alguma organização):

2qho.jpg

Onde e como as fans foram fixadas ao teto do V4. Logicamente foi necessário "realocar" outros pontos de fixação, mas sem necessidade de furar algo. No caso da fan superior-traseira, terá alguma dificuldade em usar os 4 parafusos, podendo até não sendo possível fixá-los todos:

xpi6.jpg

Eu, particularmente, aproveitei uns fixadores de borracha que tinha sobrando e consegui que ficassem bem alinhados.

Mais detalhes (o espaço focado é da parede da placamãe até a fan):

Por fora:

n57m.jpg

Em seu interior:

xri6.jpg

Aqui, nesta foto, mostra a distância entre a fan e a área de memórias depois do remanejamento (a fan está a frente, deixando livre a parte de cima onde normalmente esbarraria nas memórias):

yo8y.jpg

E pra dizer que não teve aperto, sente só o drama do cooler da CPU com a ventoinha superior-traseira. A sorte foi que realmente precisava de um cooler e, na mais pura cagada, acertei na escolha:

xoxk.jpg

Tá no pentelhésimo, mas tá valendo!

Tente reposicionar as fans, Bruno. Mesmo os modelos de placamães sendo diferentes, acho que consegue fazê-los funcionar legal.

Abraço!

A fan superior do lado esquerdo eu também posicionei no mesmo lugar que você e usei os próprios parafusos que veio com o XtraFlo, mas mesmo assim tive que descascar o pino 3v da fonte, pois em qualquer posição a hélice batia na base do conector. Agora o do lado direito que ainda não coloquei a ventoinha pois é o que bate na memória. Onde você conseguiu esse conector de borracha? Como ele encaixa no gabiente? Junto com os conectores no xTraFlo veio umas 4 bases de borracha mas não usei. Seria isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, Bruno!

Agora o do lado direito que ainda não coloquei a ventoinha pois é o que bate na memória.

Mesmo deslocando a fan o mais longe possível da placamãe? Estranho...eu a tinha posicionado assim quando instalei a minha placamãe antiga, a Intel DH67BL, e coube legal já que na posição normal a fan esbarrava nas travas da memórias da mesma forma que está acontecendo com sua Asus. O problema é ter que tirar a fan toda vez que precisar mexer na RAM.

Onde você conseguiu esse conector de borracha?

Esses conectores, ou "parafusos", de borracha vieram nas Coolermaster Excalibur que uso como CPU-fans no PC. São esses pinos da foto abaixo:

inc_goodies.jpg

A instalação dela é relativamente fácil, bastando inserir inicialmente o pino no local de fixação e puxá-lo pela ponta até que a última trava do pino fixe sem folgas a fan no gabinete:

mbxc.jpg

Às vezes há uns lugares que são muito perrengue, onde a mão não alcança direito para poder puxá-lo.

No caso das bases de borracha é para evitar vibrações, colocando-as nas "orelhas" das fans, Bruno. Infelizmente no RJ não se encontra muito desses pinos, acho que talvez na THRJ (Rua do Rosário 138 st6 - Centro) ou pedindo um lote deles online: http://www.casadocooler.com.br/ procure por Parafuso Siliconado - AKMX003 (5 pratas=20 parafusos, mas o frete de R$ 15 meio que acaba com a farra...)

Tem que ser paciência, Bruno, porque não é fácil MESMO colocar todas as fans no V4 sem que alguma coisa encoste em algo.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, Bruno!

Mesmo deslocando a fan o mais longe possível da placamãe? Estranho...eu a tinha posicionado assim quando instalei a minha placamãe antiga, a Intel DH67BL, e coube legal já que na posição normal a fan esbarrava nas travas da memórias da mesma forma que está acontecendo com sua Asus. O problema é ter que tirar a fan toda vez que precisar mexer na RAM.

Esses conectores, ou "parafusos", de borracha vieram nas Coolermaster Excalibur que uso como CPU-fans no PC. São esses pinos da foto abaixo:

inc_goodies.jpg

A instalação dela é relativamente fácil, bastando inserir inicialmente o pino no local de fixação e puxá-lo pela ponta até que a última trava do pino fixe sem folgas a fan no gabinete:

mbxc.jpg

Às vezes há uns lugares que são muito perrengue, onde a mão não alcança direito para poder puxá-lo.

No caso das bases de borracha é para evitar vibrações, colocando-as nas "orelhas" das fans, Bruno. Infelizmente no RJ não se encontra muito desses pinos, acho que talvez na THRJ (Rua do Rosário 138 st6 - Centro) ou pedindo um lote deles online: http://www.casadocooler.com.br/ procure por Parafuso Siliconado - AKMX003 (5 pratas=20 parafusos, mas o frete de R$ 15 meio que acaba com a farra...)

Tem que ser paciência, Bruno, porque não é fácil MESMO colocar todas as fans no V4 sem que alguma coisa encoste em algo.

Abraço!

O que veio com o cooler não é isso não. É uma base de plástico, parece que é utilizada para distanciar um pouco o cooler do gabiente, para não ficar muito junto. Porém no meu caso não posso disperdiçar nem 0,1 cm, então não usei. Eu conheço essa loja da Rua do Rosário, vou ligar para lá e ver se tem. No caso da ventoinha que ficará em cima da memória, eu não consegui encontrar outra posição de encaixe além do próprio demarcado no gabiente e que justamente bate no pino da memória. No caso, preciso encontrar uma posição, onde seja possível ter 4 buracos que se encaixem com todos os furos de fixação da fan.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oba!

No caso, preciso encontrar uma posição, onde seja possível ter 4 buracos que se encaixem com todos os furos de fixação da fan.

Aqui Bruno, vê se essa foto da fixação da fan daqui te auxilia:

oh5j.jpg

Fixação original do V4

Fixação atual para não encostar nas RAMs (círculos amarelos)

Valeu, meu camarada?

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!