Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
piterog

Configuração para 8051 para acionar Led

Recommended Posts

Pessoal!

Eu fiz esse esquema no proteus, mas quero conseguir na vida real.. de nada me adianta funcionar no proteus e não dar certinho na vida real!

Me expliquem uma coisa, porque da saida do ULN precisar da malha resistiva para funcionar?

Assim como está feito para o display de 7 segmentos está correto?

Mesmo pegando o o datasheet do ULN2003 (ainda sou marinheiro de primeira viagem) pelo o que eu entendi ele deixa a saida com 50v é isso?

a partir daí posso calcular resistores para que em cada segmento do display eu consiga os 20mA?

Os resistores de pull-up e pull-down são usados quando?

A saída do 8051 é coletor aberto?

Obrigado!

Desculpa pessoal! Havia esquecido de colocar o circuito!

IMAGEM

qsle.png

ARQUIVO

ARQUIVO

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Veja,usando o ULN2003 eu tambem não tenho prática,mas seu circuito não precisa dele para funcionar no Hardware real.

Compartilhar este post

Link para o post

No caso eu usando uma fonte pra ligar um led por ex!

E deixando '0' no microcontrolador o led vai acender correto?

Mas qual a corrente de entrada máxima do uC, essa corrente é por porta ou é por canal?

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu geralmente uso lógica Negativa,isto é,eu uso a mesma fonte que alimenta o Micro(5v geralmente) e deixo o Led ligado na PORTA e outro terminal no terra e acendo com nivel na PORTA Positivo(nivel alto).

Sobres as correntes,voce tem que procurar estas informações no datasheet do micro,mas o esquema que voce postou pode ser usado diretamente sem o ULN, a menos que o micro trabalhe com 3.3v.

Tem muitos,muitos exemplo aqui no forum destas ligações.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Sim entendi! Mas achei que usando diretamente, sem transistor nem nada não iria funcionar!

Segundo meu professor cada porta do uC consegue disponibilizar 10mA, aí não iria funcionar com o LED!

Vou testar sem o ULN para ver!

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais