Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
LodZ

Aerocool Shark Blue vs Cougar Dual-x Blue

Recommended Posts

Galera estou com muita dúvida quanto a quais coolers comprar.

os da aerocool tem um pouco mais de fluxo de ar, porém com 18 e 11,6dbA a mais nas versões 120mm e 140mm respectivamente.

meu gabinete sera o NZXT Phantom 410, que conta com controle de coolers de 3 níveis/1 canal

eu NÃO vou fazer Overclock.

portanto usarei o cooler stock do i7. talvez o substitua por outro, mas não daqueles tipo torre pois acho que não é interessante já que esse gabinete não suporta Baia Fans...

ele suporta a seguinte config. de coolers:

FRONT, 2x120mm or 1 X 140mm

REAR, 1 X 120mm

SIDE, 1 x 120mm or 1 x 140mm

TOP, 2 X 120/140mm

pretendo usar todos de 140mm q suportar.

abaixo as specs. dos coolers:

120mm Cougar Dual-x

1200rpm

64CFM -> 16dbA

120mm Aerocool Shark

1200rpm

82CFM -> 26dbA

140mm Cougar Dual-x

Velocidade: 1000 R.P.M

Fluxo de ar CFM 73.18

Pressão do Ar: 1.4mm H2O

Ruído: 18 dBA

140mm Aerocool Shark

1500rpm

96.5 CFM

29,6dbA

o que vocês fariam?

Muito obrigado povo!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala Lodz e seja bem-vindo ao fórum CdH!

meu gabinete sera o NZXT Phantom 410, que conta com controle de coolers de 3 níveis/1 canal (...) eu NÃO vou fazer Overclock.

Já que tem um perfil mais conservador em relação a sua configuração, Lodz, até mesmo a disposição original das fans inclusas no 410 podem te atender legal, dispensando a adição imediata de outras fans.

A Shark, vem com um redutor de velocidade. Uma vez instalado, cai drasticamente o ruído dela, mas desabará também sua performance fluxo/pressão também, fora que poderá regular sua RPM pelo controlador de fan do gabinete.

Colocando as novas fans no controlador, creio que a Shark é a melhor opção, pois terá o melhor dos "dois mundos" (silêncio ou performance) em um girar de botão. Se não, com a Dual X, terá uma boa performance de refrigeração com pouco ruído ligando-a diretamente à fonte.

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado cabelo!

se eu deixar o controlador no máximo, o shark ira funcionar com aquelas especs. ali certo? como funciona esse redutor dele? posso desativar?

a partir de quantos dbA o pc começa a ficar muito barulhento? 29,6dbA é suportável?

quando eu for jogar algo estarei de fone de ouvido, então penso que isso não atrapalhará...

e sem estar jogando deixarei no minimo o controlador, assim caindo muito o ruído.

eu tava pensando em pegar 2 enermax t.b silent como exaustor q tem apenas 14dbA, porém só 53CFM..

mas como já terei um com 29,6dbA(shark) nao fará diferença nenhuma certo?

acho que é melhor eu pegar todos shark né?

valeu

vendo um review agora, descobri q o shark vibra demais na horizontal..

sera que o cougar não?

Compartilhar este post

Link para o post

Regressando...

Obrigado cabelo!

De nada, Lodz! O que manda?

se eu deixar o controlador no máximo, o shark ira funcionar com aquelas especs. ali certo? como funciona esse redutor dele? posso desativar?

Sim, não é aquele esporro todo, mas será facilmente perceptivo principalmente que serão 3 Sharks, mas não haverá essa necessidade toda de potência o tempo todo. Além do controlador se apresentar de uma grande utilidade para o momento que requer um pouco mais de silêncio, tipo quando for dormir deixando o PC "baixando". Já que ele não gerará tanto calor desta forma, não necessita de tanta refrigeração. Girou o botão, acabaram-se os problemas, uhaeuaehaeuh!

Sobre o redutor de RPM inclusa nele é na verdade um resistor que diminui de 12V para 7V, reduzindo a performance da fan. É praticamente um "extensor" que liga o conector da fan na fonte, e convenhamos, colocar e tirar aquilo toda hora é mó saco, né não?

a partir de quantos dbA o pc começa a ficar muito barulhento? 29,6dbA é suportável?

quando eu for jogar algo estarei de fone de ouvido, então penso que isso não atrapalhará...

e sem estar jogando deixarei no minimo o controlador, assim caindo muito o ruído.

Com fone e jogando? Não creio que elas sejam audíveis desta forma. E a velô delas podem ser reguladas conforme a necessidade, como disse antes. Se o PC tiver ocioso ou em dias frios, pode diminui-los aos máximo que pouco influenciará no sistema.

eu tava pensando em pegar 2 enermax t.b silent como exaustor q tem apenas 14dbA, porém só 53CFM..

mas como já terei um com 29,6dbA(shark) nao fará diferença nenhuma certo?

acho que é melhor eu pegar todos shark né?

valeu

Uma boa opção tambem, Lodz. Mas as Enermax já chatas de encontrar, e quando encontram...prepare a carteira! Acho que no seu caso, principalmente pelo controlador e não necessitar de silêncio a todo custo, as Sharks possuem um potencial maior e nos 1200RPM das Enermax, certamente serão bem menos ruidosas que o normal e com um fluxo decente.

vendo um review agora, descobri q o shark vibra demais na horizontal..

sera que o cougar não?

Sério mesmo? Não tinha ouvido dizer desta característica sobre a Shark não, Lodz. Aqui eu tenho uma Skark 14cm, mas como está na baia de HDs (na vertical) não posso ter certeza disso.

Esse cenário também depende de onde está instalada a fan, exaustão, injeção ou fazendo parte de coolers de CPU, se há muitos obstáculos entre o ar e a hélice (grades de proteção, filtros de ar, radiadores, etc). Afinal, são muitos fatores pra se levar em conta.

O lance das Cougar, pelo menos a respeito das Vortex PWM,posso afirmar 100% que estão firmes e fortes após um ano instaladas na horizontal no assoalho e no teto do micro. O que pude notar sobre o funcionamento delas é que fazendo papel de CPU fans, elas acusam a perda de RPM (não notada nas CM Excalibur, por exemplo) e tendem a ser mais ruidosas que o normal. Já que as Dual X usam praticamente a mesma engenharia, o comportamento fatalmente será o mesmo.

É isso aí, meu camarada!

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais