Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Entendendo circuito com resistor paralelo com bobina.


ricardospimentel

Posts recomendados

Vou experimentar reduzir pela metade a tensão de entrada e aumentar o ganho do amplificador para ver o resultado.

Quanto à tensão, vou ter mesmo que acabar comprando o trafo de 20VCA, que se com o trafo de 18VCA consegui 20VCC, com o de 20VCA conseguirei 22V, que é a tensão que Paulo acha a ideal. Aí, então, esse trafo utilizo para o amplificador de agudos.

Antes eu iria fazer um chip por canal, mas acho que vai ficar mais prático utilizar um chip por banda de frequência, aí eu posso utilizar tensões diferentes, já que o amplificador de agudos utilizará menos corrente.

-----------

Agora que eu parei pra notar também um detalhe: Fui comprar o trafo na Líder e pedi um de 18+18 3A, o carinha me deu um de 40VA. Não calculei na hora e acho que não levei o que queria, pois 40VA = 40/18 = 2,22A.

Cada canal, deve precisar de uns 2,5A em momentos de pico. Deve estar aí uma parte da explicação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ideal seria colocar um osciloscópio na saída e ver se o sinal apresenta distorção , injetando sinais de 30 Hertz, 1 Khz, e 16 Khz, de mesma amplitude, e vendo o que acontece....

Ah, me lembei de uma coisa, resistor feito de fio de níquel cromo enrolado em espiras pode ser indutivo, e pode complicar a resposta em frequência nas altas frequências.

Por curiosidade, qual o valor desse resistor ?

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, nem adianta trocar a fonte! Se você mediu 11Vac na saida, então o sinal ta chegando no max uns 15V! você tem ai 20V, ainda sobra 5v. No meu amplificador transistorizado que é alimentado por 20 + 20V, posso chegar com o sinal ate uns 18V sem distorcer!

Se o problema fosse a tensão baixa, distorceria nos graves e não nos agudos. Graves são mais de 10x mais amplitude que os agudos!

Essas falhas nos agudos podem ser coisa do ci... mesmo sem o filtro, ele deve amplificador perfeitamente o audio! O meu ta tocando duas caixas de 200W cada de 8ohms em paralelo, 400W é muito mas é porque esse meu amp e pra 4ohms, eai tive que usar as duas em paralelo... É apenas 1 amplificador, e as caixas tem um filtro passivo para o tweeter e o sub é ligado direto... E mesmo assim é uma beleza de som!! Graves bons... Agudos lindos... :D

Faça o teste com carga resistiva não só com 1khz, mas com 20hz até 20khz, mantendo a amplitude de saida do pc! E sim, tem que ser senoidal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto à tensão, vou ter mesmo que acabar comprando o trafo de 20VCA, que se com o trafo de 18VCA consegui 20VCC, com o de 20VCA conseguirei 22V, que é a tensão que Paulo acha a ideal. Aí, então, esse trafo utilizo para o amplificador de agudos.

.

.

.

Agora que eu parei pra notar também um detalhe: Fui comprar o trafo na Líder e pedi um de 18+18 3A, o carinha me deu um de 40VA. Não calculei na hora e acho que não levei o que queria, pois 40VA = 40/18 = 2,22A.

Cada canal, deve precisar de uns 2,5A em momentos de pico. Deve estar aí uma parte da explicação.

Eu tirei esse valor do próprio datasheet.

Mas com certeza vai faltar corrente, principalmente se a sua carga for de 4 ohms.... se for , experimente com 8 ohms e veja se ficou mais "redondo" os agudos.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você disse que o trafo é de 18Vac 2.25A??? cara o meu aqui é de apenas 15+15 (30Vac) 2A kkkkk e não distorce, uma prova que com certeza não é sua fonte!:D e o seu só saiu 11Vac.. O meu sai uns 12 ou 13Vac...

Veja ai o trago qie esta alimentando o meu:

https://skydrive.live.com/#cid=149D1CA36AF6CA11&id=149D1CA36AF6CA11%21107

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falta-me o osciloscópio aqui em casa e também o gerador de sinais. O que tenho são alguns CDs de testes que possuem as frequências prontas e alguns multímetros.

Amigo MRoberto, não entendi as tensões que acho que tenhas entendido, mas acho que posso não ter-me feito entender bem. As tensões que coloquei lá em cima são de uma metade da fonte, ou seja, de VCC - GND, pois acho que não é necessário que eu utilize a tensão completa de VCC - VEE. Acredito que a seja assim que se faça normalmente, já que a tensão de VCC-GND é a metade de VCC-VEE, mas se eu estiver errando, lá vou eu me corrigir. ;)

O que usei foi um fio cru de niquel, parecido com um resistor de chuveiro. Na verdade é um enrolamento grande usado em grandes aquecedores e utilizo os jacarézinhos para formar as resistências que preciso. No caso, utilizei a impedância de 6Ohms.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você esta com um trafo de 18+18 não é? Sua saida só esta com 11Vrms ou 15vp, poderia chegar em pelo menos uns 17Vp com 20V de alimentaçao sem nenhuma distroçao!!

o meu ai é 15+15, com esses capacitores de filtro consigo 20Vdc ou 40total. Cai um pouco na potencia, una 19V... Mas não distorce... Consigo tirar uns 12vrms perfeitos! Em uma carga de 4ohms, 3A. 12vrms = 36W...

O trafo ate esquenta um pouco mas aguenta...:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok MRoberto, mas ainda não entendi a razão dos 11Vrms. Seria na saída do amplificador?

Se é isso, eu fiz essa medição utilizando um sinal de um cd de 1kHz, mas acho que deveria terfeito com ruído rosa, aí eu teria um resultado mais, assim digamos, real.

Né isso memo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, 11vrms foi o que você teve na saida do seu amplificador! o que eu quero dizer é que se com 11vrms, falta de tensão da fonte que nao foi!!

ruido rosa, se você quiser saber a fidelidade disso ai... Mas quero ver você comparar o original com o da saida..

Teste com senoide!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok então. Eu não tenho aqui qualquer gerador de funções. Meu pai já teve, mas se desfez dele.

O que tenho aqui são alguns cds com frequências prontas e também alguns sinais diferenciados como sinais logaritmicos e lineares de 20Hz-20Khz e várias variações.

O que posso fazer na tentativa de obter um sinal mais puro é ligar esse amplificador num CD Player que tenho aqui.

Tudo isso que tenho feito é resultado do que tenho estudado por foruns tanto nacionais quanto gringos. Claro que fora do Brasil se discute muito mais isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É... Enquanto essas coisas, o Brasil sempre foi uma tartaruga enquanto os outros países...

Gere o sinal que quiser pelo pc!! Bqixe o editor de audio AUDACYTI (acho qie e assim) nas barras de opções em cima, gere um sinal, você pode escolher o tempo, frequencia, senoide... Frequwncia fixa ou nao... (começa em baixa frequencia e vai almentando, ou começa em alta e vai abaixando...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros Paulo e MRoberto, preparei toda a parafernália para fazer novos testes e agora estou utilizando o Audacity. Muito mais ágil que os CDs.

Os novos testes me deram os resultados seguintes:

Segundo as sugestões de Paulo, utilizei as frequências de senóide em 30Hz, 1kHz e 16kHz.

Em 30Hz = 1,74A 9,4V = 16,36W (Fonte +-20,3VCC)

Em 1kHz = 1,74A 9,6V = 16,7W (Fonte +-19,6VCC) (Medição imprecisa)

Em 16kHz= 1,23A 8,8V = 10,88W (Fonte +-20,5VCC) (Medição imprecisa)

Apenas gostaria de ressaltar que essas medidas de tensão as tirei utilizando a escala em AC.

O que será que eu fiz para dar essa diferença para baixo agora nos 1kHz? Será porque eu utilizei a amplitude de 0,8V? Não modifiquei mais nada além disso.

------------

REfiz os testes. Antes, na entrada, a tensão estava, para 1kHz, cerca de 950mV. Agora, ajustei para 1075mV. (Mah que diferença, hein?)

Em 30Hz = 1,92A 10,4V = 19,97W

Em 1kHz = 1,93A 10,6V = 20,46W (Medição imprecisa)

Em 16kHz= 1,4A 9,9V = 13,86W (Medição imprecisa)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas essa redução nos valores já não seria esperada e como Paulo ressaltou, a indutância gerada pelo meu resistor de fio também não poderia influenciar?

Acreditava que, por se tratar de frequências mais altas, a potência naturalmente cairia, mesmo porquê, em sistemas profissionais, os amplificadores dos agudos é sempre de menor potência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim! Sao de menor potencia, POTENCIA e não ganho! O ganho é o mesmo para todas as faixas! Pegue um sinal de audio e veja o espectro dele, os agudos vai ter quase 10x menor amplitude que os graves. Alem disso o transdutor vai ter maior reatancia nos agudos... Nao é porque o amplificador que não precisa ter potencia, mas sim porque no caso do audio os agudos são menores...

Não tem nada a ver com o fio! Pois se fosse o fio deveria acontecer o contrário!

Só pode ser o ci mesmo! Se estiver acontecendo isso só na potencia, para o audio não vai interferir muito ja que os agudos são menores e o tweetter não terá 6ohms!

Faça os testes de novo, agora use essas frequencias:

20Hz, 100hz, 1khz, 16khz e 20khz!

E meça também a saida do pc para ter certeza que é ele que pode estar causando a limitação em algumas frequencias.. E meça a tensão da saida sem nenhuma carga!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então. Já havia medido antes a saída no computador e nele a tensão cai também, por isso acreditei ser natural a queda.

Vou fazer os novos testes e vou manter, a não ser que esteja errado, a saída com a mesma intensidade.

---------------------

Resultados:

Freq---VENTRADA----ASAÍDA----VSAÍDA----VSAÍDA(SEM CARGA)----POT

20Hz----1090mV------1,89A------10,3V--------10,4V-------------19,47W

100Hz---1077mV------1,95A------10,7V--------10,9V-------------20,87W

1kHz----1075mV------1,93A------10,7V--------10,9V-------------20,65W (Medição imprecisa)

16kHz---0987mV------1,40A------09,9V--------10,1V-------------13,86W (Medição imprecisa)

20kHz---0980mV------1,29A------09,6V--------09,8V-------------12,38W (Medição imprecisa)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Calma pessoal..... Caramba, temos de pensar sempre antes de criticar alguma coisa.

Mroberto98,

Esqueçe isso de criticar CI e achar que amplificador transistorizado discreto é superior ! Daqui a pouco vão aparecer os amantes de válvulas, e vão ficar metendo o pau nos transistores, dizendo que o som é metálico..... Isso nunca levou a nada...

Existem CIs com performance fantástica, pergunte para a Onkyo, para a Sansui, para a Marantz, para a Toshiba, essas empresas utilizam CIs em todos os seus amplificadores de altíssima qualidade.

Não ajuda nada ficar querendo comparar um design com outro design. Todos possuem suas vantagens e desvantagens. Ficar criticando "de graça" não vai ajudar em nada na montagem.

Quem trabalhou em bancada de teste de aparelhagem de som já percebeu o que que está acontecendo aqui ! E não tem nada a ver com o CI !

Ricardospimentel,

voce deve estar utilizando um multimetro para medir a tensão AC.

Os circuitos de medida de tensão AC nesses multimetros não são feitos para medir altas frequências ! Eles perdem muito a relação linear quando a frequência passa de 10 Khz.

Eu tenho um Minipa cheio de frescura, mede indutância, capacitância, frequēncia, etc, e no manual diz que a medida de tensão AC permite medir sinais com frequência máxima de 10 Khz........ Ou seja, na verdade eles são feitos para se medir sinais de 60 hertz.....

Tanto é verdade que até a medida feita por você na saida da placa de som também apresentou queda acentuada em 16 Khz.

Se quiser medir sinais AC, monte um circuito para isso, se eu me lembro bem são apenas dois operacionais, um diodo e algumas outras peças comuns, e voce pode usar o seu multímetro na saída dele, vai conseguir medir acima de 50Khz com variação menor do que 1 dB.

Sem isso, suas medidas acima de 10Khz estão totalmente erradas.....

Eu lí novamente o datasheet, a tensão máxima de entrada recomendade é de 1 VRms, portanto use sinais de 0,5 volts, e aumente um pouco o ganho do amplificador para compensar.

Pegue um transformador de 20+20 com capacidade de pelo menos 5A se for montar stereo, assim temos garantia de qualidade de reprodução mesmo com os dois canais excitados ao máximo.

Fique tranquilo que voce vai obter uma excelente qualidade sonora ! Mas sem poder visualizar a saída, não dá para ver se tem alguma oscilação de alta frequência, nem saber se existe algum tipo de clipping..., e com a sua aparelhagem, não dá para concluir se está tendo alguma perda em alta frequência.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mui bem, Paulo. Agora que você falou e disse, lembrei-me do que está no manual dos meus multímetros e eles dão um limite bem próximo desse que você relatou. Como nunca precisei medir sinais acima da frequência de rede AC, então não dava bola.

Estou para comprar um osciloscópio básico e aí logo poderei melhorar meu poder de aferição.

Quanto à tensão no trafo, vou mesmo comprar o de 20VCA (Só esperar receber mais dindim e vou lá comprar mais um e ainda dar um croque na cuca do cara que me vendeu o trafo anterior), aumentar a corrente e usar capacitores um pouco maiores, entre 8600 e 10000 e vou fazer um ci para os graves e outro para agudos. Nos agudos, pretendo utilizar o trafo de 18 que acabei comprando. Aí, dá. Né?

------

Caramba! Acabei de ligar as caixas sem querer com o volume quase máximo e com o Audacity reproduzindo os 20kHz! Quase fiquei surdo!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, cuidado com os ouvidos.... Mesmo 10 W reais são mais que o suficiente para ter problemas de audição !!

Olha, inicialmente eu ficaria com apenas um CI, creio que antes de você partir para três amplificadores com frequências separadas, eu esgotaria todos os testes .... Fora que voce ainda vai ter de montar um divisor ativo de frequências, então calma !!!!

Agora que voce já tem um bom amplificador, que tal fazer um bom controle de tonalidade, com graves e agudos ? Vai tornar o seu som bem mais reforçado !

Depois disso, voce pode partir para o divisor ativo e os três amplificadores, e pode manter sim esse mesmo transformador para os agudos !

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show de bola a ajuda que vocês estão me dando.

Antes eu não dava bola pra um equalizador por que vi noutros fóruns que com um equalizador, ainda que simples, denegriria a qualidade final, mas vou fazer o seguinte, vou usar um Trafo de uns 60 VA e montar um equalizar baxandall.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora mandou bem Paulo! Eu não sabia dessa do multimetro, isso explica porque no meu quando eu media em 60hz no meu amp dava em torno de 7vac (com entrada de uns 0,4v mais ou menos) e em 20khz dava 1vac :D Mas o amplificador eu tinha certeza que não era, eu achava que era o celular.... Pois o app que gera o sinal é muito ruim... O sinal nem sai com amplitude boa etc... E o celular por natureza ja tem limitação de frequencia... Ja o pc a placa de som é incomparavelmente melhor.. Depois vou fazer um teste com o pc no meu também :D

para medir alta frequencia, coloque um diodo e um capacitor para retificar o sinal da saida do amp. O capacitor vai se recarregar com o valor de pico, ai você mede com a escala DC a tensão do capacitor e com o valor de pico ja da pra saber a rms.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem de colocar um resistor em paralelo com o capacitor também, tipo uns 47K, e use um capacitor de 470nF. Diodo de sinal tipo OA91, OA95, de preferência de germânio, mas em ultimo caso use um 1N4148 mesmo, e aumente 0,7 volts na sua leitura.

Mas fazer o conversor de AC para DC é a melhor solução mesmo....

Dei uma consultada nos multimetros digitais da Minipa, existem modelos que a medida de tensão AC só chega em 400 hz, outros em 10Khz, alguns em 20Khz, e ví um modelo chamado de TRUE RMS , que diz que chega até 400 Khz !!!!!!

Ou seja, quando for comprar, tem de ler com bastante carinho sobre a medição de tensão AC....

Isso de equalizador piorar a qualidade é discussão que não chega em nenhum lugar. Se o equalizador for bom, por exemplo um Beringher DSP moderno, todo mundo usa ele nos estúdios de gravação.... e se voce souber como fazer um da maneira correta, mesmo sem ser DSP, fica muito bom e com pouquissimo ruído.

Creio que a nossa intençao aqui não é ser purista, e sim ter um som muito agradável de se ouvir. Puristas reclamam se tem grave, se tem agudo, se tem chiadinho, po são iguais aos caras que comem comida sem tempero, dizem que é natural e faz bem.... eu já prefiro uma bela churrascaria kkkkk !

Por último, existe uma enorme diferença entre um equalizador multibandas e um simples baxandall de graves e agudos !

Quanto ao baxandall, use pots de baixo valor, no máximo 10K, e use o NE5532 ok ? Ou vai ter um gerador de ruídos kkkkk !

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Equalizadores de boa qualidade são otimos!! Mas se não quiser equalizador pode fazer apenas os filtros ativos...

Olhem os resultados de testes que fiz em um Amplificador transistorizado de 250W RMS 4Ohms que eu projetei...

Esse sinal é de uma musica real! Pitbull - Feel This Moment ft. Christina Aguilera:cool::cool: (peguei apenas um pedacinho numa parte que só tem o barulho de funda, por isso que ta parecendo uma senoide com ruidos(_()

Olhe a frequencia baixa (graves) e os agudos sobre essa frequencia baixa... perfeitamente como entra, mas com amplitude amplificada... parece até que eu copiei e colei a onda.. mas a da saida é realmente a que sai do amplificador em plena carga resistiva de 4ohms!)

Se eu estiver certo dos calculos, esse circuito vai de 14Hz (-0,5db) ate uns 22Khz... (não é exato, nada dos meus calculos são exatos mas é mais ou menos isso...:D)

Ele tem ganho de 40x, ele só atinge 40Vp na saida se entrar 1Vp... Mas a musica só foi até 0.8Vp mais ou menos.. 0.8 x 40 = 32Vp na saida :D)

Isso é um teste feito no proteus kkkkk quero só ver na vida real:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...