Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Entendendo circuito com resistor paralelo com bobina.


ricardospimentel

Posts recomendados

Pois, eu ja tinha visto essas caixinhas rwdondas ambiente numa linha da philips... Na foto de ilustraçao elas estavam espalhadas pelo ambiente..

Mas discordo numa parte em que os AB tendem a distorcer em sinais não senoidais... o que vou dizer é só teoria que eu sei, mas essa semana mesmo prometo que volto a fazer os testes com sinais triangular, quadrada (e o que tem no gerador) e posto os resultados!:D

Agora vamos pra parte teorica! Como o amplificador AB tende a distorcer se não há acoplamentos capacitivos no circuito? Tirando o da entrada, aquele nem conta (alias ate um Classe A tem) pois e alta impedancia a entrada, alto valor, aquele nem faz diferença... Na saida é eliminado com fonte simetrica! Agr o unico que sobrou foi o da realimentação, aquele de filtro! Será que ele tende a distorcer em sinais não senoidais? Sim tem! Se for mal calculado tem sim! Mas o resto o circuito é totalmente polarizações continuas! A amplificaçao ocorre linearmente, os classe D funciona igual, a realimentaçao sao iguais, mas ele funciona chaveando..

Ahh e não pense que eu só fiz testes com senoidal, na pratica eu só fiz com senoide, mas no proteus, vish, testei todo que deu!! :D:D testei ate com amostras reais de audio!! Ponhei la, e vi a saida.. Comparei os dois graficos! identicos como na senoidal!!:D:D:cool: ai vocês vão falar, mas proteus é proteus, tem q ver na pratica... Ok! Essa semana mesmo vou la provar se o proteus ta certo ou ta errado... Ate agora, ele simulou como minhas teorias, certinho como eu calculei... Na pratica também certinho como o proteus e meus calculos.. Duvido que ele vai me desapontar logo agora....(_( hehehhe

Na verdade o que você disse, não tende a distorcer em sinais n senoidal, ele tende a distorcer tudo, e você q n ve quando é uma senoide! Pois capacitor n distorce senoide, apenas atenua e atrasa!! Pode enfiar senoidal em indutor, capacitor etc! Pode sair atrasada.. Atenuada.. Mas continua conforme a trigonometria...-_- E em outras formas, se atrasar muda a forma, como colocar uma quadrada um capacitor, onde vai ricar tda torta parecendo um triangulo... Moral: tudo distorce, ate a senoide, a diferença é que visualmente você não vê ela distorcendo!

Posso prever teorias antes do teste conforme fiz esse amplificador: ja aviso que se eu por uma quadrada la, a subida e a decida não vai sair perfeita! Como todo mundo sabe aquilo equivale uma frequencia infinita! Alem dos transistores não serem flash, um capacitor que é colocado propositalmente para limitar a resposta do amp, ele ja corta isso, então na subida ou decida, vai ficar como uma rampa, uma rampo que conforme o meu projeto equivaleria uma frequencia de uns 35khz!:cool: Mas uma quadrade de 20hz la nem se nota de ficou uma rampa kkk

Mas o audio não vai ter subidas estão bruscas assim... Pois o audio é varias senoides combinadas, ou seja harmonicas... Ate a propagaçao do som pelo ar é senoidal...

mas mesmo Varias combinaçoes de senoides não vira uma senoide unica.. como você disse, nem parece uma senoide....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ué, quer dizer que quem distorçe é o capacitor ????????????

Nada disso..... Por definição, qualquer componente não- linear causa distorção. E aonde que temos elementos não-lineares no seu amplificador classe Ab ?

- transistores

- diodos

- capacitores

Ou seja, temos tudo que precisa para ter distorção.

como funciona a classe AB : cada transistor de saída é responsável pela condução de cada semi-ciclo do sinal, mas existe um momento em que AMBOS conduzem, que é justamente com sinais baixos, e nesse instante temos uma distorção mais forte, pois temos dois efeitos antagônicos : um transistor está quase saindo da condução, e o outro está quase entrando na plena condução, e estes são os piores instantes de não-linearidade do circuito.

Repare que o classe D não apresenta este tipo de distorção.....

Ainda temos a realimentação negativa, a qual estabiliza o amplificador, mas em caso de sobrecarga na entrada, o sinal vai totalmente distorçido até a saída, e só depois que será feita a diminuição do ganho na entrada.

E , por último, ainda temos distorção por diferença de fase, que varia conforme as frequências envolvidas no sinal.

Mais uma vez, vou deixar claro uma coisa : não existe amplificador que não apresente alguma distorção, pois os componentes não são perfeitos.

Mas mesmo assim, existem excelentes amplificadores classe Ab, classe A, classe D, classe T.... E a avaliação subjetiva nunca coincide com a avaliação técnica, é muito interessante como os ouvidos e cérebros interpretam diferente ente em cada indivíduo !

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os componentes não lineares iriam distorcer tudo se não tivesse a realimentação, com ela o amplificador como um todo amplifica de forma completamente linear! Teoricamente a amplificaçaoo seria perfeita... Mas nada é perfeito... Se acontecer sobre carga na entrada, vai distorcer, ate o classe A distorceria! A culpa é do usuário que colocou sinal maior do que devia... Ai ceifa a onda mesmo!

Você se refere a distorção de crossover? O classe D não tem mas nem o AB tem! O B que tinha e sem realimentação negativa!

Um AB com realimentação bem feita, ate se os transistores não forem polarizados com aquela corrente de repouso, praticamente não aparece a distorçao de crossover! O teste anterior que eu fiz com a senoide foi sem corrente de repouso! :D Como pode ver no osciloscopio a passagem pelo 0 é perfeita...

Mesmo que o transistor de cima estaja conduzindo o semiciclo positivo, o de baixo também continua conduzindo, nunca fica apenas 1 conduzindo...

Volto com os testes com ondas não senoidais, e agora sem pré polarização para os transistores de saida!

A realimentação é linear, por isso teoricamente poderia ser perfeito... Mas nada no mundo é perfeito....:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você se refere a distorção de crossover? O classe D não tem mas nem o AB tem! O B que tinha e sem realimentação negativa!

Um AB com realimentação bem feita, ate se os transistores não forem polarizados com aquela corrente de repouso, praticamente não aparece a distorçao de crossover!

Mesmo que o transistor de cima esteja conduzindo o semiciclo positivo, o de baixo também continua conduzindo, nunca fica apenas 1 conduzindo...

É a distorção do tipo de cross over, com efeito menor. O AB também tem sim.... embora seja um pouco mascarada pela condução dos dois transistores.

Gostei do "práticamente não aparece"... mas ela existe !

Não há a condução do segundo transistor, apenas um na parte positiva e o outro na parte negativa. Se não não é classe AB. O fato de existir uma corrente quiescente que significa que os dois transistores estão conduzindo um pouquinho é o "mal necessário" para eliminar a distorção de crossover, tentando fazer com que ambos trabalhem em uma faixa um pouco mais linear... mas como com sinais pequenos ambos continuam conduzindo, fica a cargo da realimentação negativa "minimizar os estragos" causados pelos dois transistores conduzindo de maneiras diferentes um do outro. Sempre vai ter um prontinho para aumentar a condução e o outro prontinho para cortar a condução. Comportamentos opostos, e não-linearidades opostas também....

Não temos milagres.... só se um dia fabricarmos componentes perfeitos !

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teste feitoo! :D:D:D

Testei com onda triangular.. Quadrada e senoidal...

Depois posto as fotos.. O resultado foi: 4hz (-3db) ate uns 15khz (nem reparei como estava a atenuaçao, só vi que em 25khz a onda ainda eatava com a mesmo amplitude e sem distorçao...

Com corrente ou sem corrwnte de repouso o sinal não muda nada, ampliei com o osciloscopio para visualizar se dava distorçao no cruzamento pelo 0.. E nada, isso em plena carga resistiva de 4.7ohms (um resistor de 10W, era o unico q tinha) !$:cool:

com as imagens vou explicar cada uma!

Com uma quadrada, ficou meia distorcida abaixo de 20hz, pois a subida ou decida ficou nornal, mas em cima n ficou reta, ficou tipo meia caida.. (por causa do capacitor) mas acima de 20hz ela fica praticamente perfeita... E em 20khz como eu disse, a subida e descida fica igual uma rampa... Isso porque o amp é limitado em frequencia.. Em mais ou menos 35khz...

mas tanto senoidal como triangular e quadrada, não ouve distorçao alguma dentro dos 20hz -20khz... Tirando o da quadrada que fica com aqueles harmonicos na subida e decida do pulso...

Mas isso nem conta porque num audio, se for quadrada você ja escuta distorcido!

o interessante é que mesmo com as bases dos transistores de saida curto circuitadas (sem corrente de repouso funcionando como um classe B) não apareceu nenhuma distorçao de crossover!:cool:

Jaja posto as fotos..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com corrente ou sem corrwnte de repouso o sinal não muda nada, ampliei com o osciloscopio para visualizar se dava distorçao no cruzamento pelo 0.. E nada, isso em plena carga resistiva de 4.7ohms (um resistor de 10W, era o unico q tinha) !$:cool:

o interessante é que mesmo com as bases dos transistores de saida curto circuitadas (sem corrente de repouso funcionando como um classe B) não apareceu nenhuma distorçao de crossover!:cool:

Isso só pode ser devido à realimentação negativa, e é uma prova que seu amplificador deve ter um ganho em malha aberta muito grande !

Sinal que ele deve ter bastante distorção por transientes na entrada.

voce já teve acesso a um distorçimetro ????

Distorção menor do que 0,5 % tem de ver com microscópio a forma de onda ....

0,1 % é impossível de se ver. Eu pelo menos nunca ví.

Ah, e nem vem com Proteus kkkkkk

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sei que nem da pra ver uma distorçao de 0,05% a olho nu...

Mas não entendi esse negocio de malha aberta.... :confused:

Por que ele distorceria em transientes?

Se refere circuito aberto como sem carga na saida? Fiz varios testes, coloquei ate um sinal que alguns uV, saiu uns 5mV na saida, justamente pra mim ver a precisao que ele teria... Tive que ampliar no osciloscopio no max! E tanto q pegou um monte de ruido... Mas saiu uma senoide certinha com ou sem carga!!! (colocando carga n mudava nada na onda!) e isso sem corrente de repouso! Ainda vou por a imagem! Não to falando q saiu 0% distorcida.. Nao existe perfeição mas q saiu bonitinha saiu!^_^

Deu ate pra medir a relaçao de ruido x sinal... Deu mais ou menos 80db!!:cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é... isso de amplificador tem muita coisa que a gente nem sabe o que acontece, essa teoria toda hoje nem é mais ensinada nas faculdades... mas existem livros fantásticos sobre isso, o mais famoso é o escrito pelo próprio Baxandall, que era um gênio em áudio. Hoje, temos o Douglas Self, que é o atual gênio e gurú de todos nós....

Seguinte, ganho de malha aberta é o ganho total do amplificador SEM A REALIMENTAÇÃO !

Por exemplo, imagina que o primeiro estágio tem ganho de 30 , o segundo estágio , mais 10 , e o terceiro e ultimo estágio tem ganho de 5. Quanquer sinal aplicado na entrada vai sendo amplificado pelos estágios em sequência.

Vamos para um exemplo numérico :

Sinal na entrada de 0,1 volts.

Na saida do primeiro estágio, teremos um sinal de 3 Volts. ( ganho de 30 ) .

Na saída do segundo estágio, teremos um sinal de 30 Volts. ( ganho de 10 ) .

E finalmente, na saída do último estágio, teremos um sinal de 60 Volts.

Já deu para perceber que o sinal no segundo e no terceiro estágio já estaria distorçido, não é ?

Agora, é que entra a realimentação negativa.

Se o ganho total que voce quer no seu projeto é de 40 vezes, temos de reduzir o ganho total, que é de 600, para o ganho de 40 .

A realimentação está DIMINUINDO o ganho total em 15 vezes ! É muito !

Portanto, já sabemos que o certo seria reprojetar o amplificador, onde cada estágio teria menos ganho, para que o ganho total, sem a realimentação ( eis aqui o ganho de malha aberta ! ) seja apenas um pouco maior , por exemplo, fosse de 100 vezes apenas.

Desta maneira, se tiver um pico de sinal, ele não seria imediatamente distorçido logo nos primeiros estágios, e a realimentação não precisa agir tão "severamente" no primeiro estágio, tornando a distorção bem menor.

Isso que coloquei acima é que é a grande vantagem REAL dos circuitos valvulados, pois a válvula possui um ganho muito menor do que um transistor !

Um projetista de amplificadores valvulados é obrigado a ir colocando válvulas até chegar ao ganho que ele precisa, pois cada uma tem um ganho baixo. A válvula é controlada por tensão, e não por corrente, e apresenta um comportamento quase totalmente linear. E ao final ele vai usar uma realimentação negativa de valor bem pequeno, o que permite uma baixíssima distorção.

Já um projetista que utiliza transistores acaba utilizando muito mais ganho do que seria necessário, porque os transistores possuem muito ganho intrínseco, e o pior, apresentam ganho em corrente e não são lineares nisso.

É complicado voce projetar vários estágios, usando transistores que por sí só posuem um ganho de corrente altíssimo ( 300 ) , e querendo polarizar para que o circuito como um todo apresente um ganho menor ! Isto implica que EM CADA ESTÁGIO já existe um tipo de realimentação negativa , estabilizando o ganho total, e por definição já acrescentando a sua pequena parcela de distorção....

Voltando ao seu amplificador, imagine que voce tenha um ganho total de 600, basta uma mínima corrente de alguns microamperes circulando pelos dois transistores para que a saída apareça como sem distorção de crossover....

Para finalizar, de acordo com o Douglas Self, ele diz que sempre é bom ter uma boa realimentação negativa, assim o amplificador vai apresentar um alto slew-rate devido ao ganho alto de malha aberta, o que permite ter um som mais rico em harmônicas. Ou seja, temos sempre de procurar um ponto de equilíbrio entre o excesso de ganho e a falta de ganho ....

Sugiro que voce procure na net pelo livro AUDIO POWER AMPLIFIER DESIGN HANDBOOK, de Douglas Self, eu achei um .PDF para baixar de algum lugar....

Tá vendo como as coisas são muito mais complicadas do que a gente acha ?

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aahhhh Paulo, isso ai eu ja sabia kkkkkkkk pensei que você tava falando de outra coisa hehehe...

Sabe quanto de ganho calculei pra esse amp? Muito, não exageradamente claro.. Os transistores comparadores estão sendo polarizado por tensão, a corrente ali nem interessa, apenas a tensão que esta na base, isso é conseguido pelo divisor resistivo que é linear, e como a queda de tensão de base emissor é "fixa", qualquer micro volt de erro na saida, ele ja sente essa variaçao e esse comparador ja reajusta todas as polarizações dos transistores e ja era! :D:D:D:cool:

também tem outro tipo de distorção, o que sai do divisor da realimentaçao é uma divisao linear da saida... Mas se essa corrente for também puxada para a base do transistor, ai acaba que na hr q ele precisar de mais corrente de base modifique o valor da divisao dos resistores, pois faria uma paralela... E na hr que ele conduzisse menos a tensão dos divisores sairia mais prox da real... Por isso que eu fiz os calculos desse estagio para ser o mais sensivel possivel...

E naoqda pra saber mt o ganho dele em malha aberta pois os transistores variam mt o ganho... É melhor sobrar do que faltar né hehehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vocês conhecem o amplificador DX BLAME projetado pelo Carlos mergulhão??

Este cara é uma figura. Vocês precisam ver ele explicando como funciona o amplificador.

http://users.tpg.com.au/users/gerskine/dxamp/DX%20Blame%20ST%20Schematic.pdf

[ame=http://www.youtube.com/watch?v=gtyStbpdBIk]Amplificador Dx Blame, como funciona 1 - YouTube[/ame]

Vocês conhecem o amplificador MODEL 366 Super A da Gradiente?

Até 10 watts ele operava como puro classe A.

Depois de 10 watts ele passava a operar como classe AB.

Tinha internamente um circuito automático que mudava o modo de operação.

http://www.audiorama.com.br/gradiente/amplificador4.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com os resultados:

https://skydrive.live.com/#cid=149D1CA36AF6CA11&id=149D1CA36AF6CA11%21377&v=3

Ai foi quando eu regulei a entrada para alguns micro volts, para sair com uns 10mV de amplitude.. Da pra notar que eu tive que ampliar tanto no oscilodcopio que apareceu aye os ruidos... Mas notem a forma da onda como está... Ótima!!! Se a realimentaçao não fosse estão sensivel com certeza ela sairia distorcida... 10mv é muio pouvo...

https://skydrive.live.com/#cid=149D1CA36AF6CA11&id=149D1CA36AF6CA11%21381&v=3

Aqui esta ainda com menos amplitude, com uns 5mvp... Aparentemente a forma de onda continua sem distorção visivel, e o que é melhor, estava sem o ajuste de corrente de repouso e com carga!!

https://skydrive.live.com/#cid=149D1CA36AF6CA11&id=149D1CA36AF6CA11%21376&v=3

Aqui esta um sinal de 1vp, bem ampliado no osciloscopio pra vocês verem que não há distorção no cruzamento com o 0v! Heheheh e ta com carga... Deve estar ampliada umas 15vezes!!!

https://skydrive.live.com/#cid=149D1CA36AF6CA11&id=149D1CA36AF6CA11%21379&v=3

Aqui esta ele com onda triangular! também nem se nota distorção!

E esses sinais não estão com alta amplitude.. estão todo na faixa de uns 10vp.. Com carga..

Ai se nota que um AB amplifica normalmente qualquer forma de onda... Heheheh (se quiser ele amplifica ate continua pra ter ideia!

https://skydrive.live.com/#cid=149D1CA36AF6CA11&id=149D1CA36AF6CA11%21380&v=3

Aqui esta uma senoide em baixa frequencia, uns 20hz ou 40hz.. Da pra notar que o feixe do osciloscopio ta bem lento, pois ficou ate falhado... E a senoode continua la sem dirtorçao visivel...

https://skydrive.live.com/#cid=149D1CA36AF6CA11&id=149D1CA36AF6CA11%21378&v=3

E aqui ele estava em mais ou menos uns 10hz ou menos... E com carga... Sem distorção, (veja as marcas meias invisiveis por onde o feixe passou, vejam q forma uma senoide também sem distorçao visivel..) heheh

https://skydrive.live.com/#cid=149D1CA36AF6CA11&id=149D1CA36AF6CA11%21386&v=3

Aqui é a triangular em baixa frequência, também não tem distorçao visivel... Heheh ai deve estar em uns 20hz...

https://skydrive.live.com/#cid=149D1CA36AF6CA11&id=149D1CA36AF6CA11%21383&v=3

Aqui é uma quadrade de uns 30hz... A subida e decida é praticamente perfeita... Mas pelo carregamento do capacitor, ela vai caindo.. Por isso em cima fica torta...

https://skydrive.live.com/#cid=149D1CA36AF6CA11&id=149D1CA36AF6CA11%21382&v=3

E aqui é uma quadrada mas de mais ou menos 1khz...

Agora o pico dela fica reto, pois o capacitor n se carrega estão rápido...

https://skydrive.live.com/#cid=149D1CA36AF6CA11&id=149D1CA36AF6CA11%21384&v=3

E aqui é uma senoidal medida na base dos transistores de saida... Da pra notar o que o driver faz para não aparecer crossover na saida... Na passagem pelo zero ele mesmo corrige para compensar as quedas das bases dos transistor... Sem a corrente de repouso! Heheh...

https://skydrive.live.com/#cid=149D1CA36AF6CA11&id=149D1CA36AF6CA11%21385&v=3

também medida na base deles.. Com a triangular da pra ver melhor o que ele faz pra compensar e não ter distorçao de crossover...

As amplitudes de algumas podem estar variaveis, mas a resposta dele é plana de 20hz a 20khz.. Senoide foi de 5hz a 25khz.. Triangular uns 10hz a 25khz.. E quadrada distorceu nos extremos por ser quadrada mas isso eu ja sabia... Ate um classe A distorceria, ate a valvula distorceria uma quadrada...

o proteus não é 100% real mas tanto nos testes com senoide como em quadrada, ele deu resultados igualzinho na pratica! Inclusive ela saiu com aquela rampinha no pico!!!

Ai testei com sinal real de um audio nele, e os resultados foram otimos!! Duvido que so nesse teste ele mentiu!! Heheh

O proteus é otimo para simulações de circuitos com componentes discreto e polarizações continuas!

Pois nesses tipos de circuito ele nunca deu resultado errado... Agr quando é oscilador.. Coisas que auto oscilam etc.. Ai sim nesses ele erra bastante...^_^

Na onda de 5mv, acho que n deve dar com mais de 1% de distorçao... 5mv!! Agr imagina a fidelidade dele com o sinal de uns 10vp!!!:D:cool:

MESMO QUE ESSE SINAL AI DE 5mv TIVESSE 10% DE DISTORÇÃO, IMAGINA ELE AMPLIFICANDO 10VP? SE FIZER OS CALCULOS NÃO DARIA NEM 0,005%!!! HEHHEEHE:cool::D:D:D por isso ganhou do meu philips hehehhe :D:D

ja que não tenho microscopio nem osciloscopio digital... Nem distorcimetro... Testo um sinal bem pequeno pra ver a precisão em v de diferença (fidelidade) da saida para a entrada... Essa precisao em v ou uV praticamente não muda mesmo com o sinal entrando maior.. Ai ja da pra ter uma ideia mais ou menos da precisao (fidelidade dele)..

o que define a precisão (o quanto que a realimentação vai ser sensivel em dectar erros na faixa de alguns uV ou ate mesmo nV, é a qualidade dos transistores da realimentaçao (por isso que disse que os de saida n interassa ser estão bons, mas sim os da realimentaçao...) e a qualidade da realimentaçao também, (aqueles resistores em serie) isso inclui o desvio de corrente para os transistores como eu disse...

Nesse caso ai ta muito precisa, é tanto que os valores não são estão iguais os de costume...

testei uma triangular com 5mv também, só n tirei foto mas testei... Ela é a melhor forma de onda pra se testar isso.. Pois a subida e decida e uma rampa 100% linear.. Ja a swnoide e muita curva . Redonda.. Ai esconde algumas distorçoes... Na triangular deu pra notar distorçao! Mas quase nada! Foi como eu disse.. Acho que deve ter chegado a uns 5% de distorçao em comparaçao com o tamanho da onda e o tamanho da distorçao... Acho que daria uns 300uV de precisão.. o que daria uns 0,003% de precisão numa onda de 10vp.. Ou 0,002% numa de 15vp ( o limite dele é de uns 18Vp, alimentaçao de 20 + 20 não contando com o ripple):D Ou -90db em relação ao sinal original e com a distorção...

Por isso q nesses ci, começa com distorçao alta.... Ai a potencia vai almentando e a distorçao vai diminuindo... Depois volta a aumentar quando o amp chega no limite..

Vocês conhecem o amplificador DX BLAME projetado pelo Carlos mergulhão??

Este cara é uma figura. Vocês precisam ver ele explicando como funciona o amplificador.

http://users.tpg.com.au/users/gerskine/dxamp/DX%20Blame%20ST%20Schematic.pdf

Vocês conhecem o amplificador MODEL 366 Super A da Gradiente?

Até 10 watts ele operava como puro classe A.

Depois de 10 watts ele passava a operar como classe AB.

Tinha internamente um circuito automático que mudava o modo de operação.

http://www.audiorama.com.br/gradiente/amplificador4.htm

na peimeira vez que vi essa explicação, eu ja sabia projetar e ja ate tinha projetado esse meu de 40w... Ele explica de maneira bem basica e superficial o circuito... Mas muito objetivo.. Acho que nem em faculdade explicariam metade do que ele explicou ai kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que me parece que a faculdade não ensina circuitos. Ensina a desenvolver cálculos, daí você sabendo destes cálculos pode desenvolver qualquer circuito.

Mas como diz o nosso amigo, estamos na era do CI e do microcontrolador, daí já não se aprende como antigamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deveriam colocar outro nome ao invés de engenharia eletronica... A sorte desses formados assim, é que existem os paises de primeiro mundo onde tem os engenheiros que sabem e fazem os ci.. Microcontrolador etc.. Quando a geraçao deles se for, tomara que os filhos deles os substituam, se nao, ja era eletronica, pois não vai dar nem pra eles ensinar circuitos discreto ja que ate os professores foi ensinado com ci...:D

Não se ensina a andar de bicicleta logo de primeira sem rodinhas, você vai quebrar mt a cara no chão, começando com rodinhas, e mais denorado mas resultados melhores!^_^

o que que penso é: Circuitos discreto e a pura eletrônica! CI é para facilitar a vida! Tamanho, mais leve... Etc...

Foi por isso que não dei certo com ninguém la no curso tecnico da ETEC.. -_-

tinha alunos la que falavam na minha cara: "pra que vou querer saber projetar se na net ja tem o circuito pronto para eu montar?"

Eitaa realidade dura do brasil!!!:huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais te digo uma coisa:

Geralmente as pessoas são movidas pela paixão.

Estes que fazem engenharia e até mesmo os seus colegas que dizem preferir os circuitos prontos, nada querem aprender.

Só estão cursando pois querem um bom cargo, um bom salário, mas não tem paixão pela coisa.

Se o cara tem paixão ele busca conhecimento por conta própria, muita além do curso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só verve para arrumar emprego. Aliás não serve nem para você abrir seu próprio negócio visto que um empreendedor não precisa ter diplomas técnicos ou de engenharia.

Num livro famoso, "Pai Rico, Pai Pobre" é citado que cursos só faz você ficar cada vez mais escravo de patrão. E é uma verdade. Quanto mais especialista você é mais trabalha para os outros. No livro citam algo como corrida dos ratos.

Este livro me deu coragem para criar meu próprio emprego.

Hoje eu tenho muito mais tempo livre e ganho dobrado.

Tenho meu próprio horário. Ninguém manda em mim.

Confesso que estou um pouco acomodado.

Preciso fazer umas coisas para subir o próximo degrau.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É , pessoal .....

Engenharia de verdade já era. Infelizmente, a turma não sabe mais nem polarizar um circuito com dois transistores.... muito menos estudar a fundo efeitos de distorção, realimentação, mas na parte de RF está ainda pior, os caras só veem diagrama de Smith como uma coisa do passado, e fazer um cálculo de uma guia de ondas retangular para microondas então ????? Nada !

Hoje é ensinar microprocessador..... isto é , o básico dos básicos sobre microprocessadores, e olhe lá. Mas mesmo nisso a profundidade com que o assunto é tratado deixa muito a desejar.

Uma coisa eles tem razão, tem muita coisa na internet, mas é a igual a antes : os livros também tinham tudo ! Isso não é desculpa para não aprender.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, tenho andado ocupado e meio distante.

Visando colocar componentes de alta qualidade, tendo algumas marcas de confiança já sugeridos pelo Paulo, resolvi estudar a possibilidade de utilizar bons capacitores afim de garantir uma qualidade aceitável de som nos meus ouvidos pelas minhas caixinhas.

Acabei comprando esses quatro aí:

10%20Duelund%20CAST%20150%20uF%20capacitors%20with%20coffee%20cup.jpg

Brincadeirinha!

Esses são capacitores de 150uF da Duelund que garantem um som, digamos, coerente. O duro é arranjar a "coerência" para instalar um desses em cada caixa. 1uF desse capacitor custam 223,00 dólares, imaginem quanto custam 200uF!!! (http://www.partsconnexion.com/capacitor_film_duelund_pio_elec_new.html).

Estou cheio de serviço e tenho utilizado o amplificador tanto para ouvir musiquinha flac quanto a rádio Bandeirantes, mas cheguei a fazer alguns testes sem osciloscópio, mas utilizando a entrada de linha do meu Lenovo X200, que não é de se jogar fora.

Utilizei, claro, um divisor resistivo para atenuar o sinal e vi as ondas com o Audacity capturando a 96000 Hz, que é o limite de captura da minha placa de som.

Sei que não é possível ter muita precisão com isto, mas consegui ver alguma coisinha. Vejam:

Sem_T_tulo_2.jpg

Utilizei um Nokia N8 para gerar o sinal. O sinal de áudio utilizado foi um arquivo *.wav sem compressão de 60Hz a 1kHz e em todos o resultado foi o mesmo.

Na saída do Nokia N8, o sinal medido foi de 240mV a 400mV. E para provar que a distorção não saía do, de novo, No-kia-Êne-Oito, pus a saída no máximo e ajustei o potenciômetro de volume. Vi que no máximo, a senóide ficava quase quadrada e próximo dos 240mV, a senóide ficava bunitinha.

A alteração que fiz na placa foi aumentar seu ganho para 23 e mudei o capacitor "Ci " para 22uF (Capacitor Siemens/Epcos).

post-150465-13884967030808_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse sinal que teve distorçao depois dos 300mV, foi medido da saida do amp? Seria o celular distorcendo ou o amp?

Tenho um nokia lumia, em audio chega a dar 700mV de pico.... Com um aplicativo nele mesmo, consigo gerar senoide, quadrada.. Ruido... De 20hz a 20khz.. E ajustar a amplitude.. Mas nesse aplicativo a saida n sai com os 700mV como uma mudica.. Sai menos da metade!!!

então n sei se o celular distorce..

Se entendi bem, você deixou o celular no max e só ajustou o potenciometro do amp? então essa distorçao e do amp?

Teste com carga também!

só cuidado não ultrapassar, porque a placa de audio do pc tem limite... Se passar ela mesmo ja distorce...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O sinal não sai distorcido do celular. Fiz o teste relatado acima com o celular na intensidade de sinal afixada no máximo e o ajuste de intensidade do amplificador reduzido. Nesse teste, a onda ficava quase quadrada com toda a potência (sem carga) do amplificador, mas passava a ficar redondinha em volume reduzido.

Cheguei sim a utilizar o celular diretamente na entrada do computador para ter uma referência e os sinais eram perfeitos.

No celular, botei várias trilhas em formato *.wav com as frequências de que preciso, quase todas elas a -1dB.

--

Refiz os testes e o problema estava na entrada do computador. Ele aceita, sem dirtorção, 100mV.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ta, mas deixe senpre o vol do celular fixo! Altere somente o vol no amp... Coloque uma freq de 60hz para q o multimetro consiga ler certo a tensão q esta na saida do amp... Sabendo a tensão e sabendo q aquela onda n esta distorcida (olhando pelo pc) analise também o ripple da fonte com o pc... Colocando um capacitor para acoplar apenas o ripple para o pc..

Faça os testes primeiro sem carga... Depois com os resultados você faz com carga pra depois comparar a diferença...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, refiz os testes e a distorção estava acontecendo por causa do excesso na entrada do computador. Ele aceita 100mV sem distorcer. Testei com frequências de até 100Hz, apesar que o multímetro, aparentemente, leu bem a 1kHz.

Outro teste, e agora com a carga resistiva em 60Hz:

Durante o teste sem carga, o desenho da senóide ficou perfeito, mas com carga, bem na descida do pico, houve uma ligeira alteração. Nesse instante, a distribuição de energia estava assim:

Saída do Nokia N8: 492mV

Saída do amplificador sem atenuação e sem carga: 10,77V

Até aqui se confirma o ganho que calculei de 23, mas no caso, o ganho visto aí foi de 21, pois não utilizei resistores de precisão.

Saída do amplificador sem atenuação e com carga: 10,85V

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!