Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ventoinha de 4 pinos em conector de 3.


brunofranco

Posts recomendados

Para melhorar a refrigeração interna do meu gabinente, adquiri 3 fans Cooler Master Blaster XtraFlo e todos possuem conexão de 4 pinos. Porém minha mobo tem 2 entradas de 4 pinos e 2 de 3 pinos. O cooler da CPU já está ligado em uma de 4 então sobram 1 de 4 e 2 de 3. No meu caso, se ligar as outras 3 ventoinhas do Cooler Master no conector de 3 pinos irão funcionar? A velocidade destes poderão ser controlados pela placa mãe ou vão rodar todos no máximo? Esse cabo adaptador poderia ligar as 3 fans e todas poderiam ter seu RPM controlados pela mobo?

http://www.boadica.com.br/produtos/p85027

-_JM

agradeço pela atenção,

Bruno

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas, Bruno!

Para melhorar a refrigeração interna do meu gabinente, adquiri 3 fans Cooler Master Blaster XtraFlo e todos possuem conexão de 4 pinos. Porém minha mobo tem 2 entradas de 4 pinos e 2 de 3 pinos. O cooler da CPU já está ligado em uma de 4 então sobram 1 de 4 e 2 de 3.

Isso, certo...ok!

No meu caso, se ligar as outras 3 ventoinhas do Cooler Master no conector de 3 pinos irão funcionar? A velocidade destes poderão ser controlados pela placa mãe ou vão rodar todos no máximo?

Sim, Bruno. Irão funcionar normalmente, só que não terá o controle PWM da placamãe, funcionando 100% o tempo todo. Apesar que há placamães que possibilitam um "certo controle" nas rotações de fans de 3 pinos, mas é um tipo de controle que terá que acessar a bios para qualquer tipo de regulagem, perdendo de longe para a praticidade do recurso PWM.

Único porém seria mesmo de ordem física. Veja se há algum componente da placamãe bloqueando o espaço que sobraria do conector PWM da fan. Fora isso, tudo tranquilo.

Esse cabo adaptador poderia ligar as 3 fans e todas poderiam ter seu RPM controlados pela mobo?

http://www.boadica.com.br/produtos/p85027

Nesse caso sim, a placamãe controlará as fans ligadas ao cabo. Só que a leitura de RPM será de apenas uma das ventoinhas, preferencialmente a do cooler CPU. O sistema reconhecerá apenas essa única leitura, ignorando as outras fans ligadas ao cabo, mas isso não é problema algum, exceto a que está no cooler do CPU que precisa ser monitorada.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...