Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HDMI não funciona no video integrado


NãoSei

Posts recomendados

Oi pessoal, já procurei em toda Internet e não achei solução para meu problema, então peço socorro aqui. Também não sei se esse thread caberia aqui ou na parte de processadores já que estou tentando usar o video integrado de um Intel. Meu PC é o seguinte:

i5 (nem lembro mais exatamente qual é)

Asus p8z77-m

Fonte corsair TX

memo genérica 4gb

HD seagete de 250gb antigão

linux mint

Antes dessa mobo eu tinha uma Intel DH67CL que funcionava perfeitamente com todos esses componentes citados acima mas ela pipocou não sei por quê motivo, então comprei essa Asus. Essa placa tem uma saída VGA, uma HDMI e uma DVI, lembrando que o video é integrado no processador, não tenho placa de video e nem pretendo comprar.

O problema é que só pego video se colocar no VGA, minha TV tem três entradas HDMI mas em nenhuma chega sinal, nem de video nem de audio. Nem mesmo duranto o boot do computador, a tela fica toda preta desde o início (ou seja, não é problema de OS) e a TV avisa que não tem sinal chegando. Não tenho cabo DVI para testar essa porta.

Já tentei resetar a BIOS, esperar desenergizar e coisas do tipo, nada, o HDMI está morto. Fiquei preocupado porque quando a antiga placa pipocou foi exatamente a falta de qualquer sinal de video o sintoma principal, então fiquei com medo de ter afetado o processador também já que o video é integrado. Mas não faz sentido funcionar em VGA e não em HDMI, então experimentei habilitar dois monitores ao mesmo tempo na BIOS, liguei o cabo VGA e HDMI ao mesmo tempo e deu na mesma, mas na configuração de display to linux mint ele reconhece a minha TV conectada na entrada HDMI e na VGA.

Então, o que pode ser? Não tenho peça nenhuma que possa substituir para testar.

grato desde já

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O mint vem com drivers básicos. E como eu já disse, o problema aparentemente não é no sistema operacional já que nem as telas de boot aparecem quando ligo no HDMI.

Você disse que acha que pode não ser o sistema operacional, certo?

Também uso o mint em um note que tem saída HDMI. Tente isso para termos certeza se não é nenhum problema de hardware.

Com o computador já no sistema linux, faça a conexão do cabo hdmi pc - TV.

Vá no menu principal>Configurações>Monitor. Provavelmente terá duas conexões aparecendo do lado esquerdo do menu (Monitor e HDMI). Selecione a HDMI e ao lado direito, marque a caixa "Utilizar essa saída".

Poste os resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você disse que acha que pode não ser o sistema operacional, certo?

Também uso o mint em um note que tem saída HDMI. Tente isso para termos certeza se não é nenhum problema de hardware.

Com o computador já no sistema linux, faça a conexão do cabo hdmi pc - TV.

Vá no menu principal>Configurações>Monitor. Provavelmente terá duas conexões aparecendo do lado esquerdo do menu (Monitor e HDMI). Selecione a HDMI e ao lado direito, marque a caixa "Utilizar essa saída".

Poste os resultados.

Aparentemente eram dois problemas, resolvi um.

Comprei outro cabo HDMI só para testar e agora consigo ver o setup da BIOS pelo HDMI, mas nada no mint. Tentei o que você sugeriu mas não encontro essa opção, meu mint é em inglês, fui em system setings>display e as únicas configurações disponíveis lá são em relação à resolução (já fucei nelas, não resolve), a tela é igual à essa aqui:

vgri13.png

Advanced e normal modes são os mesmos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mint 15, cinnamon aqui. Primeira vez que instalo esse OS.

Eu estou usando o XFCE. Bom, não é muito diferente. Mas deveria aparecer algo como isso:

<a  href=%7Boption%7Dhttp://img11.imageshack.us/img11/2571/npo4.png' alt='npo4.png'> Uploaded with ImageShack.us

E onde está escrito samsung, que no caso é o monitor que estou usando, deveria haver uma outra entrada selecionável referente à entrada HDMI. Você já chegou a testar com outro sistema operacional? Porque a princípio não parece ser um problema de software.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de instalar um windows aqui. Há já umas duas horas que estou usando no HDMI com video e áudio funcionando sem problemas. Então aparentemente o problema é no Mint.

Só reparei que inicialmente a tela ficava preta de vez em quando e até aparecia mensagem de "sem sinal" na TV, fiquei desconfiado que talvez fosse o cabo novo já que é um cabo bem fuleiro (paguei 15 reais só), mas já tem mais de hora que isso parou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de instalar um windows aqui. Há já umas duas horas que estou usando no HDMI com video e áudio funcionando sem problemas. Então aparentemente o problema é no Mint.

Só reparei que inicialmente a tela ficava preta de vez em quando e até aparecia mensagem de "sem sinal" na TV, fiquei desconfiado que talvez fosse o cabo novo já que é um cabo bem fuleiro (paguei 15 reais só), mas já tem mais de hora que isso parou.

Se você tiver paciência e disposição, baixe a imagem do mint xfce e teste o hdmi também. Às vezes um ambiente gráfico é mais chato que o outro para usar determinadas funcionalidades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de várias horas usando windows pelo HDMI, com drivers do fabricante e tudo mais, a imagem e som simplesmente sumiram e não voltaram mais, e a TV informou que não havia sinal chegando. Troquei pelo VGA, hoje liguei o PC e voltei para o HDMI e as coisas parecem funcionar normalmente novamente.

Acho que é problema no processador mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sabe dizer se sua BIOS precisa de atualização? Isso é bem estranho. Se não fosse pelo fato de não ter funcionado no mint logo de cara, poderia dizer até que o hardware está falhando por esquentar. Mas não é o caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não acho que a BIOS precise de atualização, a mobo é novinha. E temperatura também não é problema, vigio constantemente e tanto a mobo quanto o CPU nunca passam dos 40 graus.

Desisti de usar o HDMI, toda hora o sinal vai embora, até consegui usar ele com o Mint, mas fica instável da mesma maneira. De vez em quando antes de o sinal sumir aparece umas linhas amarelas na tela. Não sei se seria o cabo, TV, mobo ou processador, não tenho substituto para nenhum para poder testar. Eu desconfio que é o processador porque a última mobo pipocou exatamente no circtuito de alimentação do CPU, mas é estranho só essa funcionalidade dele dar pau. Vou tentar arranjar uma placa de video, se funcionar então é o processador mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi. Mas essa questão de idade da mobo não tem muito a ver não. Eu comprei a minha em março deste ano e de lá pra cá já atualizei 3 vezes. Asus também. Ela não tem esse problema do hdmi porque não tem saída direta na placa. Mas estava tendo diversos problemas com as portas usb. Quando o computador dormia, elas paravam de funcionar e eu não conseguia despertar a máquina. Tinha que resetar no botão. Depois das atualizações, melhoraram, mas o problema não foi resolvido totalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou tentar a BIOS então.

Com relação à esse problema de sleep mode, tive isso uma vez também, algumas funcionalidades não voltavam, o problema é que existem diferentes modos de sleep mode e a placa estava configurada para um enquanto o OS para outro, algo do tipo, não me lembro mais, lembro que era questão de simplesmente configurar em dois lugares diferentes o mesmo modo de sleep.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...