Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
ETorales

Fonte e Processador fraco podem reduzir o FPS nos jogos

Recommended Posts

Bom dia pessoal, estou com uma dúvida cruel, tenho uma GTX650 Ti Boost da PNY aqui em casa e rodo ela numa, placa mãe Asus M5A97 evo R2.0, processador FX-8350, memória G.SKill Ares 4GB 1600Mhz e fonte C3Tech 400R, fiz o teste do Cinebanch 11,5 e ele marca apenas 52,5 FPS, achei pouco, então montei a minha GTX650 Ti Boost na máquina lá do meu serviço que é uma placa mãe Asus B85 Plus, processador I7-4770k, memória G.Skill Ares 16GB 1600Mhz e fonte Thermaltake TR2 600 e pra minha surpresa o resultado do Cinebanch 11,5, foi de 78,08 FPS. Então eis a minha dúvida, esse aumento do FPS se deve a fonte Thermaltake TR2 600 ser superior a minha C3Tech 400R que reconheço ser uma bomba ou se deve ao processador I7-4770k ser superior ao meu FX-8350. Desde já agradeço pela atenção e disposição dos senhores e caso seja a fonte se uma 600W Silencer Mk III OCZ atenderia a minha necessidade?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A quantidade significativa de memória (16GB) e de desempenho dos processadores Intel aumenta e muito os fps ainda mais um i7-4770k, a fonte estar ali para distribuir energia no computador e algumas diminuem bastante o calor sobre seus componentes tipo processador...

Compartilhar este post

Link para o post

As duas fontes mencionadas são bombas, mas a C3Tech além de bomba está bem subdimensionada por ser na verdade uma fonte de 230W. Mínimo aceitável aí é 300W.

Você não precisa aí de uma PC Power e Cooling 600W. Coloque a Corsair CX430.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde ETorales,

há diversos tópicos no fórum explicando o porque os fabricantes recomendam fontes super dimenciondas, basta pesquisar.

Diretamente a fonte não irá aumentar fps no jogo, mas pense comigo, um boa fonte irá fornecer energia de forma adequada ao seu sistema como um todo, com isso, terá menos inteferencias, possívelmente o seu pc poderá ter uma perda de temperatura com o passar do uzo. No fim das contas, uma fonte de boa qualidade poderá sim, ter ganho,de forma indireta, de fps.

E uma Corsair CX430 suprirá toda a demanda do seu pc com certa folga. Como o colega Kayke lhe disse.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Então se eu colocar uma fonte recomendada dificilmente irei melhorar o FPS? E no site da asus diz que tenho que utilizar uma fonte de aproximadamente 600w http://support.asus.com.tw/PowerSupplyCalculator/PSCalculator.aspx?SLanguage=pt-br

Nenhuma fonte pode melhorar FPS, mas pode piorar, reduzir. O que melhora FPS é placa de vídeo. Mas existem boas placas de vídeo que reduzem o clock para reduzir o consumo, quando detectam alimentação insuficiente. Daí, em consequência, há é claro uma queda de FPS, de desempenho. Sem a queda de desempenho não haveria como reduzir o consumo. Minha GTS250 por ser antiga não faz isso, ela mantém o mesmo desempenho até estufar e vazar algum de seus capacitores ou ter outro dano qualquer; ou então até explodir a fonte, se a fonte não tiver qualidade para desligar em sobrecarga. Já a sua GTX650 Ti Boost é uma placa moderna, embora de custo mediano, pode sim ter o recurso de reduzir o desempenho. Vale lembrar que o Cinebench atual é o 15 e sua placa deve dar em torno de 79.8 pontos nele. Sobre a fonte, já foi indicada.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

É verdade Kayke, essa era minha suspeita, em relação a fonte vou pegar mesmo a Corsair CX430! Outra dúvida qual Cooler você me indica pois tenho uma Cooler Master TX3 EVO de 9mm e acho que não esta dando conta do FX-8350 pois em repouso fica em 41º e quando estou jogando BF3 por exemplo, ele chega fácil a 68º e quando fiz o teste de stress nele com o Core Damage o PC reiniciou com a temperatura em 80º com 4 minutos de teste, outro detalhe os dissipadores da M5A97 EVO R2.0 estão muito quentes ao ponto de não conseguir permanecer com o dedo enconstado neles por mais de 5 segundos???

Compartilhar este post

Link para o post
É verdade Kayke, essa era minha suspeita, em relação a fonte vou pegar mesmo a Corsair CX430! Outra dúvida qual Cooler você me indica pois tenho uma Cooler Master TX3 EVO de 9mm e acho que não esta dando conta do FX-8350 pois em repouso fica em 41º e quando estou jogando BF3 por exemplo, ele chega fácil a 68º e quando fiz o teste de stress nele com o Core Damage o PC reiniciou com a temperatura em 80º com 4 minutos de teste, outro detalhe os dissipadores da M5A97 EVO R2.0 estão muito quentes ao ponto de não conseguir permanecer com o dedo enconstado neles por mais de 5 segundos???

Qual seu gabinete e como está a refrigeração dele? Tem FANs jogando ar pra dentro e retirando o ar quente?

Compartilhar este post

Link para o post
Qual seu gabinete e como está a refrigeração dele? Tem FANs jogando ar pra dentro e retirando o ar quente?

Boa tarde bot! meu gabinete é um Thermaltake V3, a refrigeração acredito estar boa, não tem aqueles emaranhado de fios que dificulta a ventilação e tem 02 fans de 120mm, um na lateral jogando ar para dentro e o outro na parte de traz puxando o ar para fora! Vou tirar uma foto do gabinete e te mando

Compartilhar este post

Link para o post
Boa tarde bot! meu gabinete é um Thermaltake V3, a refrigeração acredito estar boa, não tem aqueles emaranhado de fios que dificulta a ventilação e tem 02 fans de 120mm, um na lateral jogando ar para dentro e o outro na parte de traz puxando o ar para fora! Vou tirar uma foto do gabinete e te mando

Certo, eu acrescentaria pelo menos um na frente jogando ar pra dentro, e também um superior também como exaustor.

O computador reiniciou com o gabinete fechado? Caso sim retire a tampa, deixe ele num lugar bem ventilado e veja se ocorre o mesmo erro, isso pode confirmar se a refrigeração do gabinete está insuficiente.

Compartilhar este post

Link para o post

o TX3 evo não deve estar fixado direito, essa temperatura ai é muito alta para um cooler desses.

Compartilhar este post

Link para o post
o TX3 evo não deve estar fixado direito, essa temperatura ai é muito alta para um cooler desses.

O pior é que está Jorno, retirei e coloquei umas 3 vezes mudando as posições do Cooler pra ver se isso influenciaria na diminuição da temperatura mas nada!

Compartilhar este post

Link para o post
Nenhuma fonte pode melhorar FPS, mas pode piorar, reduzir. O que melhora FPS é placa de vídeo. Mas existem boas placas de vídeo que reduzem o clock para reduzir o consumo, quando detectam alimentação insuficiente. Daí, em consequência, há é claro uma queda de FPS, de desempenho. Sem a queda de desempenho não haveria como reduzir o consumo. Minha GTS250 por ser antiga não faz isso, ela mantém o mesmo desempenho até estufar e vazar algum de seus capacitores ou ter outro dano qualquer; ou então até explodir a fonte, se a fonte não tiver qualidade para desligar em sobrecarga. Já a sua GTX650 Ti Boost é uma placa moderna, embora de custo mediano, pode sim ter o recurso de reduzir o desempenho. Vale lembrar que o Cinebench atual é o 15 e sua placa deve dar em torno de 79.8 pontos nele. Sobre a fonte, já foi indicada.

Correto Kayke, fiz o teste no Cinebanch 15 e eis ai o resultado!

post-1067894-1388496700223_thumb.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Certo, eu acrescentaria pelo menos um na frente jogando ar pra dentro, e também um superior também como exaustor.

O computador reiniciou com o gabinete fechado? Caso sim retire a tampa, deixe ele num lugar bem ventilado e veja se ocorre o mesmo erro, isso pode confirmar se a refrigeração do gabinete está insuficiente.

Não bot, ele reiniciou com o gabinete aberto eis a foto!

post-1067894-13884967002746_thumb.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Esse teste de OpenGL aí do Cinebench é muito impreciso. Minha HD 6850 bateu resultado de GTX 660 e isso que aqui uso um i5 2310 e o cara da GTX 660 usava um i7 2600k @ 4.0GHz.

O FX-8350 leva até um SLI dessa tua VGA aí sem gargalo, trocá-lo por um i7 renderia um ganho mínimo em poucos jogos talvez por alguma otimização.

Quanto à fonte, essa sem dúvidas tem de ser trocada. Essa sua é uma tremenda bomba, não fornece a potência rotulada, tem eficiência muito baixa e faz um barulho do cão.

Compartilhar este post

Link para o post
Dá uma olhada nesse teste: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Qual-e-a-Melhor-Posicao-Para-Instalar-um-Cooler-Tipo-Torre/2891/1

voce inverteu a ventoinha do cooler? Caso não, ele está ao contrário!

Então como a temperatura estava alta, coloquei a ventoinha e cooler de diversas formas como no artigo que você me passou e não surtia

efeito algum ai acho que esqueci ele deste jeito puxando o ar para do cooler para cima mais vou colocar ele do jeito correto soprando ar no cooler de baixo para cima, valeu pela dica.

Compartilhar este post

Link para o post
Então como a temperatura estava alta, coloquei a ventoinha e cooler de diversas formas como no artigo que você me passou e não surtia

efeito algum ai acho que esqueci ele deste jeito puxando o ar para do cooler para cima mais vou colocar ele do jeito correto soprando ar no cooler de baixo para cima, valeu pela dica.

Então da forma que está agora ele joga o ar quente no chipset da MB e na VGA...

Vira ele pro fundo (você já tem um exaustor no fundo) e vê como fica... E já providencia um cooler pra colocar na frente jogando ar pra dentro tb

Compartilhar este post

Link para o post
Então da forma que está agora ele joga o ar quente no chipset da MB e na VGA...

Vira ele pro fundo (você já tem um exaustor no fundo) e vê como fica... E já providencia um cooler pra colocar na frente jogando ar pra dentro tb

Outro detalhe que esqueci de mencionar, a temperatura da placa mãe nunca passa dos 37º.?

Compartilhar este post

Link para o post
Outro detalhe que esqueci de mencionar, a temperatura da placa mãe nunca passa dos 37º.?

Como assim no sensor fica acusando 37º?

Geralmente passa sim... como o chipset não tem cooler a temperatura dentro do gabinete vai influenciar diretamente nele. Volta o cooler pra jogar o ar pra trás e ve se melhora!

Eu sinceramente não sei qual a temperatura máxima do chipset... tenho que pesquisar!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais