Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SO para uma pequena rede?


cezarasc

Posts recomendados

Olá pessoal, bom dia.

Tenho uma rede com um PC comum, com um i5, utilizado como servidor (gerencia somente 40 GB de dados - word, jpg e pdf) interligado com 4 máquinas (3 com seven - basic e home basic e 1 com vista home basic); conectadas através de cabo de rede RJ45.

Gostaria de saber se para a o bom funcionamento desta rede é necessário um windows professional no servidor ao invés de um windows mais simples? Entender o porque?

Obs: sei que o ideal seria um hardware para servidor com windows server ao invés de um desktop com win professional, e as demais máquinas com win professional.

Agradeço a atenção, desde já.

Abs, Cezar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende para o que você pretende com esse servidor.

Se for só para compartilhamento de arquivos, pode deixar como está, apesar de eu achar melhor compartilhar arquivos com um NAS.

A diferença de um SO desktop e um servidor, é nas aplicações disponíveis.

Olá Leospock.

O uso é somente para compartilhamento de peças juridicas, pdfs e fotos de documentos, entre as 4 maquinas e o servidor.

O técnico do escritório é quem insiste em usar o win professional, e é aí que eu queria entender o porque?

Seria por facilitar as permissões entre os computadores?

Meu conhecimento é voltado para hardware, e rede eu sei somente o básico do básico, por isso pergunto.

Como ouço o técnico soltar uns comentários sem base, fico encucado com a parte referente ao servidor.

ABs, Cezar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só para isso, não é necessário um SO Pro.

Se cada máquina possui uma permissão de acesso diferente, realmente é mais fácil fazer com um SO Servidor, mas não é tão complicado de fazer num SO Desktop.

Sobre as permissões, todas as máquinas possuem permissões iguaise acesso a tudo. Não há restrição para nenhuma das 4 maquinas com o servidor.

Ele me fala que há mais estabilidade do servidor com SO professional e com os demais pcs com SO professional, ao invés do SO basic ou home.

Por isso eu queria entender aonde o Win professional ajudaria na rede e aonde não faria falta?

Este PC desktop que utilizo agora como servidor, possui o win8 e pelo que ele falou parece que tem clientes reclamando de estabilidade.

abs, Cezar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por questão de permissões não precisa de SO Professional.

Se eu não me engano. só o Starter não consegue compartilhar arquivos, mas mesmo assim, há outras maneiras de compartilhamento.

Que tipo de instabilidade estão enfretando?

O acesso é feito por \\IP do Servidor ou \\Nome do servidor?

Já vi problemas quando utilizado o nome do servidor, que resolveu o problema utilizando o acesso através do IP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...