Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
cezarasc

SO para uma pequena rede?

Recommended Posts

Olá pessoal, bom dia.

Tenho uma rede com um PC comum, com um i5, utilizado como servidor (gerencia somente 40 GB de dados - word, jpg e pdf) interligado com 4 máquinas (3 com seven - basic e home basic e 1 com vista home basic); conectadas através de cabo de rede RJ45.

Gostaria de saber se para a o bom funcionamento desta rede é necessário um windows professional no servidor ao invés de um windows mais simples? Entender o porque?

Obs: sei que o ideal seria um hardware para servidor com windows server ao invés de um desktop com win professional, e as demais máquinas com win professional.

Agradeço a atenção, desde já.

Abs, Cezar

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Depende para o que você pretende com esse servidor.

Se for só para compartilhamento de arquivos, pode deixar como está, apesar de eu achar melhor compartilhar arquivos com um NAS.

A diferença de um SO desktop e um servidor, é nas aplicações disponíveis.

Compartilhar este post

Link para o post
Depende para o que você pretende com esse servidor.

Se for só para compartilhamento de arquivos, pode deixar como está, apesar de eu achar melhor compartilhar arquivos com um NAS.

A diferença de um SO desktop e um servidor, é nas aplicações disponíveis.

Olá Leospock.

O uso é somente para compartilhamento de peças juridicas, pdfs e fotos de documentos, entre as 4 maquinas e o servidor.

O técnico do escritório é quem insiste em usar o win professional, e é aí que eu queria entender o porque?

Seria por facilitar as permissões entre os computadores?

Meu conhecimento é voltado para hardware, e rede eu sei somente o básico do básico, por isso pergunto.

Como ouço o técnico soltar uns comentários sem base, fico encucado com a parte referente ao servidor.

ABs, Cezar

Compartilhar este post

Link para o post

Só para isso, não é necessário um SO Pro.

Se cada máquina possui uma permissão de acesso diferente, realmente é mais fácil fazer com um SO Servidor, mas não é tão complicado de fazer num SO Desktop.

Compartilhar este post

Link para o post
Só para isso, não é necessário um SO Pro.

Se cada máquina possui uma permissão de acesso diferente, realmente é mais fácil fazer com um SO Servidor, mas não é tão complicado de fazer num SO Desktop.

Sobre as permissões, todas as máquinas possuem permissões iguaise acesso a tudo. Não há restrição para nenhuma das 4 maquinas com o servidor.

Ele me fala que há mais estabilidade do servidor com SO professional e com os demais pcs com SO professional, ao invés do SO basic ou home.

Por isso eu queria entender aonde o Win professional ajudaria na rede e aonde não faria falta?

Este PC desktop que utilizo agora como servidor, possui o win8 e pelo que ele falou parece que tem clientes reclamando de estabilidade.

abs, Cezar

Compartilhar este post

Link para o post

Por questão de permissões não precisa de SO Professional.

Se eu não me engano. só o Starter não consegue compartilhar arquivos, mas mesmo assim, há outras maneiras de compartilhamento.

Que tipo de instabilidade estão enfretando?

O acesso é feito por \\IP do Servidor ou \\Nome do servidor?

Já vi problemas quando utilizado o nome do servidor, que resolveu o problema utilizando o acesso através do IP.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais