Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pentium 4 2,8Ghz funciona como 1,6Ghz em MSI 7104 alterada pela Positivo


MarcelinoV

Posts recomendados

Olá pessoal, venho aqui pedir a ajuda de vocês pra um problema que já estou enfrentando há muito tempo. Comprei no Mercado Livre uns meses atrás três kits de placa-mãe com processador e 2GB de memória DDR400 para cada kit. Uma é uma AsRock P4VM890 com um Pentium 4 HT 2,8Ghz e 2GB de memória DDR400; uma Gigabyte com outro Pentium 4 2,8Ghz (não me lembro se é HT) e 2GB de memória; e uma MSI 7104 (também conhecida como MSI PM8M-V), outro Pentium 4 2,8Ghz e mais 2GB de memória DDR400. O kit da AsRock e da Gigabyte funcionam perfeitamente, mas a MSI só tem me dado dor de cabeça, pois ela não reconhece os 2,8Ghz do Pentium 4 que está nela, ele só funciona como 1,6 Ghz. Nas propriedades do Windows até aparece Pentium 4 @2,8Ghz mas na linha de baixo está escrito Pentium 4 1,6Ghz. Já tentei até trocar os processadores, mas como 2 são de arquiteturas iguais e o outro diferente, uns dos Pentium 4 são feitos com litografia de 90nm e outro(s) com 130nm, e por isso há certas combinações de placa/processador que não consigo fazer para testes, e também quero deixar o Pentium 4 HT na AsRock, mas isso não é problema. O problema é que a Positivo alterou muito a bios da MSI e não consigo alterar o multiplicador, pois a opção "Frequence/Voltage Control" que teria a opção de mudar a frequência e multiplicador do processador (pelo que vi no manual) sumiu e no lugar há uma opção Cell_Menu onde só há como alterar a frequência, mas quando eu a altero e tiro de 133mhz (o correto) a placa não liga ou o processador funciona em menos ainda do que 1,6Ghz. Já tentei remover também o logo gigantesco da Positivo que aparece na Gigabyte e na MSI quando ligam como vi em vários fóruns desabilitando a opção Small Logo ou Show Logo, mas deixando ativado ou desativado o logo aparece de qualquer jeito. A Gigabyte também foi alterada pela Positivo, mas nada que atrapalhe o funcionamento dela, só o logo da Positivo que aparece toda vez que eu a ligo. Voltando a MSI, já tentei entrar em contato com o Suporte da Positivo para saber se há como voltar a BIOS no original e ter a opção do SETUP novamente, mas me disseram que não mexem com esse tipo de coisa, então me disseram que talvez fosse possível indo numa autorizada que há em minha cidade que me enviaram o endereço de onde fica. Fui e levei a máquina lá, o responsável pela manutenção me disse que tentaria ver com a Positivo se eles teriam no banco de dados deles uma atualização pra BIOS e ver se atualizando ela voltaria no original, mas não garantiria que conseguiria. Um tempo depois disse que devido a placa já ser antiga, a Positivo já não trabalhava com a manutenção da placa. Depois de meses indo lá para saber como ia, o rapaz só foi enrolando e no fim das contas não fez nada, quando fui buscar o PC lá ontem me disse que tinha alterado a tensão da placa, não entendi muito bem o porque, mas pensei que talvez ele tivesse conseguido fazê-lo funcionar como 2,8Ghz e precisou subir a tensão. Ledo engano, o processador continua a 1,6Ghz; ele só mudou a frequência na opção Cell_Menu que eu já tinha falado com ele que havia tentado usá-la inutilmente e que não havia multiplicador, pois o processador estava ajustado a 12x e precisava trabalhar a 21x para dar os 2,8Ghz. Ontem procurei por horas na internet tentando atualizar a BIOS, mas ela foi tão alterada pela Positivo que nem o utilitário de atualização da Bios da MSI, o MSI Live Update 5 que era minha última esperança consegue identificar a versão da BIOS, e quando mando procurar atualizações não encontra nada. Tentei achar manualmente pelo Google, mas vi que ela usa a versão 2006 no AIDA e não há outra além dela, não achei pra baixar. Queria muito que esse processador funcionasse normalmente nessa placa, pois das 3 que comprei ela é a única que possui 4 saídas pra USB frontal, e as outras só possuem 2, e se comprasse outra placa de outro modelo (caso não haja recurso pra ela), 2 USBs frontais teriam de ficar desativados. Caso precisem, o manual pode ser baixado aqui: http://br.msi.com/service/download/manual-4417.html. Então, queria saber se alguém consegue me ajudar a dar um fim nesse problema que parece não ter fim e ver se há algo que possa ser feito por ela.

Atenciosamente,

Marcelino Verazani de Souza

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...