Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe com temperatura a 105°?


rogtriton

Posts recomendados

Olá, Comprei um computador com processador AMD A8 3800 com a placa de video integrada Radeon HD6550D.

placa-mãe é uma ECS A55F M4 (V2.0) BIOS atualizada. Um desktop da Philco para ser mais exato, simples, porém objetivo para o que necessito.

Bem, fui verificar as temperaturas e observei que o CPU está bem refrigerado, todos os quatro cores estão entre 28° (ocioso) a 40° (em uso) porém a temperatura da placa-mãe em todos os aplicativos que instalei mostrar esta em 105° (221 fahrenheit). O AIDA 64 mostra a informação de 105°.

No HWMonitor mostra Systin = 105°.

Na BIOS de minha placa-mãe não tem informações de temperatura, apenas tensão, ou seja, somente por software de terceiros, porém instalei outros e todos apresentam o mesmo resultado.

Será que o sensor está com algum problema? Acho improvável em alguma parte da placa-mãe estar a 105°pois é uma temperatura muito alta e derreteria qualquer componente, eu acho. Abri o gabinete e lá dentro está tudo refrigerado. Coloquei o dedo no dissipador do processador onde vai o cooler e estava frio. Coloquei também o dedo no dissipador do chipset lá estava quente, porém não a ponto de queimar o dedo, parecia estar a uma temperatura de uns 40° pois não queimava, creio que normal.

O interessante também é que quando ligo o computador e carrega o sistema operacional, abro logo de cara o AIDA64 e a temperatura já esta em 103° e sobe para 105°. Creio que era para demorar um pouco a esquentar não acham? Pois não se passou nem 1 minutos e a temperatura já aparece assim.

Alguém tem algum conhecimento ou alguma experiência, relatos desta placa-mãe sobre esse possível valor de temperatura?

Creio eu estar errado com algum problema no sensor, mas gostaria da opinião de vocês com mais experiência.

No mais, obrigado pela atenção!

Att;

Rogerio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Rog e seja bem-vindo ao fórum CdH!

Acho que o caso da placamãe do seu possante se trata mesmo de uma leitura errada por uma possível supressão do sensor do projeto original da placa. Se realmente essa temperatura fosse alcançada por algum componente da placamãe, o sistema se desligaria por segurança.

O micro me parece que está firme e forte, tendo as leituras dos demais componentes, principalmente o processador, ok. Não vejo razão para preocupação com essa leitura em especial, Rog.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, primeiramente gostaria de agradecer a atenção pela resposta, muito obrigado. Bem, eu também acho que pode ser algo em relação a erro do sensor, inclusive enviei um e-mail para a fabricante da placa-mãe ECS e eles me responderam informando que estarão avaliando.

Fiz um teste de stress nos processadores e GPU para ver se esquentava mesmo colocando o dedo nos dissipadores e parecia estar normal.

Outra coisa estranha que notei é que quando os cores estão com temperatura baixa (25°) a temperatura da placa mãe mostra estar 107° e quando a temperatura dos cores aumentam (+ou- 39°) a temperatura da placa mãe diminui para uns 102°.

Estranho isso, pois aumenta a temperatura dos cores diminui o da placa mãe, no sentido inverso diminui a temperatura dos cores aumenta do da placa-mãe...rsss.

Acho realmente ser algum bug nos sensores.

Valeu pela atenção da resposta.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Rog!

Vi casos de sensores variarem absurdamente na faixa de -20ºC a 200ºC a cada atualização de leitura do sensor, outras com a variação apresentada pela sua ECS e há casos com a temperatura fixa exageradamente alta como a do meu disco sólido que apresenta 128ºC desde 2011 até esse exato momento:

c8ex.png

Vamos ver o que a ECS tem a dizer, mas reafirmo que se fosse algo relevante certamente teria reflexos no (não) funcionamento do micro. Já que está tudo ok, não há nada com se preocupar, Rog.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...