Ir ao conteúdo

problema/dúvida com refrigeração

dzbara

Posts recomendados

Postado

olá pessoal

estou enfrentando um problema esquisito

tenho um pc ultra básico, com um core duo e uma geforce 6200 e de uns tempos pra cá um problema se tornou recorrente, toda vez que abro muitas abas no chrome ou algum jogo que exija mais do cpu/gpu o computador trava, a tela congela e a solução é desligar e ligar novamente.

tudo bem, considerei ser um problema de refrigeração, tirei a tampa do gabinete, limpei bem os dissipadores e os coolers, do processador e da gpu, mas mesmo assim o problema persistiu, então comprei um kit com um cooler novo para a gpu, pois nesse processo percebi que o cooler (adaptado no dissipador da placa) já não funcionava mais e aí substituí pelo novo, mas o problema persistiu.

então tirei o dissipador do processador, limpei a pasta térmica velha e coloquei pasta nova e mesmo assim o problema persiste.

entretanto quando coloco um ventilador do lado do pc ele funciona quase que normalmente, por isso persisti tanto nos problemas de ventilação, mas agora não sei mais o que fazer.

Postado

Amigo, lendo o seu relato, tenho algumas perguntas:

- Como você cita que acredita ser problema de refigeração, como estão os coolers atualmente? Limpos? A pasta térmica dos coolers foi trocada de forma adequada? (quando eu cito adequada é sem exageros e aplicada na medida certa)

- Você chegou a ver como estão as temperaturas, seja na BIOS da sua máquina ou até em um software como o HWMonitor?

- Quando algo que exija mais CPU/GPU você chegou a ver como fica a situação do gerenciador de tarefas? (supondo que você use Windows)

Abs.

Postado
Amigo, lendo o seu relato, tenho algumas perguntas:

- Como você cita que acredita ser problema de refigeração, como estão os coolers atualmente? Limpos? A pasta térmica dos coolers foi trocada de forma adequada? (quando eu cito adequada é sem exageros e aplicada na medida certa)

- Você chegou a ver como estão as temperaturas, seja na BIOS da sua máquina ou até em um software como o HWMonitor?

- Quando algo que exija mais CPU/GPU você chegou a ver como fica a situação do gerenciador de tarefas? (supondo que você use Windows)

Abs.

acredito ser problema de refrigeração, pois, como disse, ao colocar o ventilador do lado do cpu as coisas 'fluem'

sim, eu não vi uns vídeos antes de como colocar a pasta, aí não exagerei

quando o problema começou, eu comecei a monitorar a temperatura do cpu com o real temp (não sei se é um bom programa) quando a temperatura chegava em torno dos 60º geralmente era quando o pc travava, mas conferindo dados do processador na internet (e2160-1.8ghz) percebi que ele aguenta temperaturas maiores que isso antes de ter algum dano

a temperatura da bios é aquela que você vê antes do boot? se for não sei se dá pra detectar o problema, sendo que se o pc ficar ligado sem executar nada além do windows ele não trava

sim, geralmente o processamento vai pra 99%, quando por exemplo abro o youtube, mas não fica constante nisso... oscila em porcentagens altas

Postado
acredito ser problema de refrigeração, pois, como disse, ao colocar o ventilador do lado do cpu as coisas 'fluem'

sim, eu não vi uns vídeos antes de como colocar a pasta, aí não exagerei

quando o problema começou, eu comecei a monitorar a temperatura do cpu com o real temp (não sei se é um bom programa) quando a temperatura chegava em torno dos 60º geralmente era quando o pc travava, mas conferindo dados do processador na internet (e2160-1.8ghz) percebi que ele aguenta temperaturas maiores que isso antes de ter algum dano

a temperatura da bios é aquela que você vê antes do boot? se for não sei se dá pra detectar o problema, sendo que se o pc ficar ligado sem executar nada além do windows ele não trava

sim, geralmente o processamento vai pra 99%, quando por exemplo abro o youtube, mas não fica constante nisso... oscila em porcentagens altas

Entendi, agora acho que alguns pontos mudaram.

Estamos falando deste processador conforme o link abaixo, certo?

http://ark.intel.com/pt-br/products/31733/Intel-Pentium-Processor-E2180-1M-Cache-2_00-GHz-800-MHz-FSB

O Tcase é um valor não muito confiável no meu ver, mas os 60 graus chegam utilizando a máquina com CPU a 100% certo? Se esta temperatura for no uso "normal", eu acho uma temperatura um pouco alta para um processador deste porte.

Digo isso pois eu uso um E2140 ou E2160 (eu não lembro agora) para testes aqui, e eu acho que não chega a toda essa temperatura não, apesar de usar ele em um gabinete slim (que em tese é mais apertado e com menos circulação de ar).

A temperatura da BIOS é aquela que está antes do BOOT sim, geralmente no menu da BIOS da placa mãe, apertando F2 ou DEL ou até mesmo F8 para entrar no SETUP.

Vale lembrar que a tecla varia conforme o modelo de placa mãe.

Acho que talvez seja interessante verificar junto com o HWMonitor, a temperatura que o sistema atinge para você:

http://www.cpuid.com/programas/hwmonitor.html

Existe a opção de um "portable", do qual nem é necessário instalar nada, bem prático para o uso.

Quando você usa o ventilador ao lado do seu gabinete, teria como informar o quanto mais baixa fica a temperatura da sua máquina, através do software?

Abs.

Postado

certo, lá vão as informações.

sem ventilador (°C)

systin - 39

cputin - 44

auxtin - 1

core 0 - 47

core 1 - 46

hd - 36

geforce - 38

12 abas abertas no chrome, usei por 10 minutos e congelou

com ventilador (após reset)

systin - 29

cputin - 41

auxtin - 4

core 0 - 46

core 1 - 45

hd - 33

geforce - 36

usei por mais de 20 minutos e não travou, inclusive abri mais abas no chrome e 2 vídeos simultaneos no youtube (só 1 no primeiro), as temperaturas variaram em torno de 3 graus pra mais ou pra menos durante o uso, o computador não travou nesse período

depois desliguei o ventilador, e após alguns minutos congelou de novo

core 0 - 50

core 1 - 48

hd - 36

geforce - 37

não houve muita variação, e eu não marquei os outros dados porque esqueci, mas a variação seguiu a curva dos outros números, em ambos os testes o cpu ficou operando na faixa dos 85% com picos de 99%.

na bios após todos os testes as temperaturas eram 39° pro sys e 40° pro cpu

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...