Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

core i5 3570k com h80i a 68c° e normal?


EduardoRocha

Posts recomendados

Ola pessoal

Bom e o seguinte faço renderização de imagem então meu pc fica bastante tempo com o cpu i5 3570k em 100%. to com um cooler da corsair h80i e as temperaturas fica entorno dos 65 a 68 graus(RealTemp_TI), meu gabinete e aberto e o radiador do cooler fica na parte de fora. quando eu n estou utilizando ele ele fica em torno dos 30 a 39 graus. gostaria de saber se essa temperatura e normal ou tem algum problema com o cooler.

Configuração >

processador core i5 3570k

placa-mãe asus P8z77-v

placa de video gtx 650 ti

memorias corsair 1600mhz

fonte corsair cx 600

cooler corsair h80i

abraços e estou no aguardo. :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Edu e seja bem-vindo ao fórum CdH!

Infelizmente não conheço tanto sobre WCs como gostaria de saber, mas esse baixo desempenho pode estar atrelado a instalação elétrica da bomba na placamãe. Ela está ligada ao CPU_FAN? Caso positivo, desabilite a função PWM de controle automático da fan para que a bomba funcione 100% de sua capacidade, melhorando a circulação de fluído no sistema.

Outro fator pode dever-se ao fato que a fan do radiador esteja sob controle do mesmo PWM ou está trabalhando em regime menor de sua capacidade. Aí, Eduardo, é melhor verificar na seção "Smart Fan" de sua bios (ou algo a respeito) para desabilitá-la ou programar a fan conforme sua necessidade.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fala ai cabelo abrigado ai pela atenção.

então a bomba do cooler e ligada diretamente a um cabo de força sata e uma conexao usb as fans são ligadas nessa bomba. O cabo que e ligado a placa-mãe na entrada cpu_fan tem apenas 1 fio , dai eu controlo a velocidade das fans e da bomba pelo corsair link deixando tudo no máximo

(da pra percebe que as fans estão no máximo pois faz bastante barulho e sai bastante vento do radiador agora a bomba estou confiando no que mostra no corsai link )

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas!

Se não é por problema de pressão da bomba e do desempenho das fans...Edu, seu i5K tá com over ou em stock? Dependendo do overclock regulado, deve ser até uma temperatura normal, visto que os "Ivy" tendem a ser um pouco mais esquentados que os "Sandy", da linha anterior dos Core i. Outra coisa que pode influir seria a modo de aplicação e qualidade da pasta térmica empregada em seu sistema. Esses fatores podem alterar, e muito, o desempenho de arrefecimento do seu H80i.

Se puder descrever mais ou menos como instalou o bloco no processador, principalmente em relação a quantidade e a marca da pasta térmica, ajudaria a gente perceber algum detalhe que passou despercebido em um primeiro momento.

Tranquilo, Edu?

obrigado ai pela atenção.

Não há de quê! O que precisar é só postar.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltando...

Valeu por descrever mais a situação em que seu H80i está instalado, Eduardo. Já que está apenas com a solução térmica aplicada pela Corsair, isso afasta a possibilidade de qualidade e quantidade de pasta aplicada, não faria sentido nenhum pois está sob as recomendações do fabricante.

O mais provável é estar utilizando a pasta térmica que vai de fábrica no cooler.

Heheheh! Se eu apostasse contra o Hugh, tava ferrado! Acertou em cheio, meu camarada!

ta com o over padrão do turbo bust que e de 3.8ghz

O que me deixa bolado é que, mesmo em stock, considerando o Turboboost de 3,8GHz padrão do processador, não era pra chegar em 68ºC (talvez chegasse perto essa temp se o clima estivesse muito quente durante a medição), principalmente pelo fato de estar fora do gabinete. Não é uma temperatura para se preocupar com seu i5k, mas o H80i deveria render melhor, sem dúvida, deixando uma margem para eventuais overclocks, caso almeje em fazê-lo.

Edu, como estão dispostas as fans de seu WC? Estão no clássico "Push-pull" (a primeira fan joga o ar direto ao radiador enquanto a segunda faz a exaustão) e, também, a ventoinha de injeção capta o ar ambiente ou proveniente do interior do micro? Isso pode afetar, com boa margem de diferença, as temps do processador.

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ae cara acho que resolvi o radiador estava a baixo do nível da bomba então acho que de alguma forma para um pouco de ar na bomba agora a temperatura ta torno de 55 graus quando eu faço uma renderização. (de fato o dia que eu medi a temperatura tava bem quante mesmo)

bom processador resolvido so que agora e a placa-mãe que ta dando problema, sorte a minha não

cara ta muito loca essa placa-mãe ta aparecendo uns alertas aqui que fala que a placa-mãe ta a -1 graus -62 graus (kk ta virando um freezer a placa) outra coisa e as voltagens fala que 12v esta com 18v ou as vezes ta zerado, vcore com 0,032v

mais isso que acontece com as voltagens e bem rápido pois quando eu vou olha de fato o que ta acontecendo as voltagens ja voltarão ao normal.

so que isso acontece e o pc continua funcionando mesmo com o vcore 0,032 vai entende , o que você acha que devo desconsiderar esses valores sei la da uma dica ai

doidera.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, Edu!

ae cara acho que resolvi o radiador estava a baixo do nível da bomba então acho que de alguma forma para um pouco de ar na bomba agora a temperatura ta torno de 55 graus quando eu faço uma renderização. (de fato o dia que eu medi a temperatura tava bem quante mesmo)

Quem disse que quem tenta ajudar não aprende também? Pensava que a bomba conseguisse manter a pressão no sistema independendo da posição do radiador. Muito legal em retornar sua solução pra cá, e mais ainda por ter solucionado a falta de performance de seu H80i.

Como a CPU é muito exigido em renderizações, os 55ºC de temp, agora sim são compatíveis ao desempenho do cooler. Só para ter certeza, em dias de calor, dê um confere nas temps para ver se de fato não repitam os 68ºC de antes.

cara ta muito loca essa placa-mãe ta aparecendo uns alertas aqui que fala que a placa-mãe ta a -1 graus -62 graus (kk ta virando um freezer a placa) outra coisa e as voltagens fala que 12v esta com 18v ou as vezes ta zerado, vcore com 0,032v

Edu, pode ficar tranquilão em relação aos sensores "doidões" aí! Esses aí de tensão medidos por software nunca são confiáveis, porque se a linha de 12V chegasse aos 18V marcados, já teria torrado tudo. Única forma de medir as tensões de forma confiável é mesmo com ajuda de um multímetro.

Em relação ao sensor da placamãe, já vi casos de temps oscilando de -20 a 200ºC a cada leitura funcionando normalmente ou com uma temperatura fixa, não importando que aconteça ao seu redor. Eu mesmo tenho um SSD que marca 128ºC desde sempre e tá 100% até hoje.

c8ex.png

Tranquilidade total e obrigado pelo feedback, Eduardo!

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...