Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida sobre substituição de diodo zener com defeito


marcelo.br

Posts recomendados

Boa tarde a todos!!

Estou com um notebook em que foi detectado um diodo zener com defeito proximo à entrada do conector de energia da fonte.

Existe um resistor smd de 10R ligado em série com o catodo do zener.

Pelo esquema da placa mãe, o zener é de modelo RLZ24B, seu datasheet mostra que a tensão zener mínima é de 22,61v, e a máxima é de 23,77v.

Testei esse diodo com multimetro digital no circuito e depois dessoldado, fora do circuito, e acusou resistência baixa de 75 ohms nos dois sentidos, o que mostra que ele está praticamente em curto.

Não consegui achar esse diodo para comprar.

O que preciso saber é qual diodo zener posso colocar no lugar desse RLZ24B.

Pesquisando em várias lojas virtuais de eletronica só consegui achar diodo zener de 22 ou 24v.

Será que tem algum problema eu colocar um de 22 ou 24v?

No aguardo!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Faller!!!!

Pois é, eu até olhei lá no solda fria, mas fiquei na dúvida se podia trocar por um zener comum sem ser smd, mesmo sendo do mesmo valor.

Não tem problema fazer isso então?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu maior problema será acomodar esse novo zener no espaço do zener SMD. Mas com jeito vai.. Se o espaço for muito pequeno dê preferência ao zener de 0,5 Watts..

Bom, já comprei o zener de 0,5W, aproveitei e comprei também o resistor só que não smd , peguei o comum mesmo, no valor de 10R e 0,5W.

Pelo espaço na placa dá para acomodar os dois, dou um jeito.

Comprei no site waltronica.com.br, lá tem frete por e-sedex barato e não é necessário ter um mínimo de compra igual no soldafria e outros. Já comprei várias vezes lá, o site é bom.

Então depois retorno com o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só uma observação, Zener comum não é igual um zener SMD. você viu que a tensão sobre ele é muito mais precisa! Enquanto que um zener de 4.7V por exemplo pode variar de 4.3V.... 5V..

acho que no circuito não precisa ser uma tensão estão precisa, assim pode ate dar com um zener comum... Mas se fosse um zener de uma fonte por exemplo, ja te daria uma variaçao enorme na saida.. Um exemplo: se a fonte é 10.0V permitindo variação ou tolerância de 5%, com um zener comum que tem muito mais problemas com fuga etc. Essa tolerancia na tensão final poderia passar de 10%! Podendo variar mais de 2 ou 3V!! Isso num notebook é fatal! Processadores devem ter praticamente NADA DE VARIAÇAO na tensão! Se um micro deve ser alimentado com 3.3V se tiver 3.4V pode ter certeza que vai dar pau! As vezes ate não... Mas...

Só tome cuidado com isso... Se o circuito da onde você tirou esse zener permitir variaçao grande, pode trocar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só uma observação, Zener comum não é igual um zener SMD. você viu que a tensão sobre ele é muito mais precisa! Enquanto que um zener de 4.7V por exemplo pode variar de 4.3V.... 5V..

acho que no circuito não precisa ser uma tensão estão precisa, assim pode ate dar com um zener comum... Mas se fosse um zener de uma fonte por exemplo, ja te daria uma variaçao enorme na saida.. Um exemplo: se a fonte é 10.0V permitindo variação ou tolerância de 5%, com um zener comum que tem muito mais problemas com fuga etc. Essa tolerancia na tensão final poderia passar de 10%! Podendo variar mais de 2 ou 3V!! Isso num notebook é fatal! Processadores devem ter praticamente NADA DE VARIAÇAO na tensão! Se um micro deve ser alimentado com 3.3V se tiver 3.4V pode ter certeza que vai dar pau! As vezes ate não... Mas...

Só tome cuidado com isso... Se o circuito da onde você tirou esse zener permitir variaçao grande, pode trocar...

Bom saber isso... mas tomara que não dê problema.

O local do zener na placa está perto do conector da fonte, não muito perto de áreas onde a tensão deve ser mais precisa, como o processador, então talvez não haja problema.

No corpo do zener original da placa em escrito '5252', então acho que é o mesmo do 1N5252 em relação à tensão. Pode ser que o fabricante colocou o "RLZ24B" como uma outra opção e mais precisa, só sei que fui achar para comprar só no alibaba.com. Ali só se trata com chinesão mesmo, e eles pedem uma quantidade mínima de peças, que no final das contas sai caro pracaramba, sem falar no frete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é.. todo que é menor é mais preciso! Por isso que os reguladores CI são mais precisos... Etc..

Mas ve ai se funciona...

Quem diz se é preciso ou não é o datasheet e não o encapsulamento.

http://www.mouser.com/ds/2/427/tzx-seri-223488.pdf

http://www.mouser.com/ds/2/345/fm4735w-63w-33047.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas não tem muito a ver com a precisão, e sim com a fuga! Quanto maior a massa do semicondutor, maior sera a capacitância e fuga! Por que acham que os transistores potentes são mais lentos etc? Enquanto que quanto mais pequenos, melhores são?

Isso tem haver com o tipo de componente.

image005.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai você ta fugindo do assunto, esses componentes não só são diferentes mas usam materiais diferentes! Mosfet é junção semicondutora P - N como um bipolar?

A comparação deve ser feita em apenas um componente feito com o mesmo tipo de material. Pegue o código desse zener smd e compare com um de maior potência. Se achar um de maior potencia com as mesmas fugas, capacitancias parasitas, velocidade etc que esse smd me avise.

A menos que seja um smd grande de mesmo potencia que o zener normal.

Tudo que é de maior potencia sempre tem algum tipo de pepino, por exemplo as fontes chaveadas de grande potencia, 1000, 10000, 20000W, não existem essa potencia que opere numa frequencia de 60khz por exemplo gomo uma de 100W... Por sera? porque os mosfet ou IGBT são de potencia maior, capacitancia maior, velocidade menor.. Tudo pior. ..

Transistores bipolar, enquanto um BC de baixa potencia pode ter ganho ate de 800, um de maior potencia as vezes nem passa de 10! Darlington com ganho de 1000? Ponha um bc em darlington também para ver se o ganho não passa de pelo menos 100.000!

To comparando Transistor com Transistor, Mosfet com mosfet...

Um componente que iguala com as qualidades de um de menor potência, ou vqi ser bem caro, ou nem vai encontrar.

o que quero dizer é que, ainda mais em PC onde tudo é critico. Seu pc só tem velocidade assim devido as tecnicas de miniaturização, queria ver se ele ia ter a mesma performance com componentes maiores. Cada vez mais que conseguem miniaturizar, ai podem aumentar a velocidade das coisas, cpu etc..

Sabe porque seu processador roda a mais de 2ghz, mas sua placa-mãe n roda nisso, acho que n passa de 500Mhz.. porque? porque as coisas dentro do processador é ainda menor que os componentes da placa mãe. Trilhas grandes, componentes maiores.. Etc etc...

Se você ver as tecnologias de cpu, hj se não me engano esta na 22nm, pelo menos as cpu da AMD são 22nm.. Os processadores 22nm são tudo na mesmo faixa... Alguns mais caros com mais núcleos e um pouco mais de velocidade mas nem podem aumentar muito porque se não o consumo vai la em cima. Tem cpu da AMD que chegam a 220W! 5Ghz... 8 cores.. Nquanto os intel preferem manter na faixa dos 3ghz e seu consumo e menos... Na faixa dos 80W...

Quando conseguirem fabricar ainda menor, 10nm por exemplo, esse de 220W da amd 5ghz, sendo fabricado em 10nm e mantendo os 5ghz etc.. O consumo despencaria!! E mantendo os 220W de consumo poderiam aumentar ainda mais a velocidade etc..

Se ele tirou esse zener do notebook, bom ele disse que ta na parte da fonte, então acho que não deve ter problema.. Mas se fosse na placa-mãe ou outro lugar critico ai ia dar pepino!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai você ta fugindo do assunto, esses componentes não só são diferentes mas usam materiais diferentes! Mosfet é junção semicondutora P - N como um bipolar?

A comparação deve ser feita em apenas um componente feito com o mesmo tipo de material. Pegue o código desse zener smd e compare com um de maior potência. Se achar um de maior potencia com as mesmas fugas, capacitancias parasitas, velocidade etc que esse smd me avise.

A menos que seja um smd grande de mesmo potencia que o zener normal.

Tudo que é de maior potencia sempre tem algum tipo de pepino, por exemplo as fontes chaveadas de grande potencia, 1000, 10000, 20000W, não existem essa potencia que opere numa frequencia de 60khz por exemplo gomo uma de 100W... Por sera? porque os mosfet ou IGBT são de potencia maior, capacitancia maior, velocidade menor.. Tudo pior. ..

Transistores bipolar, enquanto um BC de baixa potencia pode ter ganho ate de 800, um de maior potencia as vezes nem passa de 10! Darlington com ganho de 1000? Ponha um bc em darlington também para ver se o ganho não passa de pelo menos 100.000!

To comparando Transistor com Transistor, Mosfet com mosfet...

Um componente que iguala com as qualidades de um de menor potência, ou vqi ser bem caro, ou nem vai encontrar.

o que quero dizer é que, ainda mais em PC onde tudo é critico. Seu pc só tem velocidade assim devido as tecnicas de miniaturização, queria ver se ele ia ter a mesma performance com componentes maiores. Cada vez mais que conseguem miniaturizar, ai podem aumentar a velocidade das coisas, cpu etc..

Sabe porque seu processador roda a mais de 2ghz, mas sua placa-mãe n roda nisso, acho que n passa de 500Mhz.. porque? porque as coisas dentro do processador é ainda menor que os componentes da placa mãe. Trilhas grandes, componentes maiores.. Etc etc...

Se você ver as tecnologias de cpu, hj se não me engano esta na 22nm, pelo menos as cpu da AMD são 22nm.. Os processadores 22nm são tudo na mesmo faixa... Alguns mais caros com mais núcleos e um pouco mais de velocidade mas nem podem aumentar muito porque se não o consumo vai la em cima. Tem cpu da AMD que chegam a 220W! 5Ghz... 8 cores.. Nquanto os intel preferem manter na faixa dos 3ghz e seu consumo e menos... Na faixa dos 80W...

Quando conseguirem fabricar ainda menor, 10nm por exemplo, esse de 220W da amd 5ghz, sendo fabricado em 10nm e mantendo os 5ghz etc.. O consumo despencaria!! E mantendo os 220W de consumo poderiam aumentar ainda mais a velocidade etc..

Se ele tirou esse zener do notebook, bom ele disse que ta na parte da fonte, então acho que não deve ter problema.. Mas se fosse na placa-mãe ou outro lugar critico ai ia dar pepino!

O que eu quero mostrar nessa imagem é que frequência é inversamente proporcional a potencia com a tecnologia que temos hoje.

Um BCX56 tem corrente coletor de 1A, mas a o Ft dele é de 100MHZ, porém um BFS17W tem um ft de 1.6GHZ tem uma corrente coletor de 50mA.

O que você falou sobre o mesmo componente em SMD e PTH ser diferente não faz sentido.

E quanto ao tamanho dos processadores tem haver com o tamanho do transistor e respectivamente a quantidade deles lá dentro assim é possível combinar frequência e potência, mas são caros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então mas o que eu disse é que um de maior potencia é pior que um de baixa potencia smd. Se os componentes forem o mesmo codigo, logo da mesmo potencia, e logo do mesmo TAMANHO sendo smd ou não, ai não faz diferença mesmo...

Mas acho que ele não achou o mesmo componente.

Dependendo da aplicação. Por isso é importante ler o datasheet.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
5 minutos atrás, rodrigo de andrade disse:

Estou com problema ne uma central de injeção do gol 95 diodo zener esta em curto 

tem algum outro componente q posso substituir esse diodo zener pois nao encontro o mesmo

Diodo zener só pode ser substituído por outro igual. No caso dele ser SMD, se não encontrar outro tem como colocar um comum. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...