Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
vicentemariano

Ajuda em projeto com sensor.

Recommended Posts

Então galera, estou querendo fazer o seguinte:

Usar um sensor de movimento, que ao ser acionado faz dois motores girarem durante um determinado tempo, e acionando novamente o sensor, os motores giram para o sentido contrario durante o mesmo intervalo de tempo.

Tem como fazer isso? Quais os materiais que devo usar? Não tenho muito conhecimento para tal façanha, esse projeto é apenas por conhecimento e interesse pessoal, então se puderem me ajudar ficarei muito grato.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@vicentemariano, bom dia, tendo o sensor, a programação para essa aplicação e bem tranquila de fazer! Os materiais mínimos para essa aplicação, tem que ter um pic 16f628A, ou 16f877A dei essas duas opções porque são os que eu mais uso pode ser outros, o sensor, resistores, transistores ou o ci L298 para fazer o acionamento dos motores, os motores e uma fonte de alimentação de pelo menos 12V, regulador de tensão lm7805 e alguns capacitores, basicamente é isso que precisa pelo menos, já estava esquecendo para trabalhar com pic você tem que ter um gravador para gravar o pic, ok!

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente hoje em dia muitos projetos compensam fazer com o uso de um microcontrolador. A eletrônica sai bem mais simples. 

Se você tiver um gravador já é um grande passo! 

Você já tem o motor que pretende usar ? 

Pois dependendo do motor você terá um projeto diferente. 

No caso um motor DC já será suficiente.

Será preciso fazer o controle dele por meio de uma ponte H (existem CI's próprios mas você também pode desenvolve-la com transistores comuns).

Compartilhar este post

Link para o post

Um excelente conjunto para iniciar é um Arduíno Uno, mais um Shield com 2 l298, dá para controlar muita coisa com eles, inclusive esse projeto é bem simples com ele.

Paulo

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais