Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
jeed

Pic medidor de vu ajuda

Recommended Posts

Boa tarde galera, To precisando de ajuda , estou montando um medidor de vu com pic 16877a ,estou usando uma entrada Analogica ,conforme entrar uma tensão variavel algum porte de saida vai acender ,eu estava usando um potenciometro na entrada para variar a tensão ,com o pot está funcionando perfeitamente ,mas agora estou querendo colocar uma entrada de audio na entrada analogica ,tentei ligar o audio diretamente mas nada aconteceu, gostaria de saber se preciso de algum circuito amplificador de audio para amplificar a entrada ou algum outro circuito.

Desde já agradeço

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

olha, eu não tenho certeza mas acho que não vai funcionar porque a saída de áudio solta uma onda PWM, ou seja são ondas quadradas que variam a largura de pulso, não sei com 100% de certeza alguém poderia confirmar isto?

ou pode ser a velocidade da leitura ADC que não é rápida o sulficiente

flowwww

Compartilhar este post

Link para o post

Não, o problema é outro...

Faça um divisor resistivo com dois resistores de 22k na entrada analógica, um ligado ao terra e outro ligado ao +5v.

Use um capacitor de 1 uf para ligar o sinal de áudio ao divisor resistivo.

Agora, acerte o seu programa, pois quando nāo tiver nenhum sinal de áudio a tensão será de 2.5 volts. E essa tensão vai variar para cima e para baixo desse ponto, pois o sinal de áudio vai ser acoplado em AC.

voce vai ter de medir a amplitude AC do sinal, usando o conversor A/d a pelo menos 30 khz de sample, medindo sempre o nível em relação aos 2.5 volts.

Paulo

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
...não vai funcionar porque a saída de áudio solta uma onda PWM, ou seja são ondas quadrada...

A saida de audio é senoidal,saida PWM em audio é apenas em audio digital na etapa antes do estagio final.

Compartilhar este post

Link para o post

muito obrigado aphawk, montei o que você disse e agora esta funcionando do jeito que eu queria e agradeço também aos outros que também tentaram ajudar

Compartilhar este post

Link para o post

Já que estamos falando de VU......

[ame=http://www.youtube.com/watch?v=7D-ZWhCnzBE]DIY 10Band Audio Spectrum Analyzer (using LM3915) - YouTube[/ame]

e

[ame=http://www.youtube.com/watch?v=9SK2AxfELfw]10 band audio spectrum analyzer with 400 LED FullHD - YouTube[/ame]

Gosto d+ desse tipo de montagem. O que falta é disposição para montar tudo.......

Mesclar vários LEDs assim com aquele CI indicado por você, Paulo, o MSQEQ7.....

Já ajudaria bem na confecção só de poder eliminar os filtros passa-banda....

Fazendo um uC ler o sinal ajuda também. Aí nem precisa do LM3915. Só pegar um uC médio e vários Cis de expansão de portas......

Falou

Compartilhar este post

Link para o post

Matheus, só de me imaginar soldando 21 leds x 10 colunas já me sinto cansado kkkkkk

Mas dá para fazer fácil com 3 MSGEQ7 , um Atmega328P, cinco 74hc595, tres drivers tipo source, e 10 transistores... Ficam 21 leds em cada coluna, dá para brincar bastante com isso, e sai baratinho.

Quem sabe alguém se habilita ?

Paulo

Compartilhar este post

Link para o post
só de me imaginar soldando 21 leds x 10 colunas já me sinto cansado kkkkkk

nossa eu amo eletrônica. mas só de imaginar as montagens.... que cansaço. aquelas placas que já vem com trilhas e furadas facilitam de mais!, pena que é 12,00 uma 10x10 aqui na minha city......

flowwww

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já penso em montar os LEDs sem solda! Tem uns conectores estilo icd latch. Você pega uma placa metálica ou tipo papelão e faz os furos dos LEDs. Irá sobrar as pernas. Ai é só ir usando conectores e cabos flat. Acho q dá p fazer sem solda.

Falou

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais